Equipamentos

Conheça alguns detalhes da automação industrial

Com o avanço da tecnologia, as indústrias estão substituindo cada vez mais a mão de obra humana com a automação com aparelhos eletrônicos.

A automação industrial é a execução de métodos em equipamentos específicos, como softwares, com o propósito de ampliar a eficiência e potencializar a produção com o menor consumo de energia e matérias-primas possíveis.

É uma etapa além da mecanização, onde operadores humanos são dependentes de máquinas para ajudá-los em suas funções e trabalhos.

Entre os dispositivos eletrônicos que podem ser instalados, estão os famosos computadores, capazes de exercer operações objetivas, como SDCDs ou CNCs e controladores programáveis lógicos.

Estes utensílios, em alguns casos, representam ou substituem tarefas humanas e também fazem outras práticas que o ser humano não é capaz de realizar com precisão e rapidez.

A automação industrial é uma excelente opção

O objetivo principal da automação, é gerar maquinismos que sejam capacitados em fornecer o melhor produto com o menor custo. Algumas metas que devem ser demandadas nos planos de automação industrial, são:

  • Aprimorar produção de uma empresa, acrescentando no número de itens produzidos (por hora), com o objetivo de diminuir os custos de produção e ampliando a qualidade;
  • Elaborar as circunstâncias de trabalho dos trabalhadores, eliminando funções perigosas, dando prioridade a segurança;
  • Executar operações que seriam muito difíceis de controlar de forma manual;
  • Otimizar a disponibilidade e produção de produtos, por meio de que seja favorável abastecer quantidades necessárias no momento necessário;
  • Facilitar o procedimento e manutenção, de maneira que o operador não precise ter grande especialização ao manejar o processo de produção;
  • Economizar energia elétrica das indústrias, minimizando custos.

A importância do uso do painel de CLP

Para aderir um sistema de automação industrial é preciso, antes de tudo, obter um painel de clp. O painel de clp é utilizado nas áreas de automação industrial e, até mesmo, em controle de processos.

O propósito se dá nas indústrias do tipo constante (mais conhecido como contínuo), produtoras de líquidos, materiais com gases, outros tipos de produção e, também, nas áreas correlacionadas com a produção em linhas de montagem.

O painel utiliza um controlador lógico programável, que é um computador baseado em um microprocessador especializado e executa as funções requisitadas pelo próprio usuário.

Ou seja, cada painel de comando, possui um software com funções próprias e diferentes dos outros, para atender necessidades diferentes.

Com o avanço da tecnologia e a solidificação da aplicação dos CLPs no controle de sistemas automatizados, é constante o progresso de novos meios dos mesmos.

Com os CLPs, temos um complemento na funcionalidade de processos industriais, não mais necessitando de relés eletromagnéticos, com isso, cresce a velocidade e produtividade de processos industriais.

O painel CLP é responsável pela execução das funções específicas das máquinas

Um dos melhores benefícios do clipe na automação industrial, é o pouco espaço utilizado – bem menor do que os sistemas tradicionais.

Além disso, não consome muita energia e é mais seguro – e em casos de manutenção, não é preciso de muito esforço.

Os cabos eletricos para automação (ou cabos de protocolo) são os itens fundamentais para que a circulação, entre o CLP e a máquina, aconteça.

Os cabos fornecem energia, mesmo quando estão sob cargas extremamente expressivas de movimentos. Mas não se preocupe, os cabos são desenvolvidos especificamente para funcionar em situações desse tipo, ou seja, em constante vibração e movimento.

Por precisarem ser muito resistentes para suportar diversos ambientes, os cabos precisam possuir alta resistência e, por isso, não se pode comprar esse material em qualquer lugar.

Existe distribuidor de cabos elétricos que fabrica cabos, que atendem as necessidades de cada empresa, garantindo a resistência e segurança dos produtos e dos funcionários.

Além disso, deve-se se atentar se os produtos seguem as normas técnicas da ABNT, que são fundamentais no desempenho do produto. Também é necessário um quadro de distribuição (também conhecido como painel de disjuntores ou simplesmente painel elétrico).

É um componente agregado ao sistema de fornecimento de energia elétrica, que tem a função de dividir uma alimentação elétrica em circuitos subsidiários.

Em outras palavras, o quadro de distribuição é o encarregado por colher a energia na entrada de um prédio industrial ou local residêncial e repartir esta energia em vários subcircuitos.

Geralmente, o disjuntor principal se ramifica em diversos disjuntores, com correntes com menos força e como a barragem pode, de certa forma, sofrer uma descarga elétrica.

É normal empregar alguns dispositivos de proteção de surto, no projeto do quadro de distribuição. Proporcionando mais segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *