3 equipamentos para o transporte de equipamentos e cargas

O transporte de equipamentos e cargas pesadas é bastante importante para diversos segmentos. As operações são complexas, demandam maquinários específicos e de grande porte, além de conhecimentos técnicos e de segurança.

Na indústria, as operações envolvendo caminhões munck ou guinchos plataforma, que possibilitam a montagem industrial. Mais ainda, os equipamentos estão envolvidos na entrega de maquinários e equipamentos específicos para as linhas de produção.

Já os transportadores de arraste, geralmente empregados no interior das fábricas, fazem a condução de materiais e peças de todas as dimensões e pesos.

Por outro lado, há o aluguel de máquinas, bastante popular nas obras de construção civil, possibilitando o acesso a equipamentos de grande porte para utilizações temporárias.

A prática também requer o emprego de caminhões munck ou guinchos plataforma.

Transportador de arraste

transportador de arraste é um equipamento que tem como função realizar o transporte de diferentes tipos de materiais a granel, que costuma ser utilizado para a movimentação de fertilizantes, cimento, minérios, entre outros materiais.

O equipamento ainda pode ser empregado para objetos de grandes dimensões, movidos em cadeia.

Trata-se de um maquinário robusto, escolhido quase sempre devido à sua durabilidade e desempenho na operação em baixa velocidade.

A superfície do equipamento pode ser revestida conforme a aplicação ou equipada para refrigeração, com ampla variação de temperatura.

Isso resulta no transporte dinâmico dos materiais, mesmo suportando cargas excessivas. Além disso, a operação ocorre sem perdas, vazamentos ou emissão de poeira. As instalações podem ser tanto na horizontal quanto em um plano inclinado.

Caminhão Munck

O caminhão munck, também chamado de guindauto, é montado sobre o chassi de um caminhão convencional, ou concebido em um único conjunto.

O equipamento desempenha a função de movimentar grandes pesos, com capacidade de operação em locais confinados, com limitações de distância ou altura.

Ele é usado para movimentar cargas de peso elevado, por meio de um braço hidráulico de içamento. Por isso, ele costuma ser utilizado para transportar, descarregar ou remover maquinários ou peças pesadas.

Trata-se de um equipamento semelhante ao guindaste. Porém, a diferença é que o caminhão munck tem usos mais específicos, pois o braço mecânico permite uma série de movimentações, com a vantagem de poder fazer a locomoção de um lugar ao outro.

O maquinário é bastante empregado no setor da construção civil, transporte de estruturas metálicas, em usinas e indústrias para a realização de trabalhos de mobilidade e serviços que envolvem o transporte de máquinas ou cargas pesadas.

Guincho plataforma

Geralmente utilizando para o serviço de guincho e transporte de veículos, este tipo de equipamento consiste em uma espécie de chapa acoplada aos caminhões.

Com uma estrutura que geralmente é fabricada em alumínio, o guincho plataforma é leve, o que faz com que a sua instalação resulte em mais durabilidade e menos gastos com combustível.

O equipamento é bastante utilizado para o deslocamento de veículos leves e pesados, principalmente para o auto-socorro.

Entretanto, o sistema garante boa acessibilidade e praticidade na transportação, o que facilita o uso para outras necessidades como fretes e mudanças, por exemplo.

Segurança na movimentação de cargas e equipamentos

Os acidentes de trabalho são um grave problema a que todos os funcionários envolvidos na movimentação de carga estão sujeitos, já que a atividade apresenta riscos específicos.

Desse modo, às empresas do setor logístico ou de aluguel de equipamentos, cabe a compreensão da importância das normas regulamentadoras que definem os requisitos de segurança a serem cumpridos na movimentação e transporte de cargas.

É fundamental que o motorista e demais funcionários envolvidos na operação sejam autorizados e qualificados para a função, com uma autorização especial de trânsito.

Também é preciso ter conhecimento sobre a infraestrutura rodoviária, legislações e procedimentos envolvidos para promover a proteção de máquinas e equipamentos.

Mais do que isso, os profissionais devem atentar-se para a valorização de suas próprias vidas e de pessoas que possam transitar próximo ao local durante as operações.

Algumas dicas para contratar os serviços de movimentação de cargas ou equipamentos são:

  • Atentar-se para a escolha do equipamento mais adequado;
  • Certificar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual e segurança;
  • Atentar-se para a contratação de profissionais de qualidade;
  • Ler atentamente e tirar as dúvidas antes de firmar contrato.

Desta forma, é possível garantir que os serviços serão realizados de forma satisfatória, com atenção para a integridade das cargas transportadas, independentemente de sua dimensão ou peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *