Equipamentos

Tudo que você precisa saber a respeito de alguns equipamentos industriais

Existem muitos tipos de equipamentos industriais e muitos deles são equipados de diferentes peças e motores. A fim de, através do uso, obter os resultados esperados com a execução de processos.

A importância dos motores

O servo motor alto torque é muito utilizado em controle de precisão, em projetos de automação industrial de diversos setores da indústria.

O custo desse equipamento é reduzido, sendo assim, é uma ótima alternativa para substituir atuadores hidráulicos e motores de indução em seus acionamentos.

Esses equipamentos são destinados e projetados para uso em controles de movimentos, que exigem posicionamento de alta precisão, reversão rápida e bom desempenho.

O servomotor siemens é muito utilizado em robótica e sistemas de fabricação. Além disso, máquinas e sistemas de rastreamento também fazem uso desse equipamento.

É um atuador rotativo ou linear que garante o controle, a velocidade e a precisão em aplicações. Esses motores são diferentes, porque são projetados com pequeno diâmetro e longo comprimento.

Conforme a alimentação de energia necessária para serem operados, os servomotores se classificam em corrente alternada e corrente contínua.

O motor de corrente contínua também pode ser chamado de motor dc que, por conta de sua funcionalidade, é indispensável para a robótica, equipamentos bancários, impressoras e esteiras alimentadoras.

A potência desse motor depende de sua carga. Esse motor contém engrenagens de diferentes tamanhos, apresentando redução de velocidade e aumento do torque.

Além disso, o controle é de fácil habilidade e o custo da peça é baixo. Existe outro equipamento, que ajuda a reduzir a velocidade dos motores, entrando em evidência no setor industrial.

Controlando a potência

Transmitindo maior potência e mudando a velocidade de rotação de equipamentos industriais, um redutor de velocidade é uma combinação de engrenagens que trabalham dentro de uma caixa metálica.

Pode ser ligado através de um motor elétrico, motor de combustão interna, turbinas a vapor e motor hidráulico, otimizando o uso.

Os redutores de velocidade são classificados em redutor coroa e rosca sem fim e redutor de engrenagem. O primeiro tipo de moto redutor, é utilizado em larga escala e permite desempenho com grande abrangência de formas construtivas.

A coroa é fabricada em bronze centrifugado e garante homogeneidade do material; a rosca é fabricada em aço liga, conferindo bom rendimento e funcionamento suave.

Já o segundo tipo, possui grande capacidade de transmissão com alto rendimento, as engrenagens são cilíndricas e fabricadas em aço liga.

Ao escolher um redutor de velocidade usado, é preciso ficar atento à potência exigida pela máquina, pelo tipo de carga e rotação de trabalho. Confira abaixo as principais aplicações do redutor de velocidade:

  • Agitadores;
  • Britadores;
  • Moinhos;
  • Extrusores;
  • Moendas;
  • Transportadores.

É possível encontrar outro tipo de equipamento para reduzir a velocidade rotacional e adequar a rotação do acionador para a rotação adequada.

Desta forma, assumindo diferentes formas, como caixas de engrenagens, deslocadores de engrenagem ou transmissões simples. Esse equipamento é o redutor planetário, primordial para oferecer segurança mecânica, por reduzir a velocidade de rotação.

É um item bem importante para a rotina em uma produção. Esse redutor apresenta benefícios, como um nível baixo de ruído, alto grau de rigidez, eficiência de cem por cento, alto padrão de qualidade.

Além de baixa inércia, fácil montagem, qualidade de movimento, baixo peso, lubrificação permanente, alto padrão de qualidade, possui pequeno volume, rotação de entrada e saída no mesmo sentido.

E diferentes números de razões de transmissão, custo reduzido e posição livre de montagem. A engrenagem central recebe o torque de entrada, proveniente em geral de um micro servo.

O uso das engrenagens

As engrenagens planetárias são encaixadas em uma engrenagem auxiliar, que permite que as transmissões dos movimentos alcancem a carcaça interna do redutor, que serve de apoio para o momento de torção.

Dessa forma, o movimento das engrenagens flui para o eixo de saída. Abaixo estão alguns motivos para a utilização do redutor planetário:

  • Eficiência: maior economia na potência do motor;
  • Precisão;
  • A capacidade de torque é grande, sendo assim, a carga pode ser distribuída entre as mais variadas engrenagens;
  • Velocidade de entrada de até 5000 RPM;
  • Compacto: economia de espaço e peso, tornando o equipamento mais acessível;
  • Para ligar o motor ao redutor, a flange e o furo do redutor são utilizadas, ou seja, não é necessário um acoplamento.

Levando todas essas informações em conta, pode-se concluir que um redutor planetário é um dos mais avançados modelos de redutores, para aplicação de redução de velocidade e aumento de torque.

É importante enfatizar que, sua construção interna permite melhor eficiência e é a melhor opção para aplicações com servo motores e motores de passo, além de ter um bom custo-benefício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *