Itens extremamente relevantes para a indústria
O ramo industrial conta com vários maquinários e componentes eletrônicos que são importantíssimos no processo de produção de mercadorias comuns no nosso dia a dia, tais como alimentos, artigos de vestuário, peças automotivas, dentre outros produtos.
Partindo desse ponto de vista, não é difícil de imaginar a relevância de itens como os componentes citados acima.
Dessa maneira, para ter ideia, maquinários e equipamentos podem funcionar sem grandes problemas e, assim, garantir a produtividade do local.
Em suma, uma indústria precisa produzir, gerar lucro e otimizar tarefas rotineiras, para que todos os produtos apresentem um ótimo resultado final.
Deste modo, produzimos este conteúdo exclusivo com os principais itens extremamente relevantes para a indústria.
Continue com a leitura a partir dos próximos passos.
Escova de grafite
A escova de carvão ou escovas de grafite para motores, assim como o próprio nome já sugere, serve para conduzir energia.
Neste sentido, o propósito é conduzir energia para o circuito do rotor de agente móbil.
As duas principais características deste tipo de escova para motor elétrico precisam ter: durabilidade adequada e resistência elétrica.
Ou seja, de forma resumida, a escova de grafite é a responsável pelo funcionamento adequado do motor elétrico ao longo de sua vida útil.
Qualquer setor da indústria contém motores, sejam eles à combustão ou o próprio motor eletrico.
Para ter uma ideia, os motores são responsáveis pela agilidade de produção, bem como entrega de mercadorias, dentre outros procedimentos importantes.
Qualquer tipo de ferramenta elétrica, como a furadeira e a lixadeira, duas das mais populares e conhecidas desse segmento, precisa de uma escova de grafite para funcionar.
Funcionamento da escova de grafite
A escova de grafite para motor elétrico é a responsável pela realização das funções elétricas e mecânicas dos componentes da ferramenta.
Isso acontece por meio de duas correntes, conhecidas como Corrente Alternada e Corrente Contínua.
Entre os profissionais e especialistas da área, também são conhecidas pela sigla CA e CC, respectivamente.
Todo o processo é uma reação das fibras de carbono encontradas na escova de grafite, que conduz a corrente elétrica dentro do item, até chegar ao motor elétrico e colocá-lo em constante funcionamento.
Dentre as principais vantagens da peça, destacam-se:
-
Conduz energia para o motor;
-
Não promove desgastes no periódico;
-
Evitar curtos;
-
Ótimo custo benefício;
-
Evita o índice de manutenção no motor;
-
Dentre outras vantagens.
Cabe destacar que, com o passar dos anos, é normal o grafite se desgastar por conta do uso.
Como o produto é um mineral, a partir de sua usabilidade, seu tamanho é automaticamente desgastado.
Sendo assim, o recomendado é ficar de olho na peça, para que o trabalho da escova de grafite não seja comprometido.
Dessa maneira, o motor elétrico continuará recendo tensão, melhorando nos processos produtivos e assegurando o maior lucro ao empreendedor industrial.
Manutenção de geradores
Já é sabido que na indústria os processos não param e, por isso, a utilização de geradores de energia é algo fundamental, especialmente para assegurar o bom funcionamento das máquinas.
Os geradores são instalados a fim de serem salvadores da pátria de determinada empresa. Isso porque, em zonas urbanas, é muito comum a queda de energia elétrica, conhecida como blecaute.
Ou seja, em caso de total queda de tensão, o gerador, assim como o nome já diz, promove a alimentação energética das máquinas, garantindo a produtividade do setor.
Em paralelo a isso, a manutenção preventiva de geradores de energia entra como um dos itens indispensáveis, uma vez que os geradores precisam estar em ótimas condições de funcionamento.
A manutenção dos equipamentos tem um papel importante no negócio da empresa. Entretanto, existem 4 tipos de manutenção:
-
Periódica;
-
Manutenção preventiva;
-
Manutenção corretiva;
-
Preditiva.
A diferença entre as quatro é bem simples, mas tem-se em mente que a manutenção corretiva e preventiva são as mais indicadas e, explicaremos o porquê.
A corretiva é aquela acionada quando é necessária a troca de algum componente ou peça da máquina.
Ou seja, quando o gerador apresenta algum problema, a manutenção corretiva entra em ação.
Mas, o reparo preventivo entra como a melhor alternativa entre as demais, pois o serviço realiza uma intervenção no maquinário antes que o mesmo apresente qualquer problema.
Isso significa que, na maior parte dos casos, não será preciso trocar peças nem gastar rios de dinheiro com o componente.
Portanto, independente do programa de manutenção adotado pela empresa, o intuito por parte da gerência será sempre manter os equipamentos funcionando e, neste sentido, os geradores também precisam estar em conformidade para a produção.
Esses são alguns itens extremamente relevantes para a indústria, pois asseguram a produtividade, economia e, acima de tudo, segurança no manuseio de maquinários.