As vantagens da automação da indústria

O desenvolvimento da indústria acompanhou e acompanha o desenvolvimento das sociedades, conferindo caraterísticas, costume, hábitos e modos de agir. Atualmente, a indústria já está em sua quarta revolução, sendo que uma das principais características dessa fase a integração da tecnologia, processos físicos e biológicos.

Entretanto, essa quarta revolução (chamada de indústria 4.0) é um reflexo das revolução anteriores que são somadas às atividades e processos da indústria.

Desse modo, as características são produção em grande escala, com máquinas funcionando a energia elétrica, além da automação dos processos industriais.

 Assim, é importante retomar as revoluções para compreender a importância de cada uma delas.

As Revoluções da indústria

Um dos grandes passos dados pela indústria foi a produção em massa, que permitiu que os produtos fosse elaborados em quantidades maiores e em menos tempo.

Entretanto, por muito tempo as empresas funcionavam a base de outras fontes de energia, sendo muito poluentes e prejudiciais ao meio ambiente.

Com a descoberta e desenvolvimento da energia elétrica, houve a segunda revolução, na qual os processos industriais passaram a ser realizados por meio da energia elétrica, uma fonte mais limpa e menos agressiva ao meio ambiente. Desde então, essa passou a ser a principal fonte geradora de energia – sendo usada até os dias atuais.

Por ser a fonte provedora de toda a energia que move a indústria, a montagem elétrica industrial é essencial, pois consiste no processo de instalação ou ajuste de toda a estrutura elétrica presente na indústria.

No projeto estão inclusos os painéis elétricos, quadros de distribuição, sistemas de comando e toda a infraestrutura designada aos equipamentos e maquinários, bem como todas as cargas que serão distribuídas.

Por ser um processo longo e complexo, é muito importante que a montagem seja realizada por uma empresa e por profissionais que tenham a expertise necessária para realizar as atividades.

Nesse sentido, treinamentos e capacitações são essenciais para evitar custos desnecessários e também que os operadores dos projetos tenham segurança e não causem acidentes e danos à saúde.

Por ser um risco as pessoas, as instalações precisam ser realizadas de acordo com as normas e legislação vigente.

Seguindo, temos a terceira revolução que se caracteriza pelos procedimentos automatizados dentro da indústria e que passaram a ser aplicados em ambientes residenciais também.

Com o objetivo de produzir o melhor produto com o menor custo, a automação industrial é aplicada em muitos processo e procedimentos dentro da indústria por meio da locação de máquinas e acessórios tecnológicos que realizam algumas funções mais operacionais, antes realizadas pelas pessoas.

As principais vantagens da automatização, são:

  • Aumento da produção;
  • Redução de custos;
  • Aumenta a segurança;
  • Trabalhos mais simplificado;
  • Simplifica operações;
  • Otimiza a manutenção.

A aplicação da automatização é expandida para todas as áreas da indústria, o que implica em uma alta demanda e um crescente mercado com empresas de automação industrial.

Tais empresas são especialista em diversas áreas e processos e realizam tal serviço a fim de atender todas as atividades dessa área, que a todo momento opera em desenvolvimento e aperfeiçoamento das funções.

Muito semelhante ao processo industrial, há a automação residencial que tem como foco a melhoria das atividades e processos que são aplicados nessa área.

Como redução de custos, segurança e conforto é uma necessidade de todas as pessoas, a expansão desse mercado também aconteceu bem com o desenvolvimento de empresa de automação residencial.

As casas que aplicam esse conceito também são conhecidas como casas inteligentes. Os sistemas de segurança, luz e som são automatizados, ou seja, robotizados com o intuito de facilitar o seu uso e aumentar a segurança das pessoas que residem naquele local.

Antes da automatização também inseridas no mercado, a máquina pneumática, que funciona por meio do ar comprimido, gerou um processo mais preciso e por vezes com movimento, facilitando o manuseio e as atividades que demandavam maior aplicação da força humana.

Sociedade moderna

Depois da terceira, veio a atual revolução industrial, que faz a junção das anteriores e cria uma indústria mais produtiva e competitiva, com aplicações práticas no dia a dia dos colaboradores e também de seus clientes.

Essa praticidade fez com que a maioria das atividades realizadas e desenvolvidas no cotidiano tenham a inclusão de processo industriais.

Assim, a indústria, bem como todas as áreas que atuam, comprovem que são essenciais para o desenvolvimento da sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *