Água captada pode ser utilizada na área industrial

O abastecimento de água em uma planta fabril é muito importante, pois o resfriamento das máquinas deve ser realizado de maneira constante na área industrial, para o bom funcionamento dos equipamentos, e para manter em segurança os ambientes em que estão instalados.

Para que este funcionamento atenda os equipamentos de forma eficiente, é preciso que a captação da água seja feita de forma eficiente.

O sistema hidráulico disponível para a indústria, que pode ser por meio de uma concessionário, ou através de captação de águas fluviais, com a adaptação de cisternas, e a instalação de uma estação de tratamento de água e esgoto.

Desta forma, toda a água captada pode ser utilizada dentro da planta industrial, e ser dispensada, sem resquícios poluidores, aos rios e lagos, que podem existem, em todo da área industrial.

Resfriamento de máquinas é importante na área industrial

Além da estrutura de captação de água, e todo seu tratamento, é preciso a instalação de equipamentos primordiais, para que o resfriamento de máquinas seja feito de forma correta, sem ter qualquer tipo de prejuízo.

Entre estes equipamentos, está a bomba centrífuga auto aspirante, que trabalham a transferência da água, sem que ela retorne, como no caso das estações de tratamento, em que a água suja não pode ser misturada com a água limpa.

Sem a presença de uma válvula de retenção, este tipo de equipamento mantém a tubulação de sucção cheia, permitindo levar o volume de água a patamares além do normal.

Com um espaço específico para a retenção da água, o esforço empregado no bombeamento é menor que outros modelos de bombas.

Ela possui características que valorizam ainda mais seu uso no setor industrial, que podem ser destacados, a seguir:

  • Pode ser adequado às necessidades da empresa;
  • Econômica em relação ao consumo de energia;
  • Tem melhor pressão e vazão da água;
  • Não há sobrecarregamento do equipamento.

Outro equipamento que deve fazer parte dos sistema hidráulico industrial é o pressurizador de agua, que aumenta a pressão da água, em pontos que necessita de maior potência, como torneiras de pias, chuveiros, e torneiras para a lavagem dos equipamentos industriais.

Este tipo de equipamento também permite que a água tratada nas estações de tratamento sejam encaminhadas para uma cisterna, ou uma caixa d’água, em um nível superior, muito comum em ambientes industriais.

Assim como o pressurizador, a bomba de água pode ser instalada em um sistema hidráulico para que os empreendimentos industriais que trabalham com a captação da água da chuva, possam fazer a transferência de um compartimento, para outro, sem a interferência humana.

Desta forma, a automação de captação e tratamento da água fica em um sistema integrado, com as diversas formas de tratamento sendo analisadas e estudadas, por um laboratório interno, para identificar as características da água captada, e a possibilidade de uso nos equipamentos industriais.

Dentro de todo o sistema hidráulico, é importante estar atento à qualidade dos tubos e conexões que fazem parte de todo o processo de captação, tratamento, retorno, e envio para as torneiras e equipamentos que fazem uso da água.

Qualquer tipo de vazamento pode ser prejudicial para toda a estrutura predial, assim como para o próprio resfriamento das máquinas e equipamentos que precisam deste tipo de atenção.

Prevenir é melhor do que remediar

A prevenção é um fator primordial para o planejamento industrial, pois permite fazer investimento em áreas importantes, e ter equipamentos em funcionamento constante, dentro de uma linha de produção.

A contratação de uma empresa de montagem de tubulação industrial pode ser essencial, quando surgir a necessidade de instalação deste tipo de equipamento em uma fábrica.

A coleta de dados, o planejamento adequado e a apresentação de um projeto, que atenda às perspectivas de um corpo diretor, pode ser primordial para o crescimento de uma empresa, e o atendimento às normas de segurança, que devem ser empregadas em todos os setores industriais.

Os cuidados com toda a estrutura do imóvel também devem ser observados, com a disponibilidade de iluminação adequada, assim como passagem de ar e temperaturas que sejam ideais para a realização dos trabalhos.

A contratação de uma empresa manutenção predial pode realizar estudos que façam a verificação de todo o sistema hidráulico e elétrico da planta fabril, identificando vazamento de água, ou fuga de energia, que podem ser grandes vilões, quando chega a conta das concessionárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *