Equipamentos importantes para a indústria

A indústria, em seus mais variados segmentos, faz uso de diversos equipamentos que trazem muitos benefícios. Esses equipamentos foram desenvolvidos para atender às mais variadas necessidades, desde processos da produção até auxílio em diferentes atividades.

Esses equipamentos, além de tornarem as linhas de produção mais rápidas e eficientes, padronizam a qualidade do produto final e trazem mais segurança aos profissionais da indústria.

É muito comum que as pessoas não conheçam esses equipamentos e não saibam quais são suas funções. Por conta disso, neste artigo vamos falar sobre alguns deles e qual é o seu propósito, bem como a importância da manutenção.

Equipamentos utilizados pela indústria

Se formos falar sobre todos os equipamentos utilizados pela indústria, um único artigo não seria o suficiente. Por isso, vamos falar sobre alguns dos mais utilizados.

Um deles é a empilhadeira de grande porte, um equipamento que, como o próprio nome já diz, possui um tamanho grande. Esse tipo de empilhadeira é utilizado para a movimentação de cargas e materiais grandes e pesados, como no caso de containers.

Por conta disso, é muito comum encontrar essas empilhadeiras em portos e na construção civil de grande obras. As empilhadeiras de grande porte podem, inclusive, movimentar materiais inflamáveis, pois são mais seguras.

Outro tipo também bastante usado é a empilhadeira yale. Trata-se de uma empilhadeira que pode ser movida à combustão ou elétrica, e é muito utilizada em empresas de logística e construções.

Existem diversos modelos dessa empilhadeira e cada modelo atende a um tipo de necessidade. Antes de adquirirem ou alugarem uma, as empresas precisam verificar com o fornecedor o tipo ideal para o trabalho que será realizado.

Geralmente, a opção mais procurada para os mais variados trabalhos é a empilhadeira eletrica, pois ela oferece vantagens como:

  • Mais segura, rápida e eficiente;
  • Ideal para áreas estreitas;
  • Mais ergonômica para o trabalhador;
  • Mais econômica.

Um dos grandes benefícios ao se optar por esse tipo de empilhadeira é o fato de que ela não poluí, pois não é movida à combustão.

Por conta disso, ela é ideal para atuar em locais fechados, sem emissão de gases que prejudicam tanto a saúde quanto o meio ambiente.

Além disso, essas empilhadeiras são mais silenciosas, o que colabora também para um dia a dia de trabalho mais tranquilo.

Outra opção também bastante procurada é a empilhadeira manual. Ela é muito presente na indústria, mas também no comércio, como em supermercados.

Possui alta capacidade para carregar e descarregar paletes, o que ajuda na organização de diversos ambientes. Sua capacidade de suportar cargas é devido ao sistema hidráulico, que facilita a movimentação por meio da força humana.

Algumas das vantagens do uso desse tipo de empilhadeira são:

  • Garfos que acomodam perfeitamente a mercadoria;
  • Rodas que facilitam a mobilidade;
  • Não precisa de operadores treinados;
  • Baixo custo com manutenção.

Além das empilhadeiras, outro equipamento que não pode faltar nos mais variados setores industriais é o compressor de ar direto.

O compressor de ar é utilizado pela indústria de diversas maneiras, sendo uma delas no auxílio ao funcionamento de outras máquinas.

Trata-se de um tipo de compressor que não possui reservatório, dessa forma, assim que o compressor é desligado, sua produção é encerrada imediatamente.

E agora que você já conhece alguns dos equipamentos utilizados pela indústria, no próximo tópico vamos falar sobre a importância da manutenção.

A importância da manutenção industrial

Os equipamentos industriais necessitam de manutenção para que funcionem corretamente, como no caso da manutenção em ponte rolante.

Utilizada nos processos de levantamento e movimentação de cargas, essas pontes precisam de manutenção corretiva periodicamente, assim como todos os outros equipamentos industriais, para evitar que problemas de funcionamento prejudiquem o equipamento.

A manutenção preventiva evita problemas, no entanto, algumas vezes pode ser necessário realizar a manutenção corretiva, que visa consertar peças e outros problemas que possam vir a surgir.

Tudo o que é utilizado pela indústria é importante para garantir a qualidade dos produtos. Por conta disso, os equipamentos precisam estar sempre em pleno funcionamento, sem apresentar problemas.

Neste artigo você pôde conhecer apenas alguns dos equipamentos importantes para a indústria, pois existem muitos mais.

Todos recebem as devidas manutenções e cuidados para que nós, os consumidores, tenhamos acesso ao que há de melhor e mais moderno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *