Equipamentos hidráulicos que podem ser encontrados na indústria

A indústria utiliza diversos equipamentos para poder realizar as suas funções de forma produtiva. Nos últimos anos esse número vem crescendo vertiginosamente, fazendo com que fique um pouco complicado entender quais produtos são mais recomendados para cada função.

Pensando nisso esse artigo foi criado com a intenção de elucidar diversas informações sobre os equipamentos hidráulicos que podem ser encontrados na indústria. No entanto, o conteúdo será centralizado no setor de captação e reaproveitamento de água da chuva.

Para saber como reutilizar a água e deixar a indústria mais eficiente, econômica e, porquê não, sustentável continue a sua leitura.

Como funciona um sistema de captação de água?

A captação de água da chuva tem sido muito procurada por proporcionar uma economia bastante viável em relação às contas que envolvem a fornecedora de água. Afinal, é possível realizar a limpeza dessa água e direcionar para certas aplicações dentro das indústrias, realizando além da economia monetária a preservação do meio ambiente.

O sistema de captação funciona por meio do uso de peças hidráulicas que captam a água, filtram, levam para uma cisterna para, então, redirecioná-la para o uso.

Esse sistema pode parecer muito complexo, mas na verdade ele pode se tornar de simples aplicação e ser muito rentável dentro de vários setores.

O mais comum é essa água ser direcionada para uso em limpeza e aplicações mais simples, pois a maior parte dos filtros utilizados só realizam a remoção de grandes impurezas, como galhos e folhas.

Isso se deve pelo principal meio de recolhimento da água, ou seja, pelas calhas, que geralmente ficam em um ambiente exposto a árvores e outros materiais.

Vamos ver agora um equipamento muito eficiente para realizar essa filtragem de forma mais efetiva.

Filtro cartucho

Esse tipo de filtro para captação de água de chuva geralmente é fabricado em quatro materiais, que são:

  • Fibra celulose;

  • Polipropileno;

  • Aço inox;

  • Papel plissado.

Sendo que cada um desses materiais tem uma aplicação mais assertiva no tratamento de certos fluidos.

Para a água da chuva, por exemplo, é aconselhável utilizar o aço inox, pois o aço deixa o filtro muito mais resistente, podendo aguentar muitas horas de filtragem sem apresentar problemas. Isso porque esse aspecto é algo que o filtro precisa estar preparado, para casos em que a demanda de filtragem de água aumente ele terá como suportar o procedimento.

O filtro cartucho é muito mais eficiente do que os modelos comuns, que filtram somente os galhos e as folhas, por contar com aberturas menores ele pode barrar até pequenos itens que podem ser derivados de folhas e até mesmo dos galhos, sendo um modelo de filtro muito eficiente.

Além do filtro uma outra preocupação é na pressão da água, pois o armazenamento de água da chuva geralmente é feito por cisternas implementadas embaixo da terra, um método utilizado para diminuir o impacto estético que esse sistema tem.

Vamos entender um pouco melhor em como sanar esse problema.

Ajustando a pressão da água

pressurizador água é um tipo de bomba que realiza um impulsionamento da água com a intenção de fazer com que ela chegue nas torneiras ou fontes de distribuição de forma que possam ser expelidas sem apresentar engasgos ou entradas de ar no encanamento.

Esse pressurizador se faz necessário porque, como já informado aqui, os sistemas de armazenamento geralmente ficam embaixo da terra, forçando a água a ter que subir o encanamento em alguma parte do trajeto.

Assim, isso se faz necessário tanto para indústrias quanto no uso do pressurizador água residencial.

Como é o armazenamento da água?

Já abordamos até aqui como realizar a captação e a filtragem da água, porém existe um outro ponto que geralmente requer uma adaptação estrutural e uma atenção especial para que seja executada da melhor forma possível: o armazenamento da água.

O uso das cisternas já é bem comum, pois é um tipo de material barato e eficiente na sua execução, porém iremos abordar como as formas deslizantes para concreto podem impactar na implementação e execução de um projeto desses de forma viável.

Formas deslizantes

Esse tipo de equipamento auxilia a realizar a concretagem em locais de difícil acesso.

Como normalmente o sistema de captação será implementado abaixo do solo, será necessário fazer sistemas de concreto. Com alguns modelos das formas deslizantes é possível preparar o terreno para utilizar até outros meios de armazenamento como caixas d água feitas de concreto e sistemas de apoio para a cisterna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *