As vantagens da automação industrial nas empresas

O setor da indústria é o responsável pela produção diária de itens ou serviços que ajudam as pessoas nas suas atividades cotidianas em casa, no trabalho e em outros locais.

Para conseguir atender a grande demanda de produtividade, os empresários procuram formas de conseguir automatizar as etapas de produção para ganhar tempo.

A automação industrial pode ser uma ótima solução nesse processo, porque consiste em implementar softwares, máquinas eletromecânicas e equipamentos específicos que ajudam na automatização dos processos industriais.

Como funciona a automação na indústria?

Com o avanço tecnológico, as possibilidades de melhorar algumas funções tornaram possível, graças às máquinas com alta capacidade tecnológica, a praticidade nos processos da empresa pode acontecer. Dessa forma, o homem e as máquinas podem trabalhar juntos, proporcionando qualidade em relação às mercadorias produzidas.

O objetivo de implementar a automação industrial nas empresas é a criação de mecanismos que ajudem a melhorar a produção com baixo custo. Colocando máquinas e equipamentos que ajudem nesse processo é possível conseguir:

  • Aumentar a qualidade da produção com baixo custo;
  • Diminui os riscos de acidentes de trabalho;
  • Possibilidade de realizar operações difíceis para as pessoas;
  • Melhora a segurança dos processos.

De modo geral, simplifica as operações e manutenções de máquinas, ou seja, o operador consegue manusear o equipamento com facilidade.

Com máquinas modernas na empresa, investir em um sistema supervisório é uma forma de conseguir monitorar o funcionamento e capacidade de produção.

São formados por um banco de dados que armazena informações sobre a produção. A captura de dados é feita por meio de sensores colocados na planta industrial.

Os sistemas supervisórios são conhecidos como IHM (Interface Homem Máquina) ou SCADA (Controle Supervisório e Aquisição de Dados). No mercado existem várias opções de sistema que podem ajudar no processo de supervisão.

Os ganhos que o investimento em monitoramento oferece são: análise de tendências e a possibilidade de melhorar as ações da produção, sinaliza falhas rapidamente, geração de gráficos e relatórios que ajudam no controle da qualidade de produção, entre outros.

A automação pode ajudar empresas de diversos setores, por exemplo, uma fabricante de esteira transportadora, ao investir em máquinas com tecnologia, conseguem produzir uma boa quantidade de esteiras, equipamento muito importante na logística nas empresas.

De modo geral, esse item ajuda na movimentação dos produtos, na contagem da produção e no processo de embalar e colocar fechos e rótulos na mercadoria.

Com máquinas automatizadas, é possível que as empresas de esteira possam fabricar vários modelos para atender as necessidades de diversos segmentos da indústria.

A importância das automações industriais

Automatizar os processos em uma empresa melhora o desempenho global e ajuda as corporações não só a potencializarem a produção, mas, também, atender as exigências que o mercado cada vez mais competitivo impõem.

Essa mudança de postura aconteceu devido aos padrões de qualidade para a aquisição de produtos e a mudança no perfil dos consumidores, que passaram a ser mais exigentes. Desse modo, adotar medidas de automação é uma forma de conseguir excelentes resultados produtivos para atender prazos.

Um equipamento que pode ajudar as empresas é o boroscópio industrial, que tem como função inspecionar a parte interna dos motores das máquinas e turbinas, além de verificar problemas que podem impedir o funcionamento dos aparelhos. Esse equipamento pode ser usado em várias empresas, pois ajuda a ver as condições das máquinas.

Para que a linha de produção tenha ótimo desempenho, a parte elétrica da empresa precisa estar em boas condições e precisa ter instalações corretas e paineis de qualidade para evitar problemas de curto-circuitos, panes ou falta de energia, situações que podem atrapalhar as atividades diárias.

O painel eletrico possui: chapas metálicas, perfis com dobras, porta com sistema de fechamento, disjuntores, cabos elétricos e outros itens.

Para maior segurança, é muito importante escolher materiais que tenham resistência a esforços térmicos, mecânicos, elétricos, umidade e corrosão, porque esses fatores podem prejudicar o painel e causar acidentes.

Escolher os melhores produtos a parte elétrica que o mercado oferece e procurar um profissional eletricista é a melhor forma de conseguir uma instalação simples, segura e com eficiência, assim as máquinas que dependem da tecnologia poderão funcionar e a automação industrial pode acontecer.

Portanto, pesquisar empresas de máquinas eletromecânicas e softwares modernos é uma forma de conseguir um equipamento de qualidade e eficiência. Desse modo, a automação será feita na linha de produção, que terá qualidade e melhora nos produtos, ajudando as empresas a ter ótimos ganhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *