A importância da metrologia nos laboratórios

A metrologia, conhecida como medição tridimensional, ou seja, método que garante a precisão dentro dos processos produtivos, é muito importante no dia a dia das grandes indústrias. Isso porque, por meio dela é possível medir e controlar um produto, tanto em sua forma geométrica e tamanho, como em altura, por exemplo.

Assim, com a metrologia, os meios de produção se tornam mais eficientes, diminuindo significativamente a ocorrência de falhas nos processos a que são submetidos.

A importância da metrologia em indústrias

A metrologia oferece às indústrias um sistema capaz de medir dados precisos a respeito de um produto.

Assim, com técnicas especializadas ao utilizar uma máquina de medição, torna-se possível medir todas as informações do item que se encontra em processo produtivo, tal como suas particularidades, dimensões e formas.

Para os procedimentos de medição, utiliza-se um sistema que se baseia em coordenadas e pode ser controlado por meio de um plano tridimensional. Ou seja, um espaço com profundidade física no qual um objeto consegue ser trabalhado.

O sistema que realiza a medição é conhecido como MMC, que significa medição tridimensional.

Alguns itens precisam passar por uma estufa esterilizadora antes de realizarem esse procedimento. Quando as medições são captadas, todas as informações levantadas são encaminhadas para um computador por meio sensores diversos (que podem ser eletrônicos, ópticos ou mecânicos).

Quando chegam no computador, um técnico especializado nesse tipo de serviço processa os dados e as coordenadas e calcula, com o auxílio de programas, as dimensões de cada parte do objeto específico.

Dessa forma, no sistema MMC, utiliza-se a mais alta tecnologia, que pode ser aplicado em diversos setores como:

  • Indústrias metalúrgicas;
  • Indústrias de usinagem;
  • Indústrias aeroespaciais;
  • Indústrias automobilísticas.

Medição tridimensional: Vantagens industriais

Muito utilizadas por indústrias do mundo inteiro, a medição tridimensional oferece diversas vantagens nas linhas produtivas.

Isso porque, por meio dela, é possível obter todas as informações necessárias de medição de um objeto, minimizando chances de erros, tanto de informação aos clientes como de fabricação das peça.

Pela medição ser feita com sistemas computadorizados é possível obter informações mais precisas. Assim, as indústrias que usufruem de serviços de metrologia, utilizam softwares especializados para o controle de dados que chegam após a realização da medição tridimensional.

Equipamentos de medição

Com isso, os softwares projetam, preparam e desenvolvem todo o cenário computadorizado para recebê-las. Por vezes, isso pode incluir um Banho maria para laboratório.

Além disso, é importante dizer que os equipamentos de medição têm alta precisão, descartando chance de erros e desavenças.

Por isso, é muito importante que todos os profissionais que atuam em áreas de metrologia, sejam especializados e possuam as capacitações corretas. Os principais instrumentos utilizados para medição em indústrias são:

  • multímetro (medição elétrica, watts e voltagens);
  • balança de precisão (medição de pesos);
  • paquímetro (profundidade e dimensões lineares);
  • micrômetro (medição da espessura, distâncias e ângulos).

Além desses instrumentos, também é utilizado o rugosímetro (medição da rugosidade de um fluído), o megômetro (medidor de tensões), o alicate amperímetro (medição de correntes elétricas), os relógios apalpadores (paralelismo, alinhamento e centragem) e a trena (medição de distâncias).

Todos esses instrumentos fazem parte do processo de metrologia. Por vezes, são utilizados na junção de outros instrumentos, como é o caso do microscópio biológico, que também pode realizar funções industriais, como a visualização de itens milimétricos.

O microscópio biológico é normalmente utilizado para analisar microorganismos e pode ser aplicado em centros universitários, laboratórios hospitalares e, principalmente, no ramo industrial.

Ao utilizar o microscópio biológico, é possível aumentar em até 1.600 vezes a imagem de itens por meio de uma Câmera para microscópio.

Por isso, pode ser utilizado em indústrias junto aos instrumentos de metrologia, para medição de itens milimétricos, que realmente precisam de um microscópio para sua avaliação. Esse processo de medição é conhecido como microscopia.

A metrologia aplicada

Além de sua ampla eficiência, o custo-benefício de serviços de metrologia é ótimo, pois todo o investimento em máquinas, termometro digital, softwares e profissionais qualificados, retornam em forma de lucro em um curto período de tempo.

Afinal, com o uso de dados específicos obtidos pela medição tridimensional, é possível ter total controle sobre um produto, captando dele todas as informações necessárias para sua finalização no ramo industrial, como para a sua venda quando for inserido no comércio.

Ou seja, fica evidente que a metrologia é muito vantajosa e essencial nas indústrias, pois com ela é possível alcançar a perfeição de produtos, gerando economias em relação a retrabalhos e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *