Você conhece as funções das buchas e conexões?

As buchas de poliuretano são aplicadas em automóveis. Por sua vez, esse elemento é um polímero produzido através de reação química entre duas substâncias principais: um poliol (composto químico) e um diisocianato (ativador da reação).

Este polímero pertence a um grupo de plásticos que, por sua vez, são características de elastômero com possibilidade de modificação, devido à grande variação de durezas possíveis de se estabelecer na sua formulação.

Desta forma, apresenta baixo índice de condutividade térmica e permite, assim, a obtenção do dobro de eficiência térmica que se conseguiria com qualquer outro material com característica isolante.

Oferece, também, redução de cerca de 50% da espessura em suas fabricações em relação a utilização de outros materiais.

Utilidades das buchas poliuretano

O poliuretano é um produto sólido, que por sua vez, possui uma textura de espuma, podendo ser dividida em espuma flexível e espuma rígida. A primeira, faz parte das fabricações das peças da indústria automobilística.

Essas características do polímero são transpostas para os veículos. A utilização da bucha de poliuretano oferece vantagem no quesito de movimentação do automóvel.

Durante grandes esforços, garantem que os braços do controle funcionem de forma mais movimentos sem necessidade de estímulos externos, como pneus, molas e de amortecedores.

Desta forma, o esforço de frenagem impõe forças que tentam divergir as rodas dianteiras, ou seja, afastá-las uma da outra no ponto mais à frente.

Por sua vez, em uma curva acentuada, o esforço lateral dos pneus pode alterar os ângulos de esterçamento (movimento de girar o volante do automóvel para a esquerda ou para a direita) e câmber (ou cambagem, é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano vertical).

Portanto, o uso de buchas de poliuretano mais firmes garante o menor esforço de frenagem, e ainda, melhor movimentação do veículo durante período de grande esforço.

Mas, essas buchas fabricadas a partir de poliuretano tem menor poder de absorção em vibrações, cujos impactos provenientes do solo e da massa não suspensa do veículo (como rodas, pneus, discos e tambores de freio).

Quando o veículo está a 120 km/h numa rodovia, por exemplo, os pneus produzem uma frequência de vibração que deve ser absorvida pelo sistema de suspensão.

Mas, caso seja próxima à frequência natural de vibração dos braços de suspensão, montados com buchas de poliuretano, pode-se resultar em ampliação dessa frequência para a estrutura do veículo, em vez de sua absorção.

Mesmo que não esteja perto da frequência natural, sua elasticidade e sua capacidade de dissipar pequenas oscilações são menores, de modo que vibrações serão repassadas ao veículo como um todo.

Entenda as funcionalidades das conexões

A mangueira de gás, por exemplo, é um componente adicional de segurança que liga o botijão ao fogão, que por sua vez, fará a saída de gás.

A mais indicada é a mangueira feita de PVC transparente com tarja amarela. Ela possui uma camada interna situada em contato com o gás, tendo um reforço de tecido que garante a resistência mecânica.

Uma camada externa protege os componentes interiores e confere acabamento final. Todas essas características devem estar de acordo com a NBR 8613, da ABNT: Mangueira de PVC plastificado para instalações domésticas de Gás LP.

Caso o tamanho não seja adequado, é necessário a aplicação de uma emenda para mangueira. A conexão da mangueira deve possuir as seguintes características:

  • Inscrições com caracteres de 3 a 6 mm de altura;
  • Marca do fabricante;
  • Símbolo de conformidade reconhecido pelo Sistema Brasileiro de Certificação (INMETRO);
  • Ano de término da vida útil com a inscrição “VAL. ____”;
  • Número do lote;
  • As expressões: “Gás – GLP, NBR 8613, USO DOMÉSTICO COM REGULADOR, Pn 2,8kPa”.

As Conexões tupy preço depende de qual modelo específico é necessário: adaptadores, buchas, bujões, contraporca, cruzetas, junções, porcas, tampões e uniões. As conexões tupy é formada por ferro maleável, utilizadas na condução de líquidos, gases e vapores, destinadas para uso residencial, predial e industrial.

Essas conexões possuem roscas BSP e NPT, comumente utilizadas em tubulações, a vedação nesses tipos de rosca se dá pelo aperto dos filetes e adição de um vedante, normalmente uma fita de teflon.

Elas são produzidas com acabamentos de superfície pretas ou galvanizadas (operação de recobrir o ferro ou o aço com uma camada de zinco metálico, para fins de proteção contra os efeitos da oxidação) em conformidade com as normas nacionais e internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima