Peças

Entenda algumas funcionalidades das esferas em empresas industriais

As esferas possuem grande aplicabilidade em diversos setores industriais, aqui serão expostas algumas das mais conhecidas.

Sobre a esfera de vidro

A esfera de vidro é muito usada em diversos ramos industriais, é fabricada utilizando soda-cal, o que a torna inerte em processos químicos.

Então, é muito recomendável seu uso em procedimentos, que envolvam componentes químicos fortes e que geram danos a materiais, que não possuem resistência a corrosão.

Existem três tipos de esferas de vidro, a primeira delas, é a de vidro de precisão. Esta é também fabricada com soda cal e possui altíssima precisão.

Além de grande resistência química, o que o torna muito interessante no uso médico e em válvulas. A outra classe, é a de esferas de vidro sem precisão.

Estas, são destinadas mais a processos de moagem em indústrias de tintas. A última delas, é a microesfera de vidro.

Ela é utilizada no jateamento de objetos, que não possuem grande dureza. Por serem muito abrasivas, proporcionam brilho as peças, que passam por esse processo, além de um acabamento de qualidade.

As empresas que comercializam esse tipo de produto, contam com profissionais técnicos, que indicam qual é a melhor escolha para o uso industrial que se deseja.

Pois, é essencial que ela se adeque inteiramente ao que lhe é proposto e que também tenha bom custo-benefício.

O uso dos registros

As esferas, têm muitos usos nos segmentos industriais e ainda há muitos a se descobrir. O registro de esfera, possui mecanismos que obstruem ou liberam a passagem de substância líquida.

E que devem sempre ser instalados no pólo contrário, ao da passagem da água. Seu uso mais recomendável, é em caixas d’água.

Pois, não controlam a vazão, mas podem vedar bem uma passagem, o seu uso nunca deve ser feito de forma parcial.

Ele, obrigatoriamente, deve estar aberto ou fechado, para que não venha ser danificado. O registro de pressão, é quase sempre confundido com o de esferas.

Porém, ele tem a função de controlar o fluxo de passagem da água, o que já não pode ser feito pelo outro.

Assim, seu uso é mais recomendado para chuveiros ou outros equipamentos, onde seja necessário se ter o controle da vazão.

Para o uso em indústrias, o equipamento deve ser instalado por profissionais que garantam a segurança e a proteção contra possíveis vazamentos, que seriam extremamente prejudiciais no ambiente fabril.

As esferas podem ser usadas como partes componentes de equipamentos

Os fuso de esferas recirculantes, são dispositivos mecânicos que promovem o deslocamento de forma linear. Essa função, é muito apreciada pela nova indústria moderna, que vem tomando força.

Ele é muito utilizado na indústria bélica, farmacêutica, aeroespacial, siderúrgica, de bebidas, mineração, usinagem, construção civil, alimentícia, automobilística, etc.

Os fusos desse tipo, têm alta eficiência em seu funcionamento, que consiste no movimento helicoidal de uma esfera, entre o eixo do fuso.

Esse fuso apresenta a vantagem de demandar menos torque de transmissão que os demais, o que torna seu acionamento mais rápido e poupa energia.

Os mancais de rolamento são compostos por esferas, em que o eixo é apoiado, o movimento ocorre quando o eixo gira e as esferas também, estas presas ao mancal.

Ele serve como espécie de esteira, que é utilizada para o transporte de cargas leves e medianas, já quando as cargas são pesadas, no lugar de esferas deverão ser colocados rolos.

Que por terem maior tamanho, conferem mais estabilidade a carga e maior resistência. A válvula de retenção esfera, tem seu uso destinado a retenção de fluídos, através de fechamento.

Seu corpo deve ser revestido, para garantir maior durabilidade ao equipamento e tem suas dimensões pensadas, de acordo com a destinação que terá.

Para o uso industrial os tamanhos costumam ser bem maiores que o padrão. Ela também possui bastante resistência a agentes químicos, que poderiam danificá-la, dando a ela uma vida-útil estendida.

Na indústria, seu uso é corriqueiro para o transporte de substâncias líquidas, pois ela retém o fluído, assim que o processo de bombeamento para, além de ter ótimo custo-benefício.

Embora pareçam triviais, as esferas podem ter uma infinidade de usos, aqui foram expostos apenas alguns deles. A engenharia tem sempre uma boa demanda por tais produtos.

O que impulsiona os seus avanços tecnológicos, quanto melhor o material com que a esfera é feita, melhor será o seu desempenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *