O papel das válvulas e outras peças no setor industrial

O setor industrial possui muita relevância para o desempenho e ações que acontecem na sociedade, graças a atuação das empresas de vários segmentos diferentes uns dos outros. A produção de produtos que as companhias realizam ajuda na movimentação e crescimento da economia, geração de novos empregos e melhoria das vendas no varejo.

O serviço no setor da indústria acontece com o uso de máquinas e ferramentas que os funcionários manuseiam com o objetivo de acelerar e aprimorar a produtividade, gerando qualidade, segurança e otimização no tempo de produção.

A função das válvulas no setor industrial

Alguns objetos e peças são essenciais para o funcionamento das atividades das empresas.

Nesse contexto, uma dessas peças é a válvula, um dispositivo que tem a função de controlar, direcionar e regular o fluxo de gases, líquidos, sólidos ou outros elementos fluidizados, que são usados em alguns serviços na indústria.

O funcionamento das válvulas acontece a partir de um sistema de abertura, fechamento e obstrução, que ajuda no processo de regulagem e controle das substâncias que passam pelas passagens em que as válvulas estão instaladas.

As válvulas são peças muito utilizadas na indústria como acessórios, que são instalados em tubulações e caldeiras ou outros equipamentos que tenham a necessidade de um dispositivo para o controle de fluxo de gases, líquidos e substâncias.

Vale destacar ainda que no mercado existem vários modelos de válvulas que são usadas para vários trabalhos nas empresas.

Desse modo, entender as funções de cada modelo de válvula é uma forma de compreender qual o melhor modelo para os serviços que a sua empresa realiza.

Pesquisar informações e analisar todas as opções pode ser a melhor solução, além de facilitar o momento de realizar a aquisição de válvulas.

Opções de válvulas

As válvulas de agulha e globo são compostas por discos projetados dentro ou contra uma abertura. São modelos usados em serviços cítricos,  de alta pressão e extensivamente aplicadas em controles automáticos. Elas podem ser fabricadas em vários materiais, o que facilita a sua instalação.

Uma válvula borboleta é um disco que tem um movimento rotacionado sobre um eixo de um corpo cilíndrico, regulando fluxos de diâmetros maiores.

Podem ainda ser usadas em várias situações para gerar um isolamento durante a passagem de substâncias. Em equipamentos e sistemas de incêndios, possui uma alta eficiência, devido ao seu sistema de desligamento.

Para obter o enchimento e esvaziamento das linhas de água, a válvula ventosa tríplice função tem o objetivo de fazer a liberação de uma grande quantidade de água.

O uso deste modelo de válvula consegue retirar as borbulhas que podem estar presentes nos sistemas pressurizados.

Existem empresas que possuem vários sistemas de tubos e precisam de uma conexão entre a tubulação e o local onde os líquidos, sólidos e gases precisam chegar para serem utilizados.

Por isso, as válvulas são tão importantes, pois, correspondem por 15% das instalações industriais.

Esse fator da instalação, determina os tipos de válvulas que podem ser usadas, para garantir um bom funcionamento do sistema.

A valvula 5 2 vias, por exemplo, é um modelo solenoide, que tem a função de fechar, dosar, misturar e distribuir o fluxo de gases ou líquidos. Os benefícios desta peça são:

  • Alta durabilidade;
  • Sopro de ar;
  • Grande capacidade de vazão;
  • Processo de fabricação em metais.

A facilidade de abertura e fechamento, além das 5 portas de trabalho e 2 posições, fixação rápida, entre outros benefícios que ajudam as empresas em várias funções de trabalho são outros destaques deste item.

Em diversos segmentos da indústria, a presença de um atuador pneumático dupla ação é muito importante para ajudar a otimizar os processos de produção.

O atuador é uma máquina que consegue converter a energia do ar comprimido em energia e movimento mecânico no setor industrial.

Ele possui um cilindro que é usado para expandir o gás ou ar que é transformado em força mecânica, que é usada para a realização de tarefas diárias nas empresas.

Os atuadores que possuem dupla ação funcionam com o sistema ar/ar. Eles são usados para abertura e fechamento nos dois sentidos que possuem. Vale mencionar, no entanto, que este modelo de atuador possui mais força de avanço do que no retorno.

As válvulas e atuadores são muito importantes nos serviços da área hidraulica, ajudando no controle dos fluidos de gases, líquidos e outras substâncias.

Portanto, pesquisar informações e modelos dessas peças em estabelecimentos especializados em equipamentos industriais é uma forma de conseguir peças de qualidade, eficiência, com preço acessível.

Deste modo, os serviços das empresas podem ser executados com ainda mais excelência devido aos serviços desse setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *