Os tipos de indústria e seus detalhes

Hoje, com o aumento da necessidade da população para a produção de vários tipos de produtos acabou ajudando a criação de uma grande quantidade de  inúmeros tipos de indústrias que produzem os mais diversos tipos de serviços e produtos.

Basicamente a indústria é responsável por coletar a matéria prima  e transformá la para posteriormente conseguir alterar esse material e realizar a produção de produtos específicos para serem usados em outras indústrias ou enviados para o consumidor final.

Assim, podem ser classificadas  em algumas categorias sendo elas  indústrias base, intermediárias, bens de consumo e também de ponta, porém todos os tipos conseguem incorporar um método  de produção grande além de contarem com equipamentos necessários para ajudar nesses processos.

Outro ponto, é que além de seus segmentos específicos alguns fatores importantes também podem definir o sucesso da empresa como por exemplo, a localização.

No caso das empresas de bens de consumo, por se tratar de produtos de consumo imediato, estar próximo aos consumidores finais ajuda a mantar o valor baixo do produto além de economizar com transporte de carga.

Industria base

Por definição, as industrias tipo base, são responsáveis por extrair a matéria prima para então começar a produção de seus derivados.

Nessa categoria, existe uma transformação da energia ou dos materiais coletados em estado bruto para então serem processadas e utilizadas em outras indústrias.

Resumindo, são elas que coletam os matérias brutos da natureza para iniciarem o ciclo de produção e refinamento daquele material. Como exemplo de industrias base tem:

  • Petroquímicas;
  • Metalúrgica;
  • Siderúrgica;
  • Extração de madeira.

Industrias intermediárias

Esse tipo de indústria, servem para coletar as materias primas geradas pelas indústrias base e em seguida iniciarem o processo de produção do material e transformá-lo em peças ou equipamentos que serão usados posteriormente nas industrias de bem de consumo.

Ou seja, fazem o intermédio entre as indústrias base e as de bens de consumo. Assim, podem ser classificadas nesta categoria as que produzem tipos de máquinas e equipamentos.

Industrias de bens de consumo

Nessa categoria, as indústrias produzem seus produtos e esse serviço é gerado diretamente para o consumidor final.

Além disso esse tipo de indústria fica geralmente mais próximas das cidades já que como produz direto para o consumidor, é muito mais fácil se estiver perto dele.

Elas se encontram mais próximas dos centros urbanos, facilitando o acesso aos dos consumidores à mercadoria.

Assim, a indústria de bens de consumo, são resultados do trabalho feito pelas duas categorias anteriores.

Entretanto, dentro dessa classificação é possível ainda dividi-la em três fases. Sendo elas, bens duráveis, semiduráveis e não duráveis.

Na primeira, podem-se incluir produtos não perecíveis como por exemplo eletrônicos, eletrodoméstico, moveis, veículos e etc. Assim, como diz o nome, estão produtos que possuem uma durabilidade grande.

No caso da segunda, se classificam produtos que possuem uma vida média, ou seja, semiduráveis, como por exemplo, roupas, maquiagem, sapatos entre outros.

E por fim, a terceira e última, envolve a produção de produtos não duráveis e que são considerados produtos básicos e que necessitam de um consumo imediato como por exemplo, alimentos, remédios, bebidas entre outros.

Industria de ponta

Por fim, as industrias de ponta, como o próprio nome já diz, são aquelas que dão prioridade para a produção de produtos com tecnologia envolvida.

Assim, dessa forma envolvem uma operação de qualidade além de contar com funcionários mais certificados e com um grau de conhecimento maior, ou seja, que precisam de certificados como graduação, MBA e assim por diante.

Além de contarem com um grande investimento financeiro por trabalharem com processos tecnológicos de muita alta qualidade e por terem a necessidade de sempre estar inovando em sua atividade industrial para conseguir gerar os melhores recursos possíveis.

Nesta categoria estão empresas especializadas em comunicação, telefonia, tecnologia, aviação entre outros muitos tipos.

Assim, embora existam algumas classificações de industrias, todas e todos os processos envolvidos são de extrema importância para que o produto possa chegar até o consumidor com qualidade e eficiência já que em todas, existe uma pesquisa para conseguir garantir o melhor tipo de produto a ser extraído, produzido e entregue.

Além disso, são muito importantes para manter os recursos econômicos de uma determinada região, já que por se tratarem de negócios de grande porte precisam de muita mão de obra para darem continuidade a produção.

Ou seja, além de serem uteis para o consumidor que recebe o produto pronto, também geram empregos onde estão localizadas fazendo com que a economia circule.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *