Os benefícios das válvulas e peças na indústria

O setor industrial é importante para a vida das pessoas, pois realiza atividades diárias com a fabricação de produtos que são comercializados e facilitam o dia a dia das empresas.

Existem diversos segmentos diferentes de atuação, onde as companhias produzem peças e mercadorias, visando o crescimento de mercado, alcance dos lucros e reconhecimento do público.

As empresas industriais utilizam peças de controle de fluxo de líquidos, fluidos e gases que são usados para a confecção de produtos, para conseguir controlar o uso dessas substâncias ou realizar o transporte de um eixo a outro com qualidade e sem gerar desperdícios.

Para que esses procedimentos aconteçam, os responsáveis pelo setor precisam investir em peças e válvulas que tenham a função de ajudar nos processos produtivos.

A função dos equipamentos e válvulas de controle na indústria

Diversas empresas que atuam na área industrial utilizam um atuador pneumático dupla ação, aparelho que fornece a energia que o ar comprimido possui para geração de movimento mecânico.

Os principais itens que esta máquina possui são um diafragma ou pistão que desenvolve uma força motriz que mantém o cilindro cheio de ar na parte superior, permitindo que a pressão do ar movimente o pistão/diafragma, realizando um movimento nas válvulas.

O modelo de dupla ação possui uma porta nas extremidades que movem o pistão para frente e para trás, realizando uma alternância nas portas que recebem a pressão de ar.

Esse tipo de atuador necessita de uma capacidade energética maior que o modelo de ação simples, mas é necessário ser usado quando há a necessidade de movimentar uma carga para mesma direção, por exemplo, ao abrir e fechar uma porta.

O mercado oferece dois tipos de atuador pneumático dupla ação: o linear que é indicado para a atuação de válvulas globo, gaveta, guilhotina e outros tipos. Já o rotativo funciona bem com válvula borboleta, macho, de esfera, etc.

As vantagens deste equipamento são: o uso de ar comprimido que pode ter um armazenamento simples e fácil, não apresenta riscos aos ambientes, não poluente e outros fatores.

Usando o atuador pneumático na sua empresa os processos terão qualidade, segurança, tecnologia limpa, canalização fácil, alta potência, força e velocidade.

Um outro modelo muito usado na indústria, que ajuda a prevenir vazamento de líquidos, gases ou fluidos sob pressão são os selos mecânicos especiais.

Essa peça pode ser usada em: bombas centrífugas, reatores, caixa de selagens e outras máquinas, evitando vazamentos e assim garantindo um bom tempo de vida útil, pois garantem uma excelente vedação durável, segura e confiável.

A importância das peças de vedação

O anel de vedação é utilizado em serviços ou instalações que tenham a passagem de água, evitando desperdícios. Com formato circular, esse anel é produzido com elastômeros, polímeros com propriedades elásticas semelhantes à borracha, que possui resistência para suportar grandes deformações antes de acontecer uma ruptura.

Uma outra opção de anel que é usado em alguns setores, é o anel oring preço. Esse tipo é ótimo para máquinas sem movimento, contra produtos de estado líquido ou gasoso, mas nada impede que este anel seja usado em vedações oscilantes, dinâmicas e rotativas.

Possuem um processo simples de fabricação, bom custo-benefício e suportam uma grande quantidade de pressão. O tipo de matéria-prima usada para a produção deste anel são silicone ou borracha nitrílica. Os benefícios de utilizar esses modelos de anéis são:

  • Flexibilidade;
  • Solidez;
  • Resistência a várias temperaturas;
  • Firmeza quando entra em contato com processos químicos.

O uso de válvulas nas empresas ajudam a controlar e regular fluidos e substâncias. O mercado possui muitos modelos de válvula que são usadas em processos diferentes para atender às necessidades dos serviços.

Uma valvula solenoide funciona de forma eletromecânica que é controlada por bobinas solenoides. A composição desta válvula é feita por corpo, tampa, diafragma e mola.

Esse modelo de válvula pode ser usado em aplicações com água, gás, ar, GLP, GNV, gases, óleo e outros líquidos. O modelo solenoide é muito importante em processos de automação industrial, facilitando a abertura, fechamento, dosagem, mistura, distribuição do fluxo de óleos, líquidos e fluidos, garantindo a proteção e controle durante a realização dos serviços.

O regulador de pressão é um dispositivo muito usado para o controle de botijão de gás. A presença desse item ajuda na alimentação das bocas do fogão, oferecendo segurança durante a utilização.

Portanto, o uso de peças de conexão e válvulas de controle é muito importante no dia a dia, seja nos processos industriais ou em situações cotidianas.

Procurar estabelecimentos que atuam na venda destas peças e aparelhos que tenham um custo acessível é uma maneira de conseguir segurança nas atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *