Aplicações do filtro nas torres de resfriamentos industriais

Presente em muitas indústrias as torres de resfriamento são equipamentos que exercem a função de remover o calor utilizado dentro das indústrias e fábricas.

Desse modo, o dispositivo pode ter o seu funcionamento guiado por meio da evaporação da água para remoção do calor e resfriar consequentemente o objeto ou área de trabalho.

Pode também funcionar por meio da utilização do ar para realizar o processo de resfriamento do ambiente.

Assim as torres de resfriamento servem para realizar o contato direto da água quente proveniente dos processos industriais com o ar, tendo como principal intuito o seu resfriamento e reutilização.

Com isso as torres além de desenvolverem uma função essencial para muitos setores industrias ela também auxilia no consumo consciente e ecológica da água.

Recurso este que precisa ser economizado ao máximo devido a sua escassez e necessidade de consumo humano. A economia de agua ocorre por meio do reaproveitamento da água que é resfriada para outros processos industriais.

Aplicações

As torres são aplicadas nas seguintes áreas industriais:

  • Estações de energia;
  • Industrias farmacéuticas;
  • Indústrias químicas;
  • Refinarias de petróleo;
  • Refrigeração de edifícios.

O calor é um subproduto que pode ser reaproveitado em outras áreas da empresa e que resulta em uma economia de energia e emissão de gás carbônico. Ou seja, além de economizar é possível ter uma ação mais sustentável e respeitosa com o planeta e a sociedade de forma geral.

Assim o calor é redirecionado para aquecer escritórios em épocas frias e também pode ser reutilizado nos próprios processos produtivos, tudo isso vai depender das necessidades e produção do calor.

Composição

As torres possuem um sistema interno que garantem o seu bom e produtivo funcionamento. Dentre os equipamentos que são necessários para sua composição há o motor eletrico que tem como função dentro do sistema transforma a energia elétrica em energia mecânica.

É o principal modelo de motor aplicado pois ele possui características que só agregam valor ao equipamento como facilidade de transporte, baixo custo, limpeza simplificada,facilidade de manuseio com construção simples e baixo custo de investimento.

Além disso há as hélices que servem para aspirar ou sugar o calor e também o retentor de gotas que serve como o nome diz para reter as gotas que são arrastadas por um fluxo de ar. Além desses há o difusor, as venezianas e o sistema de distribuição.

Outros detalhes em sua composição também são importantes como o filtro de manga industrial é aplicado para filtrar a água e seus processos, permitindo o seu reaproveitamento e qualidade.

Composto por placas de câmaras frias e quentes esse filtro consegue atender as necessidades de uso que é alta e frequente.

Ainda relacionado a sua composição as torres de resfriamento possuem um reservatório que serve para concentrar e armazenar a água que é produzida e resfriada.

Nesse reservatório o enchimento para torre de resfriamento ocorre por meio de canos que são conectados nos locais que produzem essa água quente. A sua utilização ainda proporciona mais qualidade e segurança nos produtos e equipamentos.

Vantagens das torres

Ao utilizar as torres além de proporcionar um processo mais limpo e ecológico, com menos impactos ambientais é possível proporcionar mais segurança e qualidade nos processos.

Pois ele consegue prolongar o tempo de vida útil dos equipamentos que são acoplados e também proporcionam resultados melhores nos produtos. Assim a relação para a indústria é apenas de ganhos sem perdas.

Além disso as torres possuem a vantagens de serem personalizadas, ou sejam, podem ser confeccionadas com dimensões e características específicas que se moldem às necessidades de cada consumidor.

Entretanto é importante ressaltar que as torres precisam ter um bom processo de manutenção para que não seja danificada e apresente prejuízo aos processos.

Uma das consequências pode ser o mau funcionamento do redutor de velocidade que influencia diretamente no processo de passagem e filtragem da água e seu resfriamento.

A manutenção tem como intuito deixar o equipamento funcionando por mais tempo e em seu potencial máximo, assim todos os aspectos e detalhes das torres precisam ser analisados e devidamente verificados para assegurar que está funcionando corretamente, desde seu motor elétrico ao seu eliminador de gotas torre de resfriamento.

Isso porque cada peça ou conjunto de sistema é importante e tem aplicação direta no resultado atingido pelo equipamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *