Tudo o que você precisa saber sobre empilhadeiras

A empilhadeira é uma máquina industrial, que é muito usada para carregar ou descarregar mercadorias com grandes volumes. Elas podem exercer uma função industrial ou comercial, sendo bastante usadas, desde as construções civis até em lojas de construção.

Temos alguns tipos e modelos de empilhadeiras no mercado e entre eles, separam-se todos por classes, que são:

  • Classe 1;
  • Classe 2;
  • Classe 3;
  • Classe 4;
  • Classe 5;
  • Classe 6.

As de classe 1 são equipamentos frontais elétricos e movidos a uma bateria tracionária.

A de classe 2 é uma linha elétrica de armazém, onde há uma empilhadeira retrátil capaz de selecionar os pedidos.

A de classe 3 é a transpaleteira e os equipamentos patolados.

As de classe 4 possuem seu motor a combustão e tem pneus não maciços.

As de classe 5, assim como as da 4, também apresentam seu motor a combustão, porém com pneus de quaisquer tipos (pneumático).

As de classe 6 são os rebocadores, cuja sua maior ocorrência é em aeroportos, campos de futebol, golfe e em lugares onde é necessário o transporte de material.

Além dessa diferenciação, podemos ter também as empilhadeiras manuais, elétricas, de combustão e portuárias. A empilhadeira manual apresenta uma maior variedade, quanto aos tipos de empilhadeiras disponíveis no mercado, podendo atender as diferentes necessidades do consumidor.

O grande diferencial oferecido por esse produto, é com relação ao operador que poderá operá-lo em pé ou caminhando. As elétricas, por sua vez, são mais versáteis quanto a sua função no desempenho e suas características operacionais.

Próprias para serem operadas em locais fechados, podem ser encontradas em depósitos, armazéns ou frigoríficos.

As empilhadeiras de combustão são mais utilizadas em pátios, docas e portos. São maiores e possuem uma maior capacidade, podendo chegar até 70 toneladas e uma altura de elevação de 6,5 metros. Por fim, as portuárias são as de maior porte, são perfeitas para a movimentação de contêineres.

Compra e locação de empilhadeiras

Hoje em dia, é possível encontrarmos empresas disponíveis para o aluguel de empilhadeira e também, procurando bem, pessoas que estão vendendo sua empilhadeira usada. Você conhece as vantagens de tais negócios?

A compra de uma empilhadeira deve ser muito bem pensada e preparada, pois nem sempre é a melhor das opções para um bom negócio. Além da compra das máquinas em empresas, você também pode adquirir empilhadeiras usadas em sites de revenda de produtos.

Ao tomar essa decisão da compra, você deve levar em consideração o modelo que precisa, uma boa marca (já que será um grande investimento), a carga horária prevista para trabalho e o fornecedor que lhe fará a venda do produto.

Provavelmente você precisará da indicação de um responsável, para que a manutenção de sua máquina ocorra corretamente. O ideal é que a compra só seja realizada, caso os limites impostos pela máquina sejam respeitados, ou seja, quanto ao peso e a carga horária de trabalho, é preciso de um limite a ser seguido.

A locação de empilhadeiras pode lhe trazer grandes benefícios

Com o grande crescimento dos mercados existentes no mundo, já é possível que tenhamos em muitas áreas e situações a locação de alguns materiais, então aqui não seria diferente. O aluguel de empilhadeira é muito interessante quando se trata de operações logísticas, por exemplo.

A empresa responsável por essa locação poderá se preocupar com toda a questão da manutenção, cuidados a serem tomados e tudo mais que a máquina vier a exigir, enquanto a empresa contratante se preocupa apenas com a qualidade do seu serviço e de seus produtos para os consumidores.

Em muitos casos, é bem mais interessante você se preocupar com a locação de empilhadeira e investir mais nessa questão, do que ter que fazer um forte investimento contínuo, devido a compra da máquina, já que não será apenas o gasto físico do produto (que já é considerado bem elevado), mas também engloba todo um custo com a manutenção das peças e todo o resto.

Concluímos com isso, que é muito importante que você saiba muito bem se colocar diante a sua situação e saiba definir o que melhor lhe agrada.

É claro que, tratando de maneira geral, a locação de Empilhadeira tem um bom custo-benefício e é uma melhor opção para quem procura não gastar demais, não deixando de investir em um bom serviço.

Mas, se você acha que a compra da máquina valerá mais a pena, é sempre importante lembrar dos pontos cruciais na hora do pagamento. Seja uma questão de marca, qualidade, modelo e até preço, o importante é que o produto seja de qualidade, sejam empilhadeiras usadas ou recém compradas na loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *