6 equipamentos importantes de laboratórios

Os laboratórios têm funções muito complexas. Por existirem diversos tipos, nem sempre possuem os mesmos equipamentos e os mesmos objetivos. Enquanto uns têm lixadeira, outros têm agitadores magnéticos – por exemplo.

Por conta dessa enorme diversidade, hoje falaremos sobre alguns equipamentos de laboratórios e suas funções.

1. Extrator de Soxhlet

Inventado no século XIX, esse equipamento é utilizado nos laboratórios até os dias de hoje.

A função do extrator de soxhlet foi, originalmente, extrair lipídeos de elementos sólidos. Porém, hoje, ele também é amplamente empregado para a extração de óleos essenciais.

Ele é utilizado principalmente quando o que se quer extrair é pouco solúvel ou até mesmo insolúvel. Esse equipamento é composto pelas seguintes partes:

  • Balão fundo chato;
  • Junta fêmea esmerilhada;
  • Corneta com junta macho e fêmea;
  • Condensador bola com junta macho.

2. Politriz metalográfica

Utilizada em diversos tipos de laboratórios, a politriz metalográfica realiza o desbaste e o polimento de materiais metalográficos, como fibras de vidro e alumínio.

Normalmente, ela realiza os trabalhos em duas velocidades: ou 300 ou 600 RPM. Porém, existem equipamentos que podem chegar à 1200 RPM. Além disso, ela possui um prato intercambiável, que facilita sua usabilidade.

A maioria dos equipamentos é revestida com pintura eletrostática à pó, que serve para evitar corrosão.

Assim, é uma ferramenta durável e muito necessária para diversos tipos de atividades.

3. Durômetro de bancada

Peças de pequeno porte, antes de serem vendidas e colocadas no mercado, devem ser testadas.

Um dos pontos de teste é sua dureza. Essa é a função do durômetro de bancada: testar a dureza de determinadas peças.

Ele funciona ao causar pressão nos materiais que se mostram resistentes ou não.

Assim, esse tipo de equipamento é frequentemente empregado para controle de qualidade de diversos produtos. É uma excelente ferramente para qualquer tipo de laboratório. Além disso, ele possui uma fácil instalação e um fácil manuseio.

As análises feitas pelo durômetro são rápidas e eficientes. Assim, os produtos que passam de maneira positiva por ele podem ser considerados realmente resistentes e de qualidade.

4. Balança digital

As balanças de laboratório têm a mesma função de qualquer outra balança: calcular o peso/massa de determinados materiais.

Contudo, a balança digital ou analítica de laboratório precisa ser mais exata. Sabe quando vamos na farmácia e acabamos nos pesando? Muitas vezes aquelas balanças não estão configuradas de maneira correta e acabam mostrando pesos errados.

Isso não deve acontecer nas balanças de laboratório. Isso porque os laboratórios são usados para a criação de elementos e análise de produtos. Caso os resultados não forem exatos, a conclusão pode ser errônea. Isso é tão importante que as balanças de laboratório precisam passar pelo controle de qualidade do INMETRO.

Além disso, as balanças digitais ou analíticas de laboratório têm a capacidade de realizarem medições de pesos muito pequenos.

Assim, miligramas conseguem ser calculadas e analisadas. Por conta disso, elas acabam sendo diferentes das balanças comuns. Inclusive, muitas delas são chamadas de balanças de alta precisão.

5. Banho maria

O banho maria para laboratório é outro tipo de equipamento e procedimento muito comum no dia a dia científico.

Sua função é aquecer, de forma lenta e uniforme, determinadas substâncias, sendo elas líquidas ou sólidas. Existem diversos tipos de modelo dessa máquina, desde os maiores até os menores.

6. Câmara climática

Utilizada para a realização de testes, a câmara climática é muito empregada em laboratórios relacionados à saúde. São locais onde se pode armazenar determinados elementos e substâncias que não podem ficar em temperatura ambiente.

Além disso, são utilizadas para análises de envelhecimento e validade de alguns produtos, como alimentos e medicamentos.

A câmara climática pode ser ajustada da forma que for necessário: mais úmida, mais fria, mais seca e assim por diante.

Benefícios gerais dos equipamentos para laboratório

São muitos os equipamentos utilizados em laboratórios. Poderíamos citar milhares, desde uma furadeira até outros tipos de câmara.

Além disso, a cada dia são criados novos elementos e ferramentas, mais modernos e mais eficientes.

Por conta disso, conhecer alguns dos principais pode te ajudar a entender melhor todo esse cenário.

É importante que todos esses equipamentos tenham passado pelo controle de qualidade e estejam sendo utilizados de forma correta.

Isso porque muitos desses laboratórios fazem análises de qualidade de produtos que consumidos. Assim, para que essa tarefa seja feita corretamente, é preciso que todos os materiais envolvidos também tenham eficácia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *