Procedimentos realizados dentro do setor de usinagem

A usinagem é um dos segmentos industriais mais importantes por conta desse setor lidar com materiais que são de extrema importância na sociedade: os metais.

Desde os primórdios, com a descoberta do ouro, cobre ou ferro, os metais são utilizados como elementos de resistência e durabilidade.

Praticamente, todos os materiais utilizados na sociedade utilizam algum tipo de metal de forma direta ou indiretamente. Por conta disso, seu trabalho e produção dentro de um ambiente industrial é bastante intensa.

A usinagem recebe o metal vindo do setor metalúrgico (que trabalha desde sua extração) e trabalha em sua moldagem e transformação desse metal em outras peças, como chapas metálicas e parafusos, por exemplo.

Ou seja, o setor de usinagem se divide para que o metal seja trabalhado em suas diversas variações. Boa parte do trabalho com os metais pode ser comandado por um centro de usinagem.

Cada vez mais, os sistemas industriais estão automatizados e por isso, é importante que exista um quadro de comando para o controle dos procedimentos realizados pelas máquinas.

A vantagem é que esse processo produtivo consegue otimizar o tempo de produção, trazer mais precisão e ainda, evita que acidentes aconteçam no local de trabalho com o seu público interno.

Por isso, esse artigo vai abordar alguns detalhes sobre os procedimentos realizados dentro de um setor de usinagem.

A usinagem e seus mecanismos de controle

Já que citamos sobre o centro de usinagem como um local de comando, vale a pena destacar que essa máquina é composta por vários modelos.

Um deles é o centro de usinagem 5 eixos, que possui uma potência elevada, é confeccionada com bastante alumínio (que é um material leve e versátil).

Ele possui um fusível para proteger a peça diante de uma sobrecarga de corrente e ainda pode ser fabricado com materiais de aço, sendo um centro de comando bastante resistente e durável.

Além disso, essa máquina possui outras características, como:

  • É uma máquina veloz;
  • Tem alta produtividade;
  • É muito precisa;
  • Indicada para industrias automotivas e moldes.

Além disso, esse tipo de máquina atua sob comandos e por ter o CNC, que é um comando numérico realizado na máquina. Com isso, diversas peças e chapas metálicas podem ser fabricadas e moldadas de forma rápida, precisa e em grande escala produtiva.

O setor da usinagem é tão versátil que é possível ter uma usinagem de peças pequenas, focada apenas na produção em grande escala de roscas e parafusos, e outros elementos metálicos que serão utilizados em eletrodomésticos ou equipamentos eletrônicos.

Esse tipo de produção e monitoria de um sistema automatizado precisa ser realizado por uma equipe especializada, com o objetivo de evitar danos tanto na máquina como também no processo produtivo.

O mecanico de usinagem é um profissional especializado com curso técnico em mecânica e também possui conhecimentos de usinagem e trabalha seguindo as normas de segurança estabelecidas e atua também com o uso dos equipamentos e proteção individual.

Além desse trabalho de fabricação de peças dos metais, existem outros procedimentos realizados dentro da usinagem, por exemplo, o aspecto de soldagem.

Como funciona o procedimento de solda?

A soldagem dos metais pode acontecer de várias formas e em vários materiais. Um deles, é o alumínio, que não existe de forma pura na natureza mas é extraído da bauxita.

A solda em aluminio atua no ligamento de dois ou mais componentes de metal por meio de sua fusão e derretimento.

Como é um trabalho bastante complexo e difícil, sua realização deve ser feita por um profissional altamente especializado, pois formar um liga metálica que seja resistente não é uma tarefa fácil.

Além de difícil, essa é uma atividade que exige cautela e o uso de equipamentos que sejam corretos para facilitar o processo. Nesse procedimento, de modo geral, o alumínio se liga com o tungstênio.

Alguns materiais podem ser utilizados para facilitar esse processo, por exemplo, o trabalho com o gás argônio (que é indicado para a proteção da solda), o uso dos próprios equipamentos de proteção individual, como botas, luvas e até mesmo a mascara, além de uma barra que atua no ligamento do metal.

Outro material que tem importância é a máquina de solda ponto, que ajuda o procedimento ser feito com maior estabilidade e proteção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *