Ferramentas pneumáticas e algumas de suas funções

O que podemos definir como sendo as Ferramentas pneumáticas? Primeiramente, trataremos da palavra pneumático.

A palavra “pneumático” pode nos apresentar diferentes vertentes e dentre elas, temos: vinda do latim, a forma “pneumaticus”, que significa “de ar ou pertencente ao ar”; vinda do grego temos “pneumatikos”, significando “da natureza ou causado pelo vento ou sopro” e, por fim, também temos a origem de “pneuma”, que vai significar “que é soprado ou respirou”, de acordo com o Oxford English Dictionary.

O termo pneumático poderá nos trazer, desde sua origem, a noção do que virão a ser as ferramentas pneumáticas.

Mas o que são as ferramentas pneumáticas?

Então, as ferramentas pneumáticas serão, na verdade, um tipo de ferramenta que, para seu funcionamento, utilizam o ar comprimido.

Esse ar é gerado por compressores que coletam, de forma mecânica, o ar do ambiente, assim, aumentando sua pressão e transformando o ar em energia.

Esse tipo de ferramenta é muito bom para o meio ambiente, já que esse ar utilizado no processo é advindo do ar atmosférico, ou seja, não contém poluentes.

Os diferentes tipos de ferramentas pneumáticas

No começo dessa nova forma de usar as ferramentas, inicialmente, tínhamos apenas o uso dos martelos e Rebitadeira pneumática, e hoje, já temos a inclusão de diferentes modelos que serão usados para diferentes finalidades.

Poderemos encontrar vários tipos dessas ferramentas, sendo possível citar:

  • Amortecedores;
  • Moedores;
  • Brocas;
  • Pistolas de rebite;
  • Furadeira e parafusadeira;
  • Pistolas de pregos e grampos;
  • Britadeiras;
  • Chaves;
  • Picadeiras automáticas.

Tratando delas de forma mais concreta, elas apresentam as mesmas funções e realizam o mesmo trabalho que uma ferramenta elétrica, mudando apenas sua forma de energia.

A Rebitadeira pneumática, por exemplo, foi uma das primeiras a surgir e hoje já é uma excelente ferramenta a ser usada para a aplicação de rebites em inúmeros processos industriais.

Além disso, também é possível encontrarmos modelos para rebites de repuxo, e rebites com rosca externa e interna. Ela pode ser dividida em três configurações básicas, sendo elas a pistola de rebite, ferramentas de rebite e máquinas de rebitagem.

Um outro tipo de ferramenta muito conhecido é a Furadeira. As furadeiras pneumáticas poderão atender a diversas formas de aplicação, independente dos materiais ou superfícies em que se pode trabalhar.

Resolverá o problema em pouco tempo, enquanto quando feito à mão, demanda mais tempo e esforço, por precisar de uma força humana maior, e muitas vezes, nem as furadeiras elétricas conseguem fazer.

A Parafusadeira pneumática segue pelo mesmo caminho, e ela foi desenvolvida especialmente para apertar parafusos com uma eficiência maior nos serviços de montagem, principalmente, os feitos nos vários setores industriais.

As chaves entre as ferramentas pneumáticas

Conheça os diferentes tipos de chave existentes no universo das ferramentas pneumáticas e entenda o que são e para que podem servir. Ainda mencionando os tipos de ferramentas que já foram citados, temos as chaves.

A Chave de impacto pneumática, por exemplo, está entre as ferramentas mais comuns no meio pneumático, e ela é utilizada na grande maioria dos casos, seja para apertar ou soltar os parafusos e porcas.

Essas chaves podem te oferecer uma eficiência muito alta na hora do trabalho, sendo feito com rapidez e segurança.

Também é possível encontrarmos diferentes tipos de modelo dessa Chave de impacto pneumática, variando seu tamanho, capacidade e outras várias condições do produto.

Um outro tipo de chave pneumática, é a chave de fenda. Também pode ser conhecida por chave de parafuso pneumática ou chave de fenda de ar. Elas são muito potentes e bem confiáveis, podendo resistir aos ambientes mais difíceis e exigentes.

Para operar essa chave, é necessário que o usuário tenha a sua ferramenta associada a um compressor de ar e uma mangueira especial.

Por fim, ainda sobre as chaves, temos a Chave micro switch. Conhecida, popularmente, por chave fim de curso (micro switch), é muito comum por causa de seu baixo custo e altíssima durabilidade.

São capazes de determinar a ausência ou presença, posicionamento, passagem e término do curso de algum objeto, e é por isso que recebe esse nome.

Habilitada com esses dispositivos, acabam tendo como função indicar que um determinado motor ou a estrutura ligada a ele, chegou ao seu fim e atingiu seu destino quanto ao campo de movimento.

A Chave micro switch pode ser atuado com uma força física externa bem baixa. Essas foram algumas das principais ferramentas pneumáticas e suas principais funções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima