IndústriaManutençãoProcedimentos

Processos e metodologias industriais

Uma indústria para manter sua importância precisa se preocupar com variados aspectos, que começam com o planejamento adequado da produção e também a compra de equipamentos e ferramentas que conseguirão atender os processos e demandas de forma plena, podendo repassar um valor justo para o cliente.

Além desses componentes, uma indústria precisa investir em segurança, com atenção especial aos sistemas de monitoramento, com a instalação de CFTV (Canal Fechado de Televisão) que garante que durante todo o tempo os vigilantes possam garantir a integridade dos operadores e também do patrimônio.

No presente artigo falaremos de alguns processos e equipamentos que podem ser encontrados em variadas empresas e que garantem a integridade da produção ou que então favoreçam uma produção mais efetiva e com muito mais assertividade, permitindo que a empresa aumente sua confiabilidade.

Um exemplo desses processos são as metodologias empregadas por empresas de calibração de balanças que asseguram que a metrologia seja precisa e adequada.

Processos de usinagens e fundições

Os setores de metalurgia e siderurgia são um dos mais importantes, pois lidam diretamente com uma das matérias-primas mais usados atualmente que são os materiais metálicas.

E para que essas matérias-primas sejam produzidas precisam passar por processos, sendo dois principais, a usinagem e a fundição.

Abaixo falaremos das suas importâncias e as características, como a usinagem que precisa passar por um tratamento térmico normalização.

1. Os processos de fundição

Esse tipo de processo de produção de peças metálicas são uma das mais antigas do mundo, principalmente, por conta da sua facilidade, e por possibilitar a produção de peças diferentes e inclusive com geometrias mais complexas.

O processo é simples, consiste no preenchimento de moldes, que podem ser feitos de diferentes materiais, com metal líquido. Depois do preenchimento é só preciso resfriar e tirar a peça do molde.

Para garantir a segurança do processo é necessário que sejam feitos por profissionais qualificados e que todas as etapas sejam gravadas com a instalação CFTV para saber o que foi feito de errado, evitando acidentes.

Muitos são os produtos que podem ser feitos por meio da fundição como:

  • Anéis de pistões;
  • Rodas;
  • Manivelas;
  • Peças de forno.

2. Os processos de usinagem

É um processo de modelagem e acabamento de peças metálicas. Existem variados procedimentos de usinagem, sendo um dos mais famosos o torneamento.

No entanto, dependendo do processo, e que a usinagem ocorra de forma qualitativa é preciso que as peças passem por determinados tipos de tratamento.

Um desses processos é conhecido como a normalização tratamento termico, que visa a redução da granulação que é presente em algumas ligas, principalmente, no aço e então isto facilita que a modelagem seja feito de maneira mais fácil.

Esse procedimento consiste na aplicação de um refinamento em toda a estrutura do aço, de modo a garantir que o metal tragam à tona as melhores qualidades dos componentes metálicos.

A metodologia da normalização do aço é feito por meio de um aquecimento que ocorre acima do que é permitido, mas com uma determinada equalização, e ao longo do procedimento, esse metal é resfriado gradualmente, sem aceleração no processo, para que se chegue a uma temperatura ambiente.

Além do uso no aço, o tratamento térmico de normalização pode ser feita também em ferro fundido, em geral, facilitando a usinagem desses materiais.

O uso das válvulas na indústria

A produção de ferramentas e peças metálicas são fundamentais na indústria, e nesses setores uma peça é altamente usada, e elas são conhecidas como válvulas industriais.

O seu principal uso e atuação consiste em todo o sistema que lida com algum tipo de fluxo, seja ele líquido, seja ele gasoso. Assim, essa “chave” permite o controle sobre o fluxo, garantindo tanto a liberação da vazão ou não de todo o produto.

Existem variados tipos de válvulas que podem ser aplicados tanto nas entradas, como nas saídas das tubulações, sistemas e máquinas, além de em alguns casos, permitir o monitoramento das temperaturas de determinados sistemas.

Alguns dos modelos que podem ser encontrados no mercado e que são aplicados nos mais variados setores industriais são as válvulas pneumáticas, as hidráulicas, e as solenoides, contando ainda com as de simples funcionamento como as do modelo gaveta ou globo.

Entendemos que uma indústria é composta por variados processos, tanto para a composição de peças, como para garantir a segurança dos sistemas hidráulicos e gasosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *