Saiba mais sobre instrumentos de medição

Com certeza você já utilizou um termômetro para verificar sua temperatura, subiu em uma balança para verificar seu peso ou aferiu sua pressão.

Quem nunca utilizou uma régua ou trena para medir algum espaço ou até mesmo olhou no velocímetro do veículo para saber sua velocidade. Pois bem, ao fazer isso, você utilizou um instrumento de medição.

Os instrumentos de medição são ferramentas utilizadas para medir alguma grandeza, por exemplo:

  • Altura;
  • Peso;
  • Pressão;
  • Tamanho;
  • Temperatura;
  • Vazão;
  • Velocidade.

E, a ideia não é fazer qualquer medição, mas, sim, uma que traga dados precisos e corretos acerca do valor apresentado.

A precisão é importante por evitar que erros sejam cometidos em diversas áreas, por exemplo, dentro da área da saúde, na indústria e até mesmo, no cotidiano das pessoas.

Toda essa ferramentaria de precisão é utilizada baseada nos sistemas internacionais de medição, que seguem normas e regras técnicas, inclusive de segurança.

Por isso, para verificar se os equipamentos de fato estão funcionando corretamente, eles passam frequentemente por uma calibragem para comparar se o dado apresentado corresponde com o dado disponível no sistema internacional de medidas.

Os instrumentos de medição e seu cotidiano

Como citamos, esses instrumentos estão presentes em nosso dia a dia, mais do que se imagina. Um desses equipamentos, que inclusive fica instalado na rua, é o paquímetro digital.

Esse instrumento de medição é utilizado para verificar quanto tempo um veículo ficou estacionado em determinado local.

Ele pode ser utilizado para vagas nas ruas ou até mesmo dentro de shoppings e supermercados que cobram pelo estacionamento.

Ele consegue verificar o tipo de veículo e seu tempo, por meio de um ticket que é emitido e sem ele, o veículo não consegue se ausentar do local. Esse ticket possui um código de barras e por isso, não pode ser fraudado.

Existem vários modelos de paquímetro, sendo que o modelo digital representa um maior avanço.

Um dos modelos que pode ser digital é o paquímetro com relógio, que além de emitir o ticket também consegue informar o horário e ainda, falar com o cliente (conexão por meio de uma central, em caso de falhas ou danos ao ticket emitido).

Mas, existem modelos mais antigos desse instrumento, que podem estar instalado nas ruas, como é o caso do paquímetro analógico. Apesar de ser analógico, também apresenta precisão em seus dados.

Instrumentos dentro da indústria

A indústria é um sistema muito complexo, pois envolve muitos elementos e ferramentas técnicas. Esse é um dos locais que mais possuem sistemas de medição que estão controlando a todo momento o que acontece dentro dos mais variados setores.

Por exemplo, a situação da pressão dentro das válvulas, a vazão dos líquidos e gases, a temperatura ou radiação em um setor.

Se qualquer dado desse é apresentado de forma incorreta, então a indústria se expõe a um grande risco de problemas técnicos, assim como, coloca em riscos a seus funcionários também.

Por isso, existe um controle rígido para verificar como os sistemas de medição estão atuando.

Dentro da indústria, um dos principais sistemas se refere ao uso da energia elétrica. Isso porque, a indústria depende totalmente da eletricidade para conseguir funcionar e operar suas atividades.

É por isso, que dentro da temática da energia elétrica, é necessário verificar vários elementos, por exemplo, a tensão e corrente elétrica que está passando de um ponto a outro, a corrente que chega e sai dos equipamentos, dentre outros detalhes.

O equipamento responsável por isso é um instrumento de medição que pode ser utilizado não somente na indústria, mas também em outros locais, por exemplo, com profissionais que trabalham com energia elétrica, como é o caso dos engenheiros elétricos ou eletricistas.

Estamos falando do uso do multímetro digital, que é um equipamento relativamente pequeno, versátil e de fácil manuseio (por especialistas e técnicos em eletricidade), que avaliará a quantidade de tensão e corrente que está chegando em um equipamento ou que transita de um circuito a outro.

O uso desse equipamento é fundamental para evitar problemas técnicos, por exemplo, uma possível queima de equipamento por conta de uma sobrecarga energética.

Ou seja, os instrumentos de medição têm uma função fundamental em diversos segmentos da sociedade, assim como setores industriais, comerciais e hospitalares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *