Peças para vedação no ramo industrial

A indústria exerce um papel que é considerado estratégico para todo e qualquer país: ela transforma matérias-primas em produtos prontos para serem encaminhados tanto ao comércio quanto ao consumidor final.

Portanto, sem ela, não seria possível contar tanto com objetos simples, como o tarugo de borracha, quanto com equipamentos mais complexos, como automóveis.

Em compensação, é preciso ter em mente que tais processos de transformação devem ser realizados de uma maneira exata.

O motivo por trás disso é que, normalmente, eles envolvem reações e processos físicos e químicos, que, por sua vez, exigem condições muito específicas para que se desenrolem. Portanto, todo cuidado é pouco.

Entre as precauções que devem ser tomadas, está o uso de vedações industriais. Desse modo, será possível evitar o vazamento de líquidos e reagentes, o que pode comprometer seriamente os processos de uma linha de produção.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns dos modelos de itens de vedação industrial e decida qual é o melhor para a sua indústria.

  1. Ventosas

Por mais que esse item seja mais conhecido como de uso doméstico, as ventosas também são muito importantes no contexto industrial.

Além disso, elas podem ser classificadas como um item de vedação, já que, quando são fixadas em uma superfície, evitam que haja a circulação de ar entre o seu interior e o seu exterior.

Por meio desse mecanismo, ela tem grande aderência, podendo, assim, ser usada para transportar itens na linha de produção de uma forma eficiente e segura.

Mais ainda, esse objeto tem, ainda, outro diferencial: a ventosa preço é extremamente baixo para os padrões de custos industriais, já que é feita de silicone. Trata-se, portanto, de uma solução que tem uma excelente relação custo-benefício, sendo compatível até mesmo com o orçamento das empresas de menor porte.

  1. Artefatos de borracha

Apesar de a relação custo-benefício das ventosas ser impressionante para toda e qualquer linha de produção, elas não são o único item de vedação que tem essa vantagem. Afinal, ela também se aplica aos artefatos de borracha gerais.

Entre eles, estão:

  • Gaxeta de borracha;

  • Fitas de borracha;

  • Guarnições de borracha;

  • Placa de borracha.

No momento de comprar qualquer um desses itens, é preciso ter em mente que, apesar de a finalidade de todos ser a mesma, cada um deles é indicado para ser usado em contextos diferentes.

Desse modo, é fundamental pesquisar a respeito de todos, de modo a identificar qual é o que melhor atende às necessidades do seu estabelecimento.

Por exemplo: Em casos nos quais o foco seja a impermeabilização (ou seja, o impedimento da passagem de água), as placas de borracha estão entre as melhores opções. Isso porque, além de excelentes impermeabilizantes, elas são extremamente resistentes aos mais diversos fatores e, assim, têm uma vida útil mais longa.

  1. Anéis de vedação

Entre todos os elementos de vedação presentes no mercado, os anéis também estão entre os mais usados.

Eles são empregados tanto como vedações hidráulicas quanto estáticas, pois são versáteis e fabricados nos mais diversos modelos, com várias características.

Vale ressaltar que, por mais que os anéis sejam muito eficientes no momento de vedar uma tubulação, eles, por si só, não dão conta da tarefa.

Desse modo, também é fundamental que, no momento de sua instalação, eles sejam fixados com a ajuda de uma adesivo confeccionado especialmente para essa tarefa.

Caso contrário, eles não permanecerão no lugar, o que, por sua vez, significa que a vedação será falha.

  1. Juntas de vedação

Por fim, há outro elemento de vedação que é fundamental para indústrias e muito usado no setor: as juntas de vedação.

O item trata-se de elementos que podem ser usados para unir duas peças, como tubos, permitindo que a linha de produção tenha continuidade.

Além disso, tais componentes têm propriedades que impedem a passagem dos fluidos transportados pelas instalações, servindo como elementos de vedação.

Vale ressaltar que, antes de comprar itens do tipo, é preciso ter em mente que há juntas de vedação fabricadas com as mais diversas matérias-primas. Entre elas, estão o papelão, os elastômeros, a fibra de celulose, a cortiça e os metais.

Portanto, é importante pesquisar sobre as propriedades de cada um deles, de modo a descobrir quais são os materiais que melhor se adaptam ao contexto da sua indústria e que oferecem a melhor relação custo-benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *