Entenda o importante papel da automação comercial
As empresas de automação industrial desencadearam uma série de inovações desde séculos os passados, mas a criação que mais se adapta e prolifera nos tempos atuais é a robótica, deixando as indústrias cada vez mais lucrativas e diminuindo o tempo de produção.
Essas questões das empresas de automação industrial gera competitividade e faz com que o preço dos produtos caia – e ainda desenvolve vantagens comparativas que tornam as máquinas e produtos diferenciados e únicos.
A automação comercial tem a função de criar diversas tecnologias com o objetivo de melhorar a produtividade e qualidade para as pessoas que trabalham na linha de produção das matérias. A automação comercial, não só diminui os custos da produção, como também o tempo de espera para o produto chegar à mão do consumidor final.
Automação e mundo dos negócios
No cenário econômico no qual as empresas de automação comercial instalaram-se, houve uma aceleração na economia do micro e pequeno empreendedores, fazendo com que os comércios ganhassem mais concorrentes e os consumidores se tornassem cada vez mais críticos.
Consequentemente os comércios adotaram cadeias produtivas mais eficazes e inteligentes, usando o abastecimento contínuo com equipamentos modernos, integrando tecnologia no sistema de preservação e distribuição para o estoque.
Os comércios se integram cada vez mais ao mundo digital e gradualmente aumentam os investimentos em softwares de automação comercial e máquinas eletroeletrônicas para suprir a grande demanda, além de estarem constantemente examinando aonde podem aplicar dessas tecnologias dentro do ambiente comercial.
A automação industrial possui algumas vantagens competitivas e essenciais para um público que está cada vez mais exigente, assim como o mercado: globalizado e sustentável.
Por exemplo:
Uma panificadora que investe em sistema de automação comercial para a fabricação de pães e fornos, que assam variados tipos de massas em uma só fornada, controlando e umidificando a temperatura para vender a preço de atacado e assim poder ser reconhecido.
1. Baixo custo
Ainda que o custo para a implantação de máquinas e softwares seja um pouco elevado, os resultados dessa reestruturação da linha de produção permitem que a quantia seja recuperada em pouco tempo.
Logo após recuperar o investimento, o empresário notará que os custos de produção serão reduzidos consideravelmente, uma vez que uma máquina pode executar a tarefa de diversos trabalhadores e em menos tempo o que, consequentemente, irá diminuir os custos tributários e trabalhistas.
2. Segurança
O objetivo de comerciantes é manter a qualidade de seus produtos e assim adquirir prestigio e reconhecimento tanto do público quanto das demais empresas. Com a chegada da automação é possível manter um padrão bem definido no processo de fabricação, isso assegura a qualidade do produto final, além de diminuir o número de acidentes de trabalho, uma vez que os trabalhos mais complexos serão feitos por máquinas.
3. Prevenção de perdas
A partir da automatização do estoque, comerciantes podem controlar melhor os seus suplementos, tendo a ciência de qual produto que está em alta na lista dos consumidores. Isso também ajuda o empresário a se precaver de produtos/objetos que podem vir a passar da validade, dando tempo para ele abaixar o preço para que não venha a perder o produto e ter prejuízos;
4. Competição
Você não pode derrotar um inimigo com espada apenas com um lápis, é uma analogia àquelas máquinas registradoras antigas e às anotações do estoque com o lápis em comparação a um sistema integrado robótico.
Estratégias no setor empresarial
As empresas de automação criaram estratégias perfeitas para as empresas que procuram a excelência em seus produtos, e apesar de alguns empreendedores desaprovarem esta evolução tecnológica, muitos já perceberam as vantagens que isto pode trazer.
Uma delas é eliminar as desigualdades exorbitantes entre preços dos produtos similares, abolindo a concorrência desleal.
Uma pesquisa feita pelo Gartner diz que até 2025, a automação será capaz de reduzir de 10% a 40% os custos com a manutenção de equipamentos; diminuir entre 10% a 20% o consumo de energia; além de gerar aumento de 10% a 25% na eficácia do trabalho.
O processo de automação comercial consiste em unir a automatização de processos à todas as tarefas realizadas por pessoas.
Essa soma da automação e computação com as futuras tecnologias permitirá criar novas soluções precisas e dinâmicas para o cliente consumidor e conseguirá atender a todos de forma ágil e com praticidade.