O que é e como funciona o processo de automação na indústria

Com o passar dos anos, a indústria foi se adaptando cada vez mais a modernidade. Equipamentos manuais foram substituídos por máquinas mais tecnológicas, controladas por softwares e computadores.

Robôs foram construídos para que o trabalho industrial fosse feito de forma mais rápida e eficiente. À essa aplicação de tecnologias com softwares e hardwares dá-se o nome de automação industrial.

O objetivo é diminuir a necessidade de trabalho humano, aumentando a velocidade da produção e permitindo melhor controle dos processos.

O surgimento da automação industrial não eliminou todos os sistemas mais simples e manuais, mas veio para auxiliar. As indústrias que utilizam a automação são chamadas de “fabricas inteligentes”.

Quando a automação surgiu?

A Revolução Industrial trouxe diversas mudanças para o mundo. Uma delas foi a automação industrial, que surgiu no fim do século XIX. Um dos exemplos de máquinas que apareceram nesse momento foi a esteira transportadora industrial preço. Elas surgiram para facilitar a movimentação dos produtos fabricados e, assim, agilizar o trabalho.

A esteira também reduziu o valor gasto com a produção. Já que os trabalhadores não precisavam mais se movimentar tanto, não precisavam de tantos contratados.

Sendo assim, o lucro aumentou enquanto os gastos diminuíram. Ela pode ser utilizada em todos os tipos de indústria.

No entanto, no início da automação industrial, os equipamentos eram simplesmente automáticos, mas não controlados por softwares e números.

Isso surgiu na década de 1970 e, de lá para cá, só avançou. Hoje, esse processo já é aplicado em quase todas as indústrias de maneira natural e necessária.

Outros exemplos de equipamentos de automação

Além da esteira, que já citamos, existem diversos tipos de equipamentos automatizados. Um deles é o quadro de transferência automática (QTA).

Seu objetivo é permitir o funcionamento de equipamentos elétricos em caso de falta de energia. Ele é um painel eletrico que é acionado automaticamente em casos necessários. Assim, a produção industrial não sofre nenhum prejuízo em caso de problemas como esses.

Ao religar a energia elétrica, o QTA permanece funcionando por um tempo para se ter certeza de que nada parecido acontecerá novamente. É um equipamento de segurança que toda grande indústria necessita ter.

Outro exemplo de equipamento que podemos citar é o quadro geral de baixa tensão. Sua função é controlar e proteger os circuitos de distribuição de energia, para que esta não seja nem maior e nem menor do que o necessário.

Esses quadros são os paineis principais de distribuição de energia nas indústrias e são utilizados, normalmente, em locais muito grandes. Assim como o QTA, também são equipamentos de segurança para o dia a dia de trabalho.

De modo geral, quase tudo em uma indústria pode ser automatizado. Alguns outros tipos de equipamento de automação são:

  • Máquinas de solda;
  • Máquinas de controle de pH;
  • Máquinas de corte e embalagem;
  • Máquinas de montagem em geral;
  • Máquinas de testes;
  • Sistemas de supervisão.

A importância da automação na indústria

O controle dos processo industriais acabou sendo o mais beneficiado com o surgimento da automação. Sua importância mora aí.

Além disso, as decisões que devem ser tomadas no dia a dia industrial também ganhou um aliado: os dados e o computador. Assim, coordenar os trabalhos realizados passou a ser menos complexo para os gestores dessa área.

Apesar da instalação desse processo não ser barata, acaba sendo uma opção de investimento. Isso porque os lucros podem aumentar com o tempo, assim como a diminuição de gastos.

A automação melhorou o diálogo entre o humano e os sistemas e permitiu o monitoramento de forma mais qualificada, independente de onde a pessoa estiver. Inclusive, proporciona um sistema de comunicação completo.

A descentralização dos trabalhos é outro beneficio trazido com o sistema de automação industrial. Com ela, não é mais necessário estar em cima das máquinas o tempo todo para que a produção seja feita de forma correta.

Além disso, ela trouxe a possibilidade de alteração de determinados processos com apenas um clique ou uma programação.

Por fim, a automação consegue mostrar o que está errado e o que pode melhorar nos processos industriais.

No final das contas, ela é uma grande aliada das fábricas e indústrias ao redor do mundo. Podemos concluir que a automação nasceu para facilitar o trabalho dos servidores e aumentar o lucro da indústria. Além disso, o produto produzido e fabricado também acaba ganhando em qualidade e perfeição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima