Como é feito a calibração de equipamentos industriais?

O funcionamento correto dos equipamentos é essencial para o desempenho da empresa e, claro, para garantir a qualidade dos itens que saem de uma determinada indústria.

Para isso, é importante que os responsáveis realizem os cuidados necessários para a conservação dos equipamentos e o bem-estar dos profissionais.

A calibração é um procedimento essencial para manter a qualidade do funcionamento dos equipamentos. Para isso, é possível encontrar serviços direcionados para diversos modelos de equipamentos, de acordo com o funcionamento dos sistemas.

A calibração de medidores

Os medidores são todas as ferramentas que podem apresentar informações dimensionais sobre determinado procedimento executado. Os medidores podem ser utilizados de forma independente, ou podem ser instalados junto a uma máquina.

As ferramentas, métodos e equipamentos utilizados na aplicação da medição de atividades, devem ser sempre avaliados sobre sua qualidade e eficiência na apresentação de informação e dados.

São essenciais em diversos procedimentos industriais, presentes nas indústrias alimentícia, farmacêutica, petroquímica, eletrodoméstico, automobilística, agrícola e muitas outras.

Em razão disso, é possível encontrar diversos modelos de equipamentos para medição, sendo analógicos, digitais ou eletrônicos, com portes, tamanhos e técnicas diferentes.

Além de equipamentos, é possível utilizar métodos, como o Comissionamento de equipamentos, que define o início do funcionamento de um equipamento, acompanhando o Start Up.

O comissionamento é essencial para averiguar se o funcionamento está correto, sendo essencial em equipamentos de grande porte, garantindo que o desempenho da máquina será seguro e efetivo.

Este processo deve ser executado por profissionais da engenharia, que realizam testes com ferramentas e técnicas pelos profissionais para medição de:

  • Resistência ôhmica de partida;
  • Balanceamento;
  • Descargas parciais;
  • Entre outros fatores.

Além da aplicação deste método, é possível realizar o procedimento com outras técnicas de Calibração de equipamentos de medição. Para isso, são utilizadas diversos instrumentos de medição e controle.

Além disso, é possível que os equipamentos e ferramentas possam ser calibrados na própria indústria ou podem ser levados até uma empresa especializada. Na maioria dos casos, um técnico realiza a visita para executar a calibração.

Como a calibração é feita?

A calibração consiste no uso de determinado elemento como base, para avaliar a capacidade do equipamento de apresentar resultados precisos e corretos através da medição.

Após os resultados apresentados com os testes, o técnico especializado busca a fonte do problema e realiza os ajustes necessários.

A calibração de um equipamento ou ferramenta deve ser feita, pois através da utilização constante, o equipamento pode trazer falhas devido a utilização. Porém, existem outros fatores que podem provocar danos no equipamento.

Um ambiente que possui altas ou baixas temperaturas podem danificar o uso dos equipamentos com o passar do tempo, além de choques elétricos e determinados impactos que podem interferir nos resultados apresentados pelo equipamento.

No caso da Aferição de balanças, são utilizados pesos como base, para averiguar o resultado apresentado pelo equipamento. Este procedimento é realizado em uma balança eletronica ou analógica.

A diferença entre os modelos de balanças, neste caso, é a forma que o problema será solucionado, devido o modelo de sistema de cada tipo de equipamento.

Estes elementos usados como base podem variar de acordo com o funcionamento do equipamento. Além de pesos, é possível utilizar substâncias e agentes para a calibração de máquinas e ferramentas industriais.

A importância da calibração

Assim como a manutenção corretiva e preventiva, a calibração é um ajuste que pode contribuir com a durabilidade e qualidade do desempenho do funcionamento do equipamento.

Além disso, um equipamento é uma peça essencial em determinado procedimento industrial, por isso, seu desempenho interfere diretamente em outras etapas do processo.

Em razão disso, a medição se torna um fator importante para garantir a eficiência do equipamento e, consequentemente, a etapa da produção que ele faz parte.

Por isso, conservar a qualidade do equipamento e seu funcionamento pode proporcionar diversas vantagens, como a redução de despesas com manutenções constantes, a qualidade da produção e o aumento da produtividade da empresa.

Além disso, após a calibração, os profissionais responsáveis pelo procedimento emitem documentos e selos que oferecem garantias aos proprietários dos equipamentos e da eficiência de seu uso.

Após a calibração, é possível obter mais garantias, além de obter a validade do equipamento estendida, aumentando o tempo de utilização e qualidade do desempenho.

Desta forma, pesquise por empresas especializadas no mercado, além dos valores disponíveis para execução dos procedimentos necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *