Equipamentos para a logística industrial

O cuidado com as operações logísticas deve ser uma das prioridades do setor industrial. Dos transportadores contínuos, usados para carregar granéis sólidos, até plataformas de elevação, há muitos acessórios e dispositivos que podem ajudar o setor logístico na rotina.

Na prática, os transportadores são equipamentos que podem ser encontrados em diversos modelos e formatos, mas com um objetivo em comum: manter a produtividade industrial. Além desses equipamentos, há outros dispositivos como a linha de vida, por exemplo, que são acessórios muito usados nos sistemas de ancoragem e trabalho em altura.

Esse item não só facilita o trabalho em altura, como também proporciona mais segurança para o operador. Se você quer saber mais sobre como funcionam os diferentes equipamentos de transporte na prática, continue lendo esse artigo.

Linha de vida

Essencial para situações de trabalho em altura, a linha de vida é um equipamento que proporciona segurança e previne quedas/acidentes em determinada situação.

Esse equipamento, na prática, é um item que deve ser usado por qualquer funcionário que executa um trabalho em uma altura superior a 2 metros.

Isso inclui a rotina de quem depende de andaimes, escadas, plataformas e outros dispositivos. Mas atenção: vale lembrar que a linha de vida também é muito usada em trabalhos em profundidade – como as escavações, os poços e as minas.

Dentro desse dispositivo, há dois modelos: a linha temporal e fixa. Independentemente da especificação, é essencial que esse equipamento preveja a movimentação do usuário ao longo da extensão.

Além disso, outros cuidados como a posição do dispositivo, as opções de trava e o número máximo de pessoas que pode se conectar a esse dispositivo também faz a diferença.

Resumidamente, esse equipamento se destaca por características como:

  • Prevenção de acidentes de trabalho;

  • Mais segurança para o operador;

  • Versatilidade para trabalhos como escavações em poços/minas;

  • Prevenção de quedas.

Ponte rolante apoiada

Como o próprio nome diz, equipamentos como a ponte rolante apoiada são fundamentais para operações logísticas e manipulação de cargas pesadas.

Há modelos diferentes de pontes, porém, na essência, esse é um equipamento muito usado por quem trabalha na área industrial justamente para a manutenção de cargas pesadas.

Basicamente, essa ponte pode ser encontrada em alguns tipos. O primeiro é chamada ponte rolante apoiada em formato de caixão e perfil laminado. Em seguida,  há também pontes que são construídas em cabeceiras e outros formatos.

Plataforma elevatória na área industrial

Ainda no contexto de trabalho em altura, plataformas e elevadores são grandes aliados. Na prática, além de otimizar o trabalho, esses dispositivos são fundamentais para aliviar o transporte de cargas pesadas e complementar os esforços humanos.

Não é à toa que a plataforma elevatória é um item tão requisitado em trabalhos verticais ou de difícil acesso. Enquanto alguns optam pela compra da plataforma, já existe empresas que são especializadas na locação do equipamento.

Mas, independentemente da escolha, essa plataforma oferece  algumas vantagens práticas na construção civil e na área industrial. São elas

  • Maior facilidade de acesso à áreas restritas;

  • Manuseio simples;

  • Treinamento especializado;

  • Acesso vertical e horizontal;

  • Mais agilidade;

  • Mais produtividade na logística.

Esteira transportadora

Assim como as plataformas, uma esteira transportadora é um equipamento essencial na movimentação de cargas pesadas. Na prática, esse é um dispositivo que conta com uma ou mais polias capazes de movimentar  as superfície e mover objetos.

Entre as matérias-primas de fabricação desse produto, algumas como PVC e aço se destacam. Independentemente da dimensão e do formato, contar com uma esteira transportadora é algo que faz toda a diferença na área industrial.

Por ser um equipamento muito versátil, as aplicações não se limitam a um setor apenas. Apesar do equipamento existir desde o século 20, muitas coisas mudaram no padrão de fábrica e hoje a esteira é formada por:

  • Cobertura superior em borracha;

  • Alívio de carga pesada;

  • Mais segurança;

  • Agilidade no processo.

Logística e segurança do trabalho industrial

Independentemente do tipo de dispositivo e equipamento, vale destacar que ter essas opções é pensar na segurança do trabalho na empresa.

Na prática, os processos logísticos não só correspondem ao carregamento de peso e às obras, como também proporcionam praticidade e segurança de forma geral.

Então, seja qual for o equipamento, o importante é pesquisar sobre os fabricantes e a qualidade dos equipamentos, para que, dessa forma, a indústria seja um ambiente menos insalubre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima