Diferentes aplicações possíveis para os misturadores industriais

Com o passar dos anos, a praticidade e rapidez na execução de processos industriais se tornou cada vez mais importante. Afinal, as empresas estão sempre em busca de inovações que facilitem o trabalho e ainda aprimorem os resultados alcançados.

Nesse sentido, é possível dizer que um trabalho bastante versátil que está presente em áreas distintas é o ato de misturar materiais para originar novos produtos.

Deste modo, existem componentes que, quando unidos, dão origem a produtos específicos usados para algumas finalidades. Um exemplo disso é o cimento usado na construção civil.

Contudo, para que essa ação seja feita com total segurança e eficiência, existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas dentro das fábricas de forma a garantir um ótimo desempenho.

Para começar, é preciso explicar como funciona o misturador industrial.

Basicamente, esse equipamento facilita uma mistura mais homogênea e completa, de modo que pode receber uma infinidade de itens e está disponível em tamanhos, formatos e dimensões variadas que vão de acordo com a necessidade de cada cliente.

No mais, sabendo que no mercado há diferentes misturadores, é possível citar alguns dos modelos mais utilizados, sendo um deles o misturador vertical

Na prática, esse modelo é caracterizado por ser de baixo custo e ter um tamanho e formato que facilita a aplicação em diferentes locais, mesmo que este não seja grande. O fato é que ele se encaixa perfeitamente em indústrias de diferentes segmentos e ambientes variados.

Além do mais, o misturador tem uma alta capacidade de trabalho e grande resistência, sendo que os processos de mistura são finalizados em poucos minutos aumentando a rapidez. Isso faz com que seja um dos mais indicados.

Ademais, é possível inserir no misturador materiais diversos em grandes ou pequenas quantidades, alguns tipos são:

  •  Pós;
  •  Pastas;
  •  Sólidos;
  •  Líquidos.

Apresentando mais exemplos de misturadores industriais

Um exemplo de setor que usa o misturador é a construção civil, essa área lida com matérias-primas de diferentes tipos e que precisam ser usadas em conjunto.

Para isso existe o misturador de argamassa que possui em seu interior pás que trabalham em uma velocidade alta e giram com grande destreza e resistência. Por esse motivo a mistura dos produtos acontece de maneira bastante eficiente, como o cimento, areia e água que são itens fundamentais para a criação de uma argamassa de boa qualidade.

No mais, há também uma máquina usada na mistura de cores, esse item ainda está ligado a construção civil, porém seu uso se concentra em lojas de tintas e de materiais de construção nos quais o cliente frequenta na hora de escolher uma cor para pintar construções residenciais ou comerciais.

Isso porque, nesses locais, são apresentados catálogos com diferentes tonalidades.

Assim, ao selecionar a cor que melhor vai se adequar ao projeto, o profissional responsável vai dar início ao processo de mistura. Ou seja, por meio da adição de tons diferentes a uma máquina se chega a cor ideal.

Esse misturador também é conhecido como tintométrico e é fundamental para que o resultado seja assertivo e completamente homogêneo para que não haja defeitos como parte da tinta não misturar direito e assim na hora da aplicação não se chegar ao resultado esperado.

Alguns setores que se apropriaram do uso dos tanques

tanque misturador é onde os materiais vão ser efetivamente colocados. De acordo com o tipo de produção, podem ser comprados em tamanhos diversificados com características específicas.

Para se ter uma ideia, a indústria química é uma das que fazem uso do tanque e, nesse caso, são colocadas substâncias químicas que não podem danificar o tanque, por isso ele precisa ter alguns requisitos de proteção tanto para a sua estrutura, quanto para que nenhum material seja contaminado.

Sendo assim, existe o tanque de inox é um dos mais recomendados já que o inox é um excelente componente, que apresenta resistência a corrosão.

Tal aspecto diminui a quantidade de manutenções necessárias, isso porque não vai se degradar a longo prazo, então apresentará uma maior durabilidade e vida útil estendida.

Além do mais, o tanque misturador pode ter ainda capacidade de controle térmico e de pressão necessários em alguns processos industriais.

No mais, é possível destacar também que existem outros segmentos industriais que optam por esse tipo de tanque devido a sua excelência, são eles o alimentício, veterinário, farmacêutico e agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *