Saiba como funcionam as instalações elétricas na indústria
Seja para ligar um secador de ar comprimido schulz ou então para ligar máquinas e equipamentos, a energia elétrica é essencial para que uma cidade, uma casa, e – principalmente – uma indústria funcione.
Isso porque a energia é essencial para que toda a planta de produção venha convergir em um único propósito que é de produzir de forma qualificada e adequada.
Nesse cenário e de forma a complementar e otimizar as linhas produtivas, um dos aspectos primordiais dentro de uma indústria é a automação industrial.
Entendendo os processos: o que é a automação?
Para entender o que é a automação industrial é necessário entender quando que ela aparece e isso ocorre em meados de 1950, ano em que a movimentação automática de materiais começou a se popularizar.
Antes disso, no século XVIII, o homem tenta criar sistemas de produção no campo, culminando assim na revolução industrial.
No nosso século, XXI, a automação faz parte do cotidiano, como o despertador (smartphone, TV, etc) que pode ser agendado para alertar em momento pré-determinado e tarefas automatizadas.
Os sistemas de automação industrial estão ligados a uma rede maior de automação, passando e sendo mantido por técnicos na área e também por engenheiros. Aqui eles tratam de sistema elétrico, como inversor de frequencia a geradores.
O sistema de automação pode ser encontrado nas linhas do metrô ou trem, em que os vagões estão dentro de um circuito fechado e operam em seus próprios vagões sistemas de automação industrial, como:
- Abrir e fechar as portas;
- Controle da velocidade ao se distanciar da plataforma;
- Parar na estação;
- Repetir todo o ciclo.
Entendendo os processos: automação industrial
Antes de existir os modernos software CLP que são responsáveis pelo comando de máquinas e processos, existiram algumas tentativas do homem em mecanizar suas atividades.
No entanto, a automação industrial só consegue ganhar destaque a partir da metade do século XVIII, na Inglaterra durante um process que os historiadores intitulam de Revolução Industrial.
Na Revolução Industrial foram desenvolvidos os primeiros dispositivos simples e semiautomáticos. Entretanto, somente no século XX que os processos se tornaram automatizados.
A primeira inovação tecnológica foi a utilização do vapor como fonte de energia, substituto da energia muscular (totalmente manual) e hidráulica. J
ames Watt em 1788 conseguiu construir um dispositivo que regulava os vapores em máquinas, o que permitiu criar uma série de transportes movidos a vapor.
Automação e mecanização
A automação e mecanização, embora possam parecer palavras semelhantes, são muito diferentes.
Quando falamos em automatização falamos em processos que permitem que uma função seja feita por máquinas controladas automaticamente.
Já a mecanização é o emprego de máquinas que substituem algum esforço físico.
Os computadores e a automação industrial
Os computadores são a base da automação industrial, a começar no início do século XX e toda a evolução da indústria hoje está atrelada ao avanço dos computadores.
Para termos noção, as redes industriais surgem quando há a necessidade de comunicação entre equipamentos e sistemas distintos.
Para um exemplo antigo, em 1948, um engenheiro chamado John T. Parsons criou uma metodologia que consiste no uso de cartões perfurados com informações que ajudavam a controlar movimentos de uma máquia-ferramenta.
Com a ajuda do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) foi desenvolvido uma máquina e o comando numérico. Também foi criado a linguagem APT de programação industrial. ATP vem do inglês “Automatically Programmed Tools – “Ferramentas Programadas Automaticamente”.
O robô industrial
O grande surto da automação industrial foi a criação do primeiro robô industrial em 1954, que substituiu o transporte de materiais perigosos em industrias.
Pouco tempo depois uma das maiores industrias automobilísticas colocou em sua linha de produção de soldagem de carrocerias robôs.
Cuidados na manutenção da automação industrial
Seja para uma manutenção preventiva geradores diesel, seja para um robô industrial, todos exigem métodos e regras.
É nesse ínterim que surge a norma nr 12 que lida diretamente com o manuseio de máquinas e equipamentos de modo que seja feita com segurança.
A NR 12 exige diversas informações completas sobre todo o ciclo de máquinas e equipamentos, incluindo diversos tipos de dados: transportes, utilização, manutenção, transporte e descarte quando acabar sua vida útil.
Dessa maneira, a norma garante que todo o processo de automação na indústria seja feita de maneira segura e adequada.