Importância da abordagem proativa na manutenção industrial

Uma abordagem proativa à Montagem e manutenção industrial envolve antecipar e resolver problemas subjacentes que podem causar falhas mecânicas antes que elas possam ocorrer.

Ela substitui o modelo reativo de manutenção, que se concentra apenas em reparar avarias e solucionar problemas depois que eles ocorrem, sem a preocupação com vistoria dos equipamentos.

Por exemplo, uma abordagem proativa para a Manutenção eletrônica industrial é benéfica porque realiza muitos dos mais importantes objetivos de manutenção, incluindo a prevenção de interrupções, aumentando a segurança, maximizando a vida útil do equipamento e reduzindo os custos gerais de manutenção.

Alguns dos benefícios da manutenção proativa são:

  • Oferece mais flexibilidade com a sua estratégia de manutenção;
  • Acesso a KPIs relevantes;
  • Obtenção do controle do seu inventário;
  • Manutenção mais barata em caso de problemas;
  • Acesso à informação em tempo real;
  • Melhor gerenciamento de solicitações de trabalho;
  • Prolonga a vida útil dos ativos.

Manutenção proativa previne falhas

Interrupções não planejadas são extremamente caras para instalações industriais.

Não são necessários apenas os reparos e substituições para colocar a instalação novamente em operação, mas o tempo de inatividade associado à interrupção também pode resultar em deficiências de produção, prazos perdidos e aumento nos custos de mão de obra.

A manutenção proativa ajuda a reduzir ou eliminar interrupções não planejadas antecipando e resolvendo problemas antes que eles possam levar a uma falha completa.

A segurança é uma grande preocupação nas instalações industriais e é de vital importância proteger os funcionários e os recursos da empresa contra possíveis perigos associados à falha do equipamento.

A manutenção proativa de motores eletricos geralmente captura e resolve problemas que podem levar a riscos de segurança ou a falhas perigosas antes que ocorram.

A aquisição de equipamentos industriais é um investimento significativo de recursos, o que torna extremamente importante proteger esse investimento, mantendo o equipamento funcionando em níveis máximos de desempenho pelo maior tempo possível.

Enquanto uma abordagem reativa à manutenção repara equipamentos quebrados e substitui peças gastas, isso gradualmente prejudica o equipamento e resulta em uma vida útil mais curta em comparação com uma abordagem de manutenção proativa.

Uma abordagem proativa à manutenção também mantém o equipamento industrial funcionando consistentemente em níveis máximos de desempenho, em vez de permitir que ele diminua lentamente a eficiência até que ele se quebre.

Algumas empresas podem hesitar em implementar uma abordagem de manutenção proativa por causa do custo inicial percebido associado a isso.

Embora seja verdade que os custos de curto prazo podem ser mais altos, os dados mostram consistentemente que os custos gerais são menores com a manutenção proativa, evitando problemas dispendiosos.

Mesmo os custos de mão de obra costumam ser menores no longo prazo com a manutenção proativa porque muitas das melhores práticas de manutenção proativa podem ser trabalhadas em rotinas de trabalho existentes e porque há menos necessidade de equipes de emergência trabalhando 24 horas para reparar uma interrupção.

Os benefícios do treinamento de manutenção industrial

O treinamento de funcionários sempre desempenhou um papel vital na promoção da eficiência das atividades relacionadas à manutenção industrial.

Em particular, o treinamento permite que engenheiros e trabalhadores de manutenção aumentem as habilidades e os conhecimentos que os ajudam a melhorar e compreender a maneira como conduzem suas atividades de manutenção.

O treinamento em manutenção industrial é extremamente crucial para o sucesso de qualquer fabricante, pois garante que todos os equipamentos da fábrica, sejam novos ou antigos, funcionem de maneira eficaz e maximizem a produção.

Tenha em mente que um treinamento industrial vai além da mera educação da força de trabalho futura sobre os fundamentos do maquinário da planta.

Em vez disso, é fornecido um treinamento substancial que permite que os estagiários identifiquem um problema antes que ele surja e evitem que problemas mecânicos ocorram no futuro.

Para todos os usuários finais, a principal motivação para o treinamento de funcionários é a construção e manutenção de especialistas internos. Isso ajuda a garantir que eles tenham controle e independência adequados sobre suas instalações.

O maior obstáculo para treinar a equipe de manutenção e as operações internas é o custo de treinamento e o impacto da produtividade durante o treinamento.

Procure por Empresas de montagem e manutenção industrial que são líderes do setor de manutenção industrial.

Elas fornecem uma gama abrangente de soluções industriais, incluindo uma abordagem de manutenção de componentes eletronicos proativa.

Além disso, algumas, também fornecem serviços de interrupção de emergência, gerenciamento e planejamento de projetos para paradas industriais e serviços de reparo e substituição. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *