Conheça alguns sistemas de controle de fluidos mais utilizados

O controle de fluidos, sejam estes sólidos ou gasosos, exige o uso peças específicas para que isso seja possível. Isso faz com que essas peças se tornem cada vez mais sofisticadas. Isso acontece porque as aplicações estão se tornando mais exigentes e estão se expandindo cada vez mais.

Esse controle pode exigir diferentes tipos de válvulas e o tipo que deverá ser usado vai depender de fatores como segurança, preocupação ambiental, local de operação, tipo de fluido etc.

Independentemente do tipo de válvula e desses fatores, sempre haverá a necessidade de controle de fluidos e vedação, seja em indústrias ou em uma simples residência.

Se você tem dúvidas ou deseja saber um pouco mais sobre como funciona, este artigo irá te ajudar a entender um pouco mais sobre a importância do controle de fluidos e as peças que você pode usar para isso.

Por que o controle de fluido é importante?

O controle de fluidos é bastante comum e importante, principalmente na indústria. Esse controle é importante porque otimiza o trabalho e garante mais segurança.

Para que os acessórios utilizados no controle de fluidos funcionem corretamente, é importante saber manuseá-los e verificar se a fabricação está conforme as regras determinadas pela ABNT.

Assim, os acessórios utilizados precisam possuir características como resistência e eficiência e os objetivos mais comuns do uso de peças para o controle de fluidos são:

  • Prevenção de vazão;
  • Controle e alívio de pressão;
  • Controle de vazão por direção;
  • Limitação de vasão.

Para que você entenda melhor esse processo de controle, precisa conhecer os itens utilizados para isso. Confira no tópico a seguir as peças mais utilizadas no controle de fluidos.

Peças comuns no controle de fluidos

Existem diversas peças que são utilizadas no controle de fluidos. Uma delas é a escova de vedação, que é composta por base rígida e fios semi flexíveis. Ela pode ser utilizada em diversos ambientes no intuito de prevenir frestas e aberturas.

É ideal para bloquear passagens de luz, ar, água dentre outros, inclusive na vedação de máquinas. Seu uso é bastante comum no meio industrial. Quando é usada para vedar máquinas, isto visa eliminar quaisquer riscos de danos aos equipamentos industriais.

Outra peça bastante utilizada é a válvula borboleta com atuador pneumático. Trata-se de um equipamento utilizado na regulagem, bloqueio e controle de fluidos, podendo ser utilizado em praticamente todos os sistemas hidráulicos.

Pelo fato de possuir um design compacto, essa válvula ocupa menos espaço e é empregada em tubulações de vários tamanhos. Uma vantagem especial desse tipo de válvula é que ela não exige muitas manutenções e isso se deve ao fato de este equipamento ser simples e fácil de usar. A manutenção só se faz necessária em caso de danos ou desgaste das peças.

Já as juntas de vedação para flanges também são bastante utilizadas nos diversos setores industriais, mas principalmente na manutenção dos equipamentos, oferecendo reposição de juntas para tratores, aviões, navios etc.

Essas juntas são de fácil aplicação. Mas, apesar disso, seu uso é muito importante para garantir a correta manutenção de equipamentos industriais.

A valvula de retenção é utilizada para fazer o direcionamento de um fluido. Trata-se de um acessório mecânico que permite que o fluido escoe em apenas uma direção. Essas válvulas atuam de maneira automática, não sendo necessária a ajuda de um operador ou atuador de controle eletrônico.

Esses não são os únicos componentes utilizados para o controle de fluidos ou vedação. Outro bastante comum nas indústrias é a junta de dilatação.

Basicamente, essas juntas foram criadas para absorver a variação dos volumes dos materiais, além de acalmar os efeitos de vibrações e movimentos dos mais variados tipos de estruturas.

Quando há a necessidade de vedação perfeita entre tubo de esgoto e locais como saída de bacias sanitárias, existem outros componentes que são bastante utilizados. Um exemplo disso é o anel de vedação, que é durável e não resseca, não estrangulando a vazão de água e detritos.

Para o controle de fluidos e garantir vedações perfeitas, existem componentes ideais para isso, como você mesmo pôde constatar.

Sem esses componentes, o controle de fluido e vedações seriam impossíveis de serem concretizados,o que acarretaria em vários prejuízos.

Portanto, em casos de necessidade de controle de fluidos, seja ele água, óleo, gases etc. bem como vedações, é possível contar com as componentes corretos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *