EquipamentosIndústriaMáquinas

Metodologias e processos presentes na indústria

As indústrias são as principais responsáveis pelos produtos que usamos no nosso cotidiano, que vão desde grandes máquinas, carros, até mesmos os alimentos que comemos provem da indústria.

No entanto, para manter esses elementos e processos é necessário o desenvolvimento e o uso de serviços e componentes adequados as demandas que existem, uma delas, por exemplo, é o trabalho do alpinista industrial que vem demonstrando grande importância.

Neste artigo abordaremos os muitos elementos presentes na indústria e que garantem o bom desenvolvimento dos processos industriais, e que ajudam a trazer qualidade, segurança, e eficiência na produção e nas fábricas como um todo, seja nos procedimentos internos, seja no processo externo.

Os alpinistas industriais

Conforme a indústria foi avançando as demandas por profissionais diferenciados foram aparecendo, como os profissionais que trabalham com a fundição de peças automotivas, por exemplo.

Uma das profissões que foram aparecendo e se consolidando nos mais diferentes setores industriais foi o do alpinista industrial.

Essa profissão é uma adaptação do alpinismo, que é uma prática esportiva de alta montanha, como escaladas e rapel.

É usado então tanto em construções como nas indústrias para trabalhos em altura, sem que haja a necessidade de estruturas como os andaimes, plataformas elevatórias, entre muitos outros.

Algumas vantagens do alpinismo industrial são:

  • Mais economia por não precisar de estruturas;
  • Serviço ágil e eficiente;
  • Segurança;
  • Grande versatilidade.

No tópico abaixo falaremos sobre o processo de usinagem de peças que é muito importante para os mais diversos setores da indústria.

As usinagens na indústria

As indústrias, principalmente, as que mexem diretamente com a produção de peças e ferramentas além de insumos para a indústria de bens de consumo. Para modelar essas peças e ferramentas é o processo conhecido como usinagem.

A usinagem consiste em todo o processo de desgaste mecânico sobre determinada peça para sua moldagem. Esse desgaste é por meio de ferramentas e máquinas, um dos processos de usinagem mais importante e mais usado são os serviços de torno.

Antes de falarmos com mais detalhes sobre o torno é necessário entendermos que o processo de usinagem é muito antigo e com o uso de variadas máquinas, conhecido como máquinas-ferramentas.

Essas máquinas são tanto manuais como movidas pelo que é conhecido como CNC – Comando Numérico Computadorizado.

As máquinas CNC trazem muito mais precisão para as modelagens, de até 1 mícron. Agora conheceremos os aspectos do serviço de torno mecânico.

Entendendo a tornearia mecânica da indústria

A tornearia mecânica é um processo de usinagem muito importante, e existem muitos tipos de torno e que realizam diversos procedimentos como o serviço de retífica, plaina, furadeira, entre muitos outros.

Para cada modelagem é possível usar o torno de uma maneira diferente. O torneamento mecânico permite uma usinagem de peças mais adequada e correta, e permite uma modelação mais variada de corpo de revolução, como cilindros, cones, esferas, entre muitos outros.

Neste sentido assim como o rebolo para esmerilhadeira existem variados tipos de torno, sendo os tornos horizontal e o torno vertical os mais conhecidos.

Na indústria torno mais comumente usado é aquele é conhecido como tornos de fuso múltiplo, que permitem a fabricação de muitos tipos de peças ao mesmo tempo. O torno é uma ferramenta então que trabalha com os movimentos de rotação, com uma aresta cortante.

Além do torneamento existem variados tipos de usinagem nas quais podemos falar:

  • Brochamento;
  • Aplainamento;
  • Fresagem;
  • Usinagem à laser.

A galvanoplastia nos metais

Um dos aspectos mais importantes da indústria é o desenvolvimento de processos que permitem trazer aos mais variados setores, resistência, qualidade e eficiência.

E nas indústrias que trabalham com ligas metálicas diferenciadas em alguns casos precisam trazer características que originalmente não possuem.

Uma das soluções existentes é o processo conhecido como galvanoplastia. A galvanoplastia é um procedimento industrial que utilizam a eletrólise em meio aquoso, de modo a cobrir determinada peça metálica por um outro metal mais resistente.

Assim, existem a galvanoplastia banho de prata, conhecida como prateação, a galvanoplastia de cromo, conhecido como cromagem, a galvanoplastia de níquel, conhecida como niquelagem, galvanoplastia de zinco, conhecida como zincagem, entre muitas outras.

Neste sentido, entendemos que os processos industriais são variados e que todos eles contribuem de uma maneira ou de outra para o bom desempenho das linhas de produção.

Somente o investimento no aperfeiçoamento dessas técnicas garantirá o sucesso das fábricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *