EquipamentosMáquinas

Maquinas industriais que merecem mais atenção

A indústria é composta por variados setores que utilizam máquinas para desempenhar suas atividades, com qualidade e eficiência. Sem o uso dessas máquinas, provavelmente seria muito difícil atingir bons resultados e obter credibilidade diante do seu público.

Por isso, essas máquinas são desenvolvidas sob normas de segurança além de serem monitoradas por profissionais qualificados, oferecendo o resultado final esperado.

Neste artigo, traremos algumas curiosidades sobre algumas máquinas que não são muito faladas pela maioria das pessoas. Confira!

Máquinas: a importância dos misturadores

Em alguns setores, dentro da indústria, é necessário realizar alguns procedimentos de mistura, com o objetivo de gerar uma nova substância.

Nesse caso, podemos citar a importância do Misturador vertical, que é amplamente utilizado no meio industrial. Esse material é considerado muito eficiente e capaz de realizar a mistura de variados tipos de materiais, evitando perdas.

Ou seja, essa máquina consegue realizar a mistura de produtos granulados, pós e até mesmo pastas.

Sua aplicação é mais notória na indústria da produção dos plásticos e do ramo alimentício. Existem vários benefícios em utilizar esse tipo de máquina, por exemplo, ele é:

  • Extremamente econômico;
  • Possui baixo custo para sua aquisição;
  • Ocupa um espaço reduzido;
  • Possui uma longa vida útil;
  • Economia com processos de manutenção;
  • Não precisa de muitos funcionários para operar a máquina;
  • Sua eficiência permite elevada produção com pouco custo;
  • Pouca demanda de tempo.

Além do uso desse tipo de misturador, existem alguns tanques que podem ser utilizados nesse processo.

Por exemplo, podemos citar o uso do Tanque misturador, que também tem importante usabilidade dentro da indústria, principalmente na de alimentos, na farmacêutica, no agronegócio, na produção de papel e tintas, e possui utilidade até em processos de mineração.

Outro destaque no uso desse equipamento, é que ele pode ser utilizado em variados tamanhos e suportando diferentes tipos de volumes.

Geralmente, o tanque é composto por algumas partes que são: um fundo, um tampão, um plano inclinado ou cônico, ou até mesmo de forma cilíndrica.

Além dessa usabilidade, é possível verificar a utilidade de vários modelos de tanque, que ajudam na lavagem de roupas, de alimentos, dentre outros.

Equipamentos: utilização de martelos em diferentes áreas

Quando se fala em martelo, a primeira imagem que vem à cabeça da maioria das pessoas se refere ao martelo tradicional, que é utilizado para pregar pregos.

Mas, existem outros modelos de martelos que são utilizados para além do ramo da construção civil. Podem ser utilizados no ramo da produção de alimentos.

Um exemplo é o uso do Martelo para moinho, que é uma peça de metal utilizada em conjunto com a rotação dos processos de moagem, facilitando a quebra dos grãos, para obter a forma do produto que se deseja.

Esse tipo de martelo é fundamental tanto para a indústria de alimentos humanos como na dos animais, sendo considerado de fácil instalação e manuseio.

Esse item também é conhecido por ter uma ampla durabilidade e ser bastante resistente, inclusive diante de elevadas temperaturas. Isso torna sua vida útil ainda mais longa e suas atividades muito eficazes.

Ainda sobre a indústria dos alimentos e a produção alimentícia, o setor agrícola tem passado por um processo de renovação e avanços tecnológicos, tanto dos processos como de suas máquinas.

Isso fica evidente em muitas das máquinas utilizadas no campo, que já são automatizadas, ou seja, dispensam a presença de um funcionário operando a máquina, operando apenas por meio de um comando e programação.

Uma das máquinas que podem ajudar no processo é a colheitadeira, que é utilizada para remover os alimentos da terra, depois que eles estão prontos para o consumo.

Esse tipo de peça otimiza o tempo de retirada e ainda evita que existam maiores perdas em razão da demora em remover o material da terra. Outro detalhe interessante é que essa máquina possui uma grande capacidade de suportar cargas, tornando-se ainda mais eficiente.

Outros elementos

Além dessas máquinas, existem outros elementos que podem ser utilizados na indústria e, ao mesmo tempo, podem fazer parte do cotidiano das pessoas.

Um exemplo interessante se refere ao uso da torneira, que é um acessório que faz parte do sistema hidráulico e ajuda na chegada de líquidos até o consumidor. É muito comum ver torneiras em garagens, banheiros e cozinhas, por exemplo.

Enfim, todos os equipamentos citados aqui fazem parte do ambiente industrial, ainda que muitas pessoas se esqueçam deles. Por isso, decidimos trazê-lo neste texto para evidenciarmos o papel de tais ferramentas fabris e industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *