EquipamentosIndústria

O uso da pressão no ambiente industrial

Quando boa parte das pessoas pensa no segmento industrial, elas imaginam um espaço grande, repleto de equipamentos de alta tecnologia que, por sua vez, têm o papel de facilitar a transformação de matérias-primas em produtos acabados.

Todavia, também é preciso considerar que, apesar da tecnologia digital estar cada vez mais disseminada (inclusive na indústria), também há técnicas usadas no ambiente fabril que são muito menos modernas do que se imagina.

No caso de algumas em particular, o princípio que permite o seu funcionamento é muito básico e presente, naturalmente, no planeta: é o caso, por exemplo, da pressão.

Quer aprender mais a respeito disso? Então continue lendo e confira alguns itens imprescindíveis para fábricas que a utilizam para aprimorar seus processos e torná-los mais eficientes.

  1. Reguladores de pressão

Como a indústria se responsabiliza por transformar matérias-primas em itens acabados, ela precisa realizar diversos processos químico-físicos em suas dependências. Eles, por sua vez, dependem da realização de um controle meticuloso de diversas variáveis, tais como:

  • Temperatura;

  • Velocidade, no caso de fluidos em fluxo;

  • Umidade;

  • Pressão.

Caso qualquer um deles saia dos níveis ideais para a realização de determinado processo, pode haver problemas. Por conta disso, é comum usar mecanismos para manter todos os índices sob controle, como o regulador de pressão.

Ele se diferencia de um mero aferidor, pois, além de mensurar essa variável de forma constante, entra em ação para corrigi-la caso ela saia dos níveis configurados.

Além de garantir a eficiência dos processos industriais, esse item também é de grande ajuda para manter a segurança no interior da fábrica.

No caso do regulador de pressão para compressor, por exemplo, ele alivia a pressão caso ela se torne excessiva, o que, por sua vez, é de grande ajuda para que não haja explosões – que, por sua vez, podem causar sérios ferimentos.

  1. Vasos de pressão

Em alguns casos, a pressão não é usada para os processos industriais em si: ela também pode ser útil para comprimir fluidos usados neles, fazendo com que se tornem mais fáceis tanto de transportar quanto de armazenar.

Caso seu estabelecimento opte por fazer isso, é importante considerar que é preciso contar com recipientes adequados para armazenar esses fluídos enquanto eles estiverem sob essa condição: os vasos de pressão.

Como sua estrutura é projetada especialmente para desempenhar essa tarefa, as chances de acidentes são drasticamente reduzidas.

Vale ressaltar que, assim como no caso de muitos outros equipamentos usados na indústria, esse item está disponível em diversos modelos.

Há, por exemplo, aqueles projetados especificamente para o armazenamento de gases, bem como aqueles que são e que não são sujeitos a chamas.

Por conta disso, é importante estudar todos os tipos de vasos de pressão existentes no mercado e verificar qual é o que melhor atenderá às necessidades da sua empresa.

  1. Mangueira de alta pressão

A pressão também é muito usada em procedimentos de limpeza, de modo geral. Por exemplo: no caso da higienização de fachadas de edifícios, é comum usar a água em alta pressão, já que ela ajuda a remover as impurezas que se depositam sobre a superfície ao longo do tempo.

No entanto, para que isso seja possível, é fundamental contar com uma mangueira apropriada para tal, como a mangueira para lavadora de alta pressão. Isso é importante pois as variedades comuns desse objeto podem não suportar a pressão em seu interior, e, consequentemente, eles serão danificados.

  1. Equipamentos pneumáticos e hidráulicos

Devido à eficiência com a qual é possível realizar tarefas com a ajuda da pressão, os fabricantes de acabamentos industriais têm criado cada vez mais equipamentos que usam esse efeito para otimizar uma série de tarefas.

Há duas maneiras de se fazer isso: usando a força do ar comprimido (mecanismo pneumático) ou de um fluido líquido, como a água (mecanismo hidráulico). Há diversos equipamentos que usam ambos os mecanismos, o que permite que você escolha aquele que melhor o serve.

Vale ressaltar que, assim como os demais casos de equipamentos que usam a pressão para tornar o seu equipamento mais eficiente, tais máquinas precisam passar por um cronograma de manutenções rígido.

Isso pois, caso aconteça qualquer vazamento ou excesso de pressão, há a chance de que haja problemas de funcionamento no item, ou mesmo acidentes. Da mesma forma, recomenda-se o uso de um regulador de pressão de água ou do ar, conforme o mecanismo usado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *