Equipamentos

Já sabe como funcionam os maçaricos?

Os maçaricos são objetos comumente usados em várias áreas industrias, em metalúrgicas, em construções civis e setores de prestação de serviço — solicitação de serviço de solda.

Esse tipo de aparelho tem modelos específico como, por exemplo, o maçarico de corte. Esse tipo de instrumento industrial é utilizado tanto como um maquinário de corte ou de solda.

Pois, devido à combinação de gás comburente, outro combustível e ar, o maçarico é capaz de produzir uma chama que atinge temperaturas altas.

Que podem chegar até 3.200 graus centígrados, para trabalhos específicos. Existem três tipos de maçaricos para solda, que se encontra no mercado:

  • Maçaricos de média pressão: maçaricos que usam oxigênio e acetileno sob mesma pressão;
  • Maçaricos de baixa pressão: maçaricos que funcionam com oxigênio (independente da pressão), pois tem um dispositivo que utiliza a força do oxigênio;
  • Maçaricos com mistura no bico: a mistura é feita no bico através de injetores.

Lembrando que, para operar esse tipo aparelho, é necessário o uso de equipamentos de segurança para evitar acidentes posteriores.

Dentre esses equipamentos de proteção para o soldador, estão: avental raspa; touca de soldador, máscaras de solda com lentes na tonalidade correta; luvas de vaqueta ou de raspa; óculos de proteção; protetores auriculares; entre outros

Utilizando esses equipamentos de segurança corretamente, é a melhor maneira de manter a segurança do operador/ colaborador.

Como é a estrutura de um maçarico?

Existem muitos modelos de maçarico de corte e solda atualmente no mercado, mas todos seguem um padrão para produção de chamas, ou seja, qualquer um terá a mesma nivelação de chamas. Um maçarico profissional é formado por:

  • Um cilindro de gás combustível;
  • Um cilindro de oxigênio;
  • Dois reguladores de gás;
  • Duas mangueiras;
  • O punho misturador de gases e o bico.

Além da estrutura, os maçaricos também têm uma regulação de chamas. São três são os tipos:

Chama carburante

A chama carburante (redutora), que é usada para solda de alumínio e de revestimentos. Para chegar nessa mistura, a proporção de acetileno na mistura é maior que a do oxigênio.

Chama neutra

A segunda chama é a neutra (normal), que é obtida pela mistura equivalente do oxigênio e acetileno.

Este tipo de chama, é utilizado para o aquecimento e solda da maioria dos metais atingindo temperaturas de até 3.100°

Chama oxidante

A terceira e última é a chama oxidante, obtida quando a proporção de oxigênio é maior do que a de acetileno e é utilizado na soldagem de latão e bronze.

O uso do maçarico de solda ou maçarico de corte, não é limitado à área industrial, a ferramenta se transformou em um item necessário na cozinha.

Por sua capacidade de produzir chamas de alta temperatura e de fácil manuseio (os minis maçaricos são extremamente fáceis de serem usados), dando um toque refinado em algumas receitas ressaltando sabor e aparência.

A principal característica do maçarico, é a capacidade de corte e solda. O processo de soldagem consiste em unir partes, através da chama para formar um elemento de um conjunto.

Antes de tudo, é necessário analisar o objeto e posteriormente escolher o maçarico e a técnica específica a ser utilizado tanto soldagem para quanto para corte.

O que é policorte?

Policorte é um equipamento industrial, que proporciona cortes em metais limpos e que não produzem rebarbas (quinas).

Igual aos maçaricos, a maquina policorte para ferro, alumínio, aços e perfilados é utilizada em Serralheria, Indústria, construção civil.

E o profissional requer a utilização de equipamentos de proteção corretamente, quando estiver manuseando o instrumento. Enquanto o maçarico de corte proporciona liberdade para cortar um elemento não necessitando precisão.

O Policorte atende essa demanda, porque possui um corpo que o permite fazer cortes de até 45 graus, proporcionando ganho de tempo.

E desgaste físico a qualquer pessoa que o utilize e é usada para produção de produtos em larga escala. O equipamento é composto de: base, corpo, tampa de ferro fundido.

E os componentes que o constitui são: correia, polia do eixo, morsa e alavanca. Há diversos tamanhos e tipos do equipamento de policorte industria,l disponibilizado no mercado.

Cada uma projetada para necessidade de cada setor, de cada função/ atividade, extraindo o máximo que a matéria-prima pode oferecer e, ao mesmo tempo, diminuindo desperdícios e melhorando a produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *