AmbientesEquipamentosProcedimentos

Saiba a maneira ideal de construir uma cozinha industrial

As cozinhas industriais consistem em espaços específicos para a aplicação de recursos profissionais em prol do preparo de alimentos. Por esse motivo, é um meio amplamente usado por locais que atuam com o comércio e/ou com a produção de alimentos em grande quantidade.

Além da preocupação com os recursos empregados para a produção, é preciso que exista cautela em diferentes aspectos da construção, até mesmo para atender as normas legislativas.

Por esse motivo, um dos principais pontos é, justamente, ter a preocupação de medidas regulares, que podem estar relacionadas com diversos fatores, tais como:

  • Construção;
  • Materiais empregados;
  • Regras sanitárias;
  • Documentação para o funcionamento.

Com a solicitação, regularização e inspeção de aspectos relacionados aos elementos citados, é possível focar na execução dos projetos da estrutura física e utensílios para o funcionamento em si do local. Dessa forma, em todos os processos, é indispensável contar com uma orientação profissional adequada.

No caso da estrutura, por exemplo, é indispensável que a iluminação seja uniforme e adequada para um ambiente como este, além de teto e forros impermeáveis e com proteção contra fungos.

Já as paredes, a principal recomendação é que sejam lisas, claras e laváveis, o mesmo se enquadra no que diz respeito aos pisos, que também devem ser antiderrapantes.

Já no que diz respeito aos utensílios, esses itens estão ligados a aspectos como segurança, higiene, armazenamento, refrigeração e o preparo dos alimentos em si.

Por esse motivo, comumente eles envolvem os móveis e equipamentos necessários, que são específicos para cozinhas industriais.

Neste cenário, devido a diversidade de elementos envolvidos, é preciso escolher os modelos mais adequados para atender as especificações do local de forma favorável.

Por exemplo, ao buscar por exaustor de cozinha industrial, deve-se considerar o tipo, porte e as instalações presentes.

Afinal, trata-se de um item indispensável para a renovação de ar, amenização de odores, entre outras vantagens para o ambiente e por isso o preço de exaustor é muito pesquisado, não apenas para este setor, mas para diferentes áreas que precisam ter um elemento mais avançado nos cuidados com o ar.

Mais aspectos do sistema de exaustão industrial

sistema de exaustão industrial integra o grupo de equipamentos de ventilação, em especial, em lugares fechados e que exigem a purificação e renovação do ar com frequência.

Sendo assim, conforme citado anteriormente, é um item muito buscado, principalmente devido a qualidade proporcionada ao ar, o que é indispensável para qualquer meio operacional.

Além disso, com a instalação correta do sistema de exaustão, é possível impedir que resíduos de fumaça ou pó se distribuam pelo local.

Já ao redor de fornos e outros equipamentos que irradiam calor, este equipamento contribui com o conforto térmico.

É preciso considerar que tanto o frio, quanto o calor e impurezas em excesso podem comprometer qualquer operação e não é diferente quando se trata de uma cozinha industrial, sendo que em locais como esse, a preocupação deve ser redobrada com a qualidade do ar.

Esse sistema é normalmente encontrado em sistemas de ventilação para prédios e residências, porém, o que o caracteriza como industrial, naturalmente, é a potência, materiais e a sua estrutura.

Por esse motivo, é indispensável buscar sempre por equipamentos que atendam, de fato, as especificações do local.

O uso da fritadeira industrial

A busca por fritadeira industrial preço também é alta, afinal, é um equipamento que se enquadra nas necessidades a serem atendidas por cozinhas industriais no que diz respeito a fritura. Em especial, ao considerar que por meio da fritadeira industrial, é possível atender a uma demanda maior, além de qualidade nesse tipo de cozinha.

Neste caso, pode ser tanto a gás, quanto elétrica. A diferença é que na alternativa a gás, o aquecimento do óleo ocorre de maneira indireta, por meio de uma chama que é gerada por queimadores que estão situados abaixo das cubas ou por meio de tubos trocadores de calor.

Já a alternativa elétrica tem aquecimento de forma direta, por meio de uma resistência submersa no óleo. No mesmo local, também existe um termostato acoplado, que tem como principal função desativar a fritadeira de acordo com os ajustes selecionados pelo operador.

Ambas opções são favoráveis, porém, é preciso observar as variações de pressão de gás e do tipo de gás, além do aquecimento proporcionado, entre outros aspectos que podem variar.

A análise cautelosa deve estar presente na escolha de todos os componentes da cozinha industrial, garantindo assim, maior segurança e eficácia nas operações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *