Quais as melhores peças para realizar o processo de usinagem?

A usinagem cnc é um processo empregado especialmente no setor metalúrgico, mas também em diversos setores industriais voltados à moldagem de peças, pelo qual consiste na utilização de métodos de talhe, corte, perfuração ou estampe.

Como funciona a usinagem?

A usinagem consiste precisamente na atribuição de acabamentos majoritariamente em produtos metálicos, mas também em outros materiais.

As empresas de usinagem devem contar com ambiente de estrutura adequado para a realização do processo, com profissionais capacitados e habituados ao manuseio e com a utilização de ferramentas e peças e com maquinários seguros e preferencialmente modernos.

Bucha estriada

Com formato de cone ou cilindro, a bucha tem como função dar suporte a eixos ou servir como guia a alargadores e a brocas.

Sendo assim, ela é utilizada para compor os sistemas de transmissão das máquinas. A bucha estriada é mais vantajosa porque em razão de seu formato, o atrito é mínimo, evitando superaquecimento, travamentos e outros transtornos.

Broca

Instrumento de perfuração essencial, o melhor modelo de broca para usinagem é aquele com ranhuras helicoidais, que pode ser cilíndrico ou cônico.

As helicoidais podem ter pontas removíveis, podem realizar perfuração profunda ou serem mais indicadas a determinados tipos de metal.

Como os tipos de brocas helicoidais podem variar, elas devem ser escolhidas de acordo com o material que se deseja talhar, perfurar ou comprimir.

Pastilha

A depender do objetivo e da função que deve ser desempenhada, haverá uma pastilha mais adequada para cada tipo de processo de Usinagem em cnc.

Para escolhê-la, é preciso considerar qual o grau de dificuldade da usinagem, o material em que a pastilha é fabricada e a função que deverá exercer.

Seu formato também será variável de acordo com a ferramenta na qual será aplicada. As mais recomendadas são as de metal duro, que são aplicáveis a diversas ferramentas para a usinagem de peças não metálicas.

Torno

O torno é essencial para a serviços de usinagem. O mais produtivo, eficaz e seguro se trata do Torno cnc, que é automático.

Cada modelo é mais recomendado para matérias primas específicas, no entanto, os tornos automáticos são mais rápidos, garantem mais padronização, realizam o serviço com mais qualidade que os tornos manuais, além de variar em dimensões também, podendo ser aplicados na confecção de diversos produtos.

Alargador

O alargador é utilizado para cortar materiais. Se trata de um bastão cilíndrico com pontas variáveis. Ele dá acabamento às alterações feitas pela broca.

O ideal é que sejam empregados os alargadores de máquinas e não os manuais para que haja eficiência no processo de moldagem.

Cabeçote de fresamento

Acoplado em fresas, é uma ferramenta de corte e de acabamento de produtos. Sua dureza deve ser sempre maior que a do material com o qual entrará em contato.

É ele quem definirá qual fresa será empregada, sendo uma peça essencial, podendo ser horizontal ou vertical.

Vale lembrar que antes de realizar a escolha de uma determinada peça, é preciso avaliar alguns fatores, como:

  • Matéria prima na qual foi confeccionada. As matérias primas de confecção são geralmente feitas de cerâmica, aço rápido, aço carbono, carboneto de tungstênio.
  • O material com o qual entrará em contato, geralmente sendo madeira, metal, plástico e vidro.
  • O atrito que será gerado durante o processo. Quanto menor o atrito gerado, menor a necessidade de manutenção e substituição das peças.
  • O formato exigido pela peça ou pela máquina, variando de acordo com a máquina da qual fará parte.
  • Sua dureza,
  • A velocidade em que trabalha.

Outros pontos, como profundidade, dimensão, formato, acabamento devem ser levados em consideração.

Além disso, não se esqueça de realizar um orçamento do maquinário no qual a peça é aplicada ou averiguar a compatibilidade da peça com a máquina que já se possui.

Acrescente no orçamento a frequência de manutenção requerida pela peça e os materiais empregados para isso, além do nível de segurança oferecido ao operador da máquina e ao próprio maquinário.

É preciso que a peça seja feita em material de qualidade.

A mão de obra, por outro lado, deve ser realizada por alguém que receba treinamento e adquira o hábito de manuseá-la.

Portanto, antes de optar por uma determinada peça, pondere os fatores acima mencionados bem como o valor cobrado por cada elemento.

É muito importante que suas necessidades sejam estabelecidas anteriormente à escolha e que os tipos de materiais que serão trabalhados sejam definidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *