Tratamento de água e outros processos relacionados

A água é um elemento muito importante para os seres humanos, pois eles estão envolvidos em diversos processos, tanto residenciais, como industriais, além de ajudar diretamente no consumo humano. Além disso, a água é um elemento básico que é essencial para a manutenção da vida.

Entretanto, por ser um elemento muito usado, é muito explorado e – consequentemente – pode vir a acontecer um esgotamento desse recurso se não for utilizado de maneira adequada.

Para que esse recurso seja usado de maneira correta e também com qualidade, é importante que as tubulações e o tratamento de água seja de feito de forma correta, para evitar desperdícios.

Isso porque a água não está apenas voltada ao consumo, mas, a diversos outros tipos de sistemas, como o esgoto.

Por isso, antes de tudo é necessário entender o que é um projeto hidráulico, as etapas de um tratamento de água e as análises que podem ser feitas.

O que é um projeto hidráulico e tipos

Os projetos hidráulicos nada mais são que normas que definem como um sistema de encanamentos vai atuar dentro das residências ou indústrias.

Basicamente, eles são compostos por normas, tipos de materiais que serão usados e outros elementos, tudo para evitar os erros de montagem ocorram, além de garantir um funcionamento prolongado.

Há diversos tipos de projetos hidráulicos, que se refere as diversas redes de água, como:

  • Água fria;
  • Água quente;
  • Esgoto;
  • Reuso da água.

Água fria

Esse tipo de projeto hidráulico consiste no recebimento da água da concessionária e também o dimensionamento dos tipos de reservatórios e das tubulações internas e externas do imóvel.

Com isso podem ser realizadas as classificação os registros, os pontos de consumo e onde colocar cada elemento.

Água quente

Elaborado para atender aos sistemas de aquecimento, sejam eles de diferentes formas como a solar, a gás, elétrica, que são dimensionados a distribuição interna e externa.

Esgoto

Tem o objetivo de fazer a coleta do esgoto doméstico de modo a voltar a rede pública para ser encaminhado a estrutura de saneamento.

Reuso da água

É a elaboração de tubulações que faz com que ocorra o tratamento da água. Ou seja, é a criação de uma pequena estação de tratamento de água para que ela seja reutilizada dentro do sistema, sendo usada para limpeza, irrigação e etc.

Esse tipo de processos auxilia muito a trazer economia para as residências.

Tratamento de água

O tratamento de água nada mais é que um processo realizado nas chamadas ETA, Estações de tratamento de água. Nela, a água é cuidada para ser distribuída a população.

Geralmente, nessas estações ocorre a análise de água potável para verificação do nível de pureza.

Antes que seja feita a análise, a água passa por alguns processos, como:

  1. Oxidação: aqui a água é oxidada. Isto é, misturada com o cloro para enferrujar os metais presentes na água, sejam eles ferro ou o manganês;
  2. Coagulação e Floculação: depois de oxidada, a água passa por um processo de coagulação, com a adição de sulfato de alumínio (um coagulante químico). A coagulação une as impurezas para que a remoção seja facilitada.
    Depois disso, as pás giratórias mexem a água, no processo chamado floculação;
  3. Decantação: a decantação consiste no descanso da água para que os sólidos não coagulados se depositem no fundo do reservatório.
    Após isso, se faz uma pequena analise de agua que é passada para a filtração.
  4. Filtração: a água passa por um conjunto de filtros de carvão ativado, que ajudam a tirar o sabor e o odor que não são característicos da água. Depois do carvão, a água passa pela areia e pelo cascalho, filtrando-a ainda mais.

Depois disso, ela pode passar por um processo de fluoretação, isto é, aplicação de flúor para a prevenção de doenças dentárias.

Análise de água potável

Mesmo depois disso, se você ainda não confia na água que chega até você, é possível procurar onde fazer análise de água para assegurar que ela é de qualidade.

Esse processo também é chamado de potabilidade e são realizados por laboratórios.

O tratamento e a análise da água são processos essenciais para que a água seja consumida de forma qualitativa e o projeto hidráulico é necessário para que esse líquido possa ser usado sem desperdício, com muita sustentabilidade, garantindo a sua preservação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *