EquipamentosProcedimentosSistemas

Processos: equipamentos e sistemas industriais

As indústrias, e principalmente, sua capacidade de grande produção revolucionou o mundo, e este processo não ocorreu de uma hora para a outra. O primeiro passo foi o uso de máquinas movidas por processos mecânicos, depois a vapor, até chegar por fim aos processos automáticos.

Esse processo histórico que começou no final do século XVIII e começo do XIX e que chega até nós, causou intensas transformações na sociedade, como a criação de um ritmo de consumo mais acelerado, possibilitou o desenvolvimento de tecnologias como os carros e também de máquinas movidas por sistemas com servo motor spindle drive.

Assim, de lá para cá, os sistemas industriais são compostas por grandes transformações e metodologias. No presente artigo falaremos sobre alguns sistemas, equipamentos e processos que podem ser encontrados na indústria e que garantem que sua produção continue sendo eficiente, segura e bastante objetiva.

Processos: a revolução do ímã – o neodímio

Um dos fenômenos da natureza que nos rodeia e que pouco vemos é o magnetismo, e por muitas vezes é até esquecido. Porém, maior parte dos componentes que usamos usa de uma maneira ou outro os sistemas magnéticos como:

  • Motores elétricos;
  • Eletrodomésticos;
  • Computadores;
  • Motores mecânicos.

Em 1970 e 1980 o magnetismo sofreu uma revolução foi descoberto o ímã de neodímio ou chamado de ímã de terras raras e de lá para cá o interesse por esse material só cresceu, existindo inúmeros vídeos na ‘internet’ com a seguinte frase “onde encontrar imã de neodímio” ou “onde comprar o ímã de nodímio”.

Isto acontece porque este material é poderoso e potente, sendo em escala, até cem vezes mais potente que os ímãs de aço e ferro.

O neodímio revolucionou a indústria, pois permitiu que os processos fossem miniaturizados, afinal, um ímã com grande potência, não precisava de grandes porções nas montagens, mas menores.

Um exemplo disso, é a sua aplicação na indústria automobilística e na montagem de painel elétrico. Assim, foi possível construir acessórios como reguladores de altura eletrônicos, controle dos espelhos por meio de mecanismos elétricos e acionamento dos vidros e tetos solares.

Também foram usados na área da informática, possibilitando o surgimento dos laptops, permitindo que o armazenamento de dados começassem a ficar menores. Portanto, o ímã de neodímio causou uma grande revolução na indústria e são usados até hoje nas mais variadas aplicações.

Abaixo falaremos sobre outros equipamentos industriais e que são usados nos sistemas hidráulicos e até mecânicos que são a caixa de anel oring ou anéis de vedação.

Processos: os anéis de vedação

Para que os sistemas sejam eficientes e adequados dentro de uma indústria e as máquinas funcionem sem se sobrecarregar é preciso que os sistemas sejam vedados.

Uma forma de garantir a vedação é com o uso de um componente pequeno, que muitas vezes nem ligados que são os anéis de vedação.

Os anéis de vedação são feitos, geralmente, de produtos que derivam da borracha e possuem tipos diferentes de formatos, mas sendo muito conhecido por ser uma peça de borracha em formato circular (como o oring de vedação) e que é vazado.

Essas peças são encaixadas em um sulco existente nas máquinas, que então são comprimidas, como em um sistema hidráulico.

Essa pressão permite a criação de um selo altamente resistente, que suporta grandes pressões e que evitam vazamentos sejam eles de qualquer tipo.

Por serem feitos de borracha e materiais afins é preciso sempre que haja a troa do anel para garantir a integridade, pois com o passar do tempo é natural que haja o desgaste da peça.

Os anéis de vedação são usados em larga escala na mecânica moderna, além de ser aplicadas em juntas móveis ou em cilindros hidráulicos.

Cada tipo de material ou processo precisa de um tipo de anel diferente, e apesar de se parecerem o que mudam suas características, sendo alguns que resistem melhor a altas temperaturas, e outros que resistem mais a ácidos e assim por diante.

1. Anel de vedação O-ring

Os aneis oring são conhecidos por possuírem um formato em “O” vazado e totalmente redondo. São feitos de elastômeros, possuem variados tamanhos e tipos de dureza, que são todos tabelados e que podem ser escolhidos de acordo com a demanda.

3. Anel de vedação V-ring

São feitos para aplicação em sistemas giratórios e são compostos por dois lábios salientes, sendo aplicados na caixa do mancal e fim de rolamento, por exemplo.

Esses componentes aqui tratados garantem o sucesso da indústria e sua constante evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *