Importância da indústria: A fabricação de produtos
As indústrias, independentemente dos segmentos, possuem um papel fundamental nas instâncias do Brasil. Afinal, é a partir delas que o país consegue produzir itens e produtos, sem precisar depender de outros países para alcançá-los e repassá-los aos seus consumidores. Assim, a indústria é uma forma de expandir as possibilidades de mercadorias.
A importância do tungstênio do ramo industrial
É muito comum existir competitividade entre as indústrias. Isso faz com que busquem produzir melhores mercadorias, visando qualidade e eficiência. Isso também aumenta as possibilidades dos consumidores optarem pelas mercadorias fornecidas. Essa é também uma forma de aumentar as possibilidades de exportação e elevar o consumo de mercadorias nacionais.
No ramo industrial, um fator muito importante é o tungstênio puro, um metal duro de aspecto branco a cinza.
Muito utilizado em indústrias, o tungstênio pode ser cortado com uma serra de metais, forjado e trefilado. O elemento apresenta elevados pontos de ebulição, além de uma baixa pressão de vapor e resistência elevada.
Sua resistência à corrosão é excelente e só é atacado ligeiramente pela maioria dos ácidos minerais diluídos. O tungstênio, quando exposto ao ar, forma na sua superfície um óxido protetor, porém pode ser oxidado em alta temperatura.
Quando adicionado em pequenas quantidades ao aço, ele eleva consideravelmente a sua dureza.
O tungstênio é um metal com uma enorme gama de usos, largamente utilizado na forma de carbonetos.
Os carbonetos, devido à elevada dureza, são usados para revestir brocas de perfuração de solos utilizados em mineração, indústria petrolífera e indústrias de construção.
O tungstênio é extensivamente usado em filamentos de lâmpadas incandescentes e válvulas eletrônicas e como eletrodos, porque apresenta um ponto de fusão muito elevado e pode ser transformado em fios muito finos.
O carboneto de tungstênio pode ser utilizado para diversas finalidades, sendo elas:
- Ferramentas de aço de alta velocidade;
- Lâminas de turbinas;
- ferramentas de aço e revestimentos de peças;
- Substituto do chumbo em projéteis balísticos para armas de fogo;
- Também usados em pontas de lanças e dardos;
- Usados em catalisadores, pigmentos inorgânicos;
- e o dissulfeto de tungstênio como lubrificante para atuar em altas temperaturas;
- Usado para selar a união vidro-metal;
- Munição como penetrador de energia cinética;
- Utilizados em lâmpadas fluorescentes;
- Utilizado como alvo em tubos de raio-X e em radiologia geral;
- como elemento aquecedor em fornalhas elétricas;
- Usado em indústrias de produtos químicos e de curtumes;
- Confecção de jóias.
No caso do primeiro item, isso ocorre porque eles exigem condições drásticas de trabalho. Por isso, são frequentemente combinadas com tungstênio.
Já como munição de energia cinética, ele é usado como uma alternativa ao urânio esgotado.
Por fim, com relação à confecção de jóias, ele é utilizado devido à sua natureza hipoalérgica e ao fato de não perder o brilho como os demais metais.
Benefícios da Solda a frio
A Solda a frio é um material muito importante nas indústrias, pois oferece alta resistência a desgastes mecânicos e naturais, além de substituir a solda comumente utilizada na indústria.
A solda, de forma geral, é utilizada nos segmentos industriais como uma forma de manutenção para recuperar superfícies com imperfeições, preencher áreas de equipamentos desgastadas e unir dois elementos em um único conjunto.
Já a solda por fricção rotativa é uma opção de alta confiabilidade técnica para essa atividade e, ao contrário da solda comum, ela realiza todo o procedimento sem a aplicação de calor na peça solicitada.
O fato de trabalhar sem calor garante que o elemento não sofra com empenamento e que suas características mecânicas, como dureza e resistência, não serão alteradas. Isso é algo vital tanto para a produção quanto para o orçamento da empresa, que evitará gastos com peças de reposição.
Os produtos com adição de carga cerâmica da solda de metais a frio são indicados especificamente para situações em que o desgaste corrosivo, abrasivo e químico são extremos.
A linha cerâmica da estação de solda pode reparar furos e imperfeições em equipamentos com a passagem de fluídos, revestir elementos para proteção contra a ação de produtos químicos, corrosão e, inclusive, abrasão com ou sem impacto.
A linha metálica da solda de metais a frio possui cargas de aço, aço inoxidável, alumínio, bronze e titânio e é indicada para manutenção geral de equipamentos metálicos.
Reparos superficiais, reconstrução de superfícies danificadas, proteção contra impacto mecânico axial e vedação de vazamentos em equipamentos são algumas das muitas possibilidades que a solda de metais a frio proporciona aos principais segmentos da indústria.
Mais ainda, sua facilidade e rapidez de aplicação garante economias com material e mão de obra de manutenção e ferramentas gerais.
Assim, fica evidente a importância que optar por materiais corretos pode influenciar nas produções. Nas indústrias, qualquer erro mínimo desencadeia em vários fatores negativos, principalmente em relação a pausa de linha de produção, contagens erradas e até mesmo colocar a dignidade dos operadores em risco.
Por isso, é importante confiar em maquinas e ferramentas certas, impulsionando um trabalho eficiente e sem preocupações.