Como funciona o controle de temperatura?

O controle de temperatura e seus mecanismos são aplicados para diversas funções em nosso dia a dia, tanto em escalas industriais para segurança, quanto em residências mantendo a temperatura constante e climatizada.

Com o aumento da tecnologia, esses produtos se tornaram acessíveis para boa parte da população e podem ser empregados em diversos setores além do industrial, onde sua utilização teve início.

Existem, no mercado, diversos tipos de sensores para essa funcionalidade, cada um com um tipo de especificação e uso adequado.

O sensor térmico nada mais é que um dispositivo de medição que detecta a temperatura de um dispositivo ou produto

Sua flexibilidade permite um uso diversificado, presente desde em motores de carros e resistências elétricas, até em indústrias de alto desempenho – onde há riscos reais de combustão com o menor dos erros.

Conheça os tipos de sensores mais comuns

Vamos passear pelo mundo dos sensores exemplificando o que há de mais moderno e usado no mercado atualmente, além de suas aplicações e peculiaridades.

1. Sensor RTDs

O sensor recebe esse nome por conta de sua resistência, que por sua vez, é chamada de RTD.

Basicamente consiste em um enrolamento de fio que, através da mudança de temperatura, aplicada no resistor, quanto mais quente ele se torna, maior o valor de sua resistência elétrica.

Normalmente é fabricada com platina, que por ser um material linear e com ampla faixa de temperatura é bastante confiável, preciso e com resposta rápida.

Sensores de temperatura por infravermelho sem contato

Esse sensor absorve radiação infravermelha emitida por uma superfície aquecida, aplicado em locais onde não é possível a medição direta no aparelho.

Através do sensor infravermelho sem contato, a luz recebida é transformada em um sinal elétrico que corresponde a uma determinada temperatura.

2. Termistor

Os termistores são os mais sensíveis aparelhos do mercado e possuem uma faixa de temperatura limitada, o que os tornam menos flexíveis para usos em geral.

O termistor é um dispositivo com uma resistência elétrica proporcional ao clima.

Existem dois tipos de termistores, o primeiro é conhecido como NTC, onde a resistência cai de forma não linear com o aumento da temperatura, e o PTC, que aumenta à medida que a ação aumenta.

3. Termostato de temperatura

O termostato de temperatura é um tipo de sensor pode ser utilizado também em residências para controle climático em ambientes específicos.

Assim que a temperatura atinge o nível programado o termostato desliga o aquecedor ou liga o ar condicionado, conforme preferência e disponibilidade do cliente.

Pode também ser utilizado nas áreas rurais, para controle em estufas. No setor de PETs, pode ser encontrado para analisar temperatura de terreiros de animais exóticos e répteis, principalmente.

Se a sua ideia é aplicar o equipamento na sua vida diária, a melhor opção é o termostato digital, pois ele permite que você realize programações de temperatura em dias e horários específicos.

Com ele você não precisa se preocupar em mudar a climatização manualmente, pois o aparelho realizará a programação que foi estabelecida, economizando assim gastos desnecessários de energia elétrica.

O termostato analógico é aconselhável em áreas úmidas, como banheiros e lavanderias, melhorando seu desempenho e durabilidade por conta da umidade.

Os termostatos digitais, de maneira geral, são mais frágeis em relação à umidade e isso pode acarretar em defeitos no aparelho e menor tempo de vida.

Termopares são sensores de temperatura simples e de baixo custo, amplamente utilizados em vários processos de medição de temperatura.

Basicamente, é constituído por dois metais distintos, que unidos formam um circuito fechado, permitindo a leitura do processo de onde for aplicado.

4. Termopar tipo k

Existem no mercado diversos tipos de termopares, sempre definidos através de letras do alfabeto (tipo E, J, N, B, R, S e o mais comum, tipo K).

O termopar tipo k de uso genérico e mais comum no mercado, ele tem um baixo custo e está disponível em variadas sondas.

Normalmente cobrem temperaturas entre -200 e 1200 °C, por conta dessa abrangência, costuma atender diversos tipos de produtos.

Com a ampla variedade de termopares presentes no mercado, essa opção é a mais segura e com melhor custo-benefício.

Onde encontrar esses tipos de equipamentos?

Se deseja encontrar equipamentos de controle de temperaturas qualificados e com baixo custo, é recomendável realizar, antes de tudo, uma pesquisa de mercado.

Nessa primeira fase, é válido consultar diversas empresas no setor que atuam com esse produto, comparando valores e qualidade dos utensílios.

Assim, você conseguirá optar pelo equipamento com melhor relação de custo e benefício, garantindo um negócio vantajoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima