Manutenção industrial e a sua importância para o setor

A manutenção industrial consiste na adoção de uma série de medidas, ações e planos dentro da indústria, com o objetivo de maximizar a produção e assegurar a completa funcionalidade das máquinas e equipamentos.

Por esse motivo, ela é importante para evitar transtornos oriundos de paradas no maquinário, bem como gastos com substituição de peças, troca ou nova compra de equipamentos.

Sendo assim, a manutenção industrial é parte fundamental de todo o processo de produção na indústria e não pode ser negligenciada. No entanto, muitos gestores ainda não dão a devida atenção a essas medidas, somente dão conta da sua importância quando já é tarde demais.

Por isso, deve-se conscientizar sobre as ações preventivas, bem como o planejamento em manutenção industrial, para colaborar com o crescimento do setor e a garantia de qualidade.

Os diversos tipos de manutenção e como aplicá-los na indústria

Quando se fala em manutenção, logo vem à cabeça as atividades que envolvem reforma e conserto de um determinado equipamento.

Contudo, a manutenção não é apenas para casos emergenciais, ou seja, quando há paradas ou erros de funcionamento e é preciso adotar medidas o quanto antes, para que a máquina volte a funcionar.

Existem outros tipos de manutenção e formas preventivas, que colaboram para reduzir os consertos de emergência, como:

  • A manutenção preditiva;
  • A manutenção preventiva;
  • A manutenção de parada;
  • A manutenção corretiva.

A primeira, conhecida como preditiva, tem como principal objetivo realizar o monitoramento diário das máquinas e equipamentos.

Dessa maneira, é possível avaliar como está o funcionamento de todo o maquinário industrial e prever possíveis falhas futuras.

A manutenção preditiva é indicada, principalmente, em casos de desgaste contínuo, como em máquinas que operam com grandes cargas ou em condições ambientais agressivas.

Já a manutenção preventiva é responsável por manter o nível dos equipamentos em perfeito estado.

Para isso, o planejamento preventivo programa intervenções periódicas, a fim de reduzir as deteriorações dos equipamentos.

É o caso da manutenção de balanças, por exemplo, que precisa ser revisada periodicamente, a fim de perceber possíveis falhas e problemas de funcionamento.

A manutenção de parada, também conhecida como manutenção de melhoria, tem como principal intuito melhorar o funcionamento das máquinas e equipamentos, como se estivessem novos.

Desse modo, ela programa paradas grandes no maquinário, para a realização de revisões e reparos. Assim, os equipamentos podem funcionar por mais tempo, sem apresentar defeitos.

Finalmente, a manutenção corretiva tem caráter emergencial e é feita quando as falhas já ocorreram.

Por exemplo, a manutenção de servo motor com defeito deve ser realizada o quanto antes, para evitar perdas de produtividade e maiores gastos. A manutenção corretiva pode ser feita de duas maneiras:

  • Manutenção corretiva urgente: ou seja, quando é preciso executar o reparo o mais rápido possível;
  • Manutenção corretiva programada: quando o equipamento quebra, mas o conserto é programado por um planejamento, com data prevista.

Além disso, um outro tipo de manutenção é a conhecida como “manutenção produtiva total”.

Nela, aplica-se uma filosofia gerencial em toda a indústria, isto é, consiste em uma mudança na forma organizacional e no comportamento dos colaboradores, com o intuito de enxergar que todos estão ligados aos processos produtivos, daí a importância de adotar ações preventivas e cuidar bem dos equipamentos.

A manutenção produtiva total visa não só melhorar as máquinas, mas também as pessoas que estão envolvidas na produção, para melhoria da qualidade do produto.

Como aplicar todos os processos de manutenção na indústria?

Para ter resultados positivos com a manutenção industrial é recomendável entrar em contato com empresas de manutenção industrial SP e região especializadas.

Elas têm todo o controle técnico e profissional para elaboração de planos de manutenção, bem como colaboradores qualificados para o serviço, que saberão identificar com rapidez e precisão quais são as necessidades de cada máquina e/ou equipamento.

Essas empresas serão responsáveis por assegurar que a fábrica, bem como todos os seus equipamentos e máquinas, esteja sempre funcionando a todo vapor, o que influencia positivamente na eficiência de produção seja mais eficiente.

Além disso, com as técnicas e planejamentos das empresas de manutenção industrial é possível aumentar a qualidade dos produtos fabricados e, mais ainda, diminuir os riscos de acidentes de trabalho, para que os colaboradores possam trabalhar com mais segurança, qualidade de vida e bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima