Equipamentos

O uso de equipamentos pneumáticos na indústria

A indústria e seus processos já fazem parte da vida em sociedade, dessa forma as pessoas usufruem de seus produtos sem mesmo perceber suas origens. Mas em sua grande maioria tem origem nas indústrias ou passam por ela. E esses processos são desenvolvidos por diversos equipamentos, como os equipamentos pneumáticos.

Dessa forma, essa área movimenta muito a economia e também transforma comportamentos e padrões sociais, que passam a utilizar mais seus produtos, visto que são em sua maioria facilitadores no desenvolvimento das atividades em diversas áreas, tanto no âmbito pessoal como no profissional.

Todos os setores e segmentos industriais impactam direta e indiretamente na sociedade, por isso que todos são importantes e estão em constante desenvolvimento.

Entretanto uma área que vem ganhando mais destaque notoriedade é a indústria pneumatica. Sendo ela o ramo que estuda e aplica o uso do gás ou ar pressurizado para a locomoção dos objetos.

A sua necessidade de utilização se tornou crescente devido à urgência no transporte de itens em uma distância curta. Além disso, quando comparada com outros modelos, como a hidráulica e a pneumática, apresenta diversas vantagens, entre elas:

  • Simplicidade nos processos;
  • Maior rentabilidade;
  • Mais econômica;
  • Mais flexível;
  • Mais segura;
  • Mais otimização do tempo.

Além disso, são aplicadas em sua maioria no processo de automação, sendo a solução para muitos problemas que surgem nesse cenário.

Equipamentos pneumáticos

A indústria apresenta alguns equipamentos que são utilizados para que os processos pneumáticos possam ocorrer, dessa forma um dos equipamentos utilizados é o compressor de ar, que tem como função gerar o ar comprimido que será utilizado em uma diversidade de equipamentos, como motores, cilindros e demais equipamentos pneumáticos.

O sistema pneumático é composto pelo gerador – que compreende um compressor e secador, sendo que o ar comprimido é gerado e depois passado por um secador para remover o excesso de água.

Depois há a linha de distribuição que possui uma tubulação de metal ou plástico responsável pelo transporte e condução do ar para todas as áreas da indústria, no qual a sua aplicação se faz presente.

E por fim é a aplicação para execução de tarefas como automatizar um movimento ou alimentar uma ferramenta pneumática.

Cilindros

Um dos componentes da aplicação do sistema é o cilindro pneumático preço que faz uso do ar comprimido para que seja exercida uma força em um determinado curso. Os modelos mais simples são compostos por uma câmera cilíndrica, canais de entrada e de escape e também um pistão móvel.

Por ser essencial ao processo pneumático, os cilindros precisam ter manutenções periódicas e constantes, variando de acordo com a frequência e intensidade que esse sistema é utilizado.

Ainda é possível realizar, além da manutenção, a recuperação de cilindros, processo conduzido por empresas e profissionais especializados na área, pois dependendo do material que o cilindro é fabricado ele pode sofrer com as ações de intemperismo e com isso perder a sua capacidade de produção.

Dessa forma há no mercado diversos produtos que podem ser aplicados aos cilindros para que ocorra a sua recuperação e manutenção sendo que um dos produtos utilizados nesse processo de recuperação é o decapante para metal que por meio de sua aplicação correta e segura consegue recuperar as características que a corrosão e demais desgastes na peça produzem, ou seja, sua potência e capacidade de produção.

Como os cilindros são compostos por peças diversificadas estas também precisam ser analisadas e verificadas com frequência para que nenhum dano, tanto na produção quanto na utilização do produto, ocorra.

O pistão, por exemplo, pode ser tanto hidráulico como pneumático. Cada um possui características distintas, mas podem ser aplicados em áreas afins, a principal diferença entre ambos são os seus sistemas que geram a força do equipamento.

O pistão hidraulico faz uso do óleo ou líquidos pressurizados, assim tem como vantagens a força alta e ser constante em diferentes velocidades, em uma grande quantidade de tempo, e permite uma precisão melhor que os modelos pneumáticos. Além disso são versáteis e podem ser aplicados em vários processos dentro da industria.

Em contra partida, faz uso de uma fonte de energia mais cara, não tem uma velocidade tão alta, estão sujeitos a vazamentos de óleos e seu processo de manutenção também é menos econômico.

Já o pistão pneumatico que faz uso do ar comprimido é mais veloz, tem uma manutenção mais simplificada, sua fonte de energia é mais econômica e também consegue atingir velocidades altas e constantes. Entretanto tem uma precisão menor que o hidráulico.

Dessa forma, os processos pneumáticos são mais simples, sustentáveis e econômicos, devido a essas e demais características que vem sendo utilizadas com mais constância na indústria nos últimos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *