AçoEquipamentosIndústriaMetais

O uso do aço e outros metais na indústria

O aço inoxidável, também chamado de inox,  é uma liga de ferro e crómio, com a mistura de níquel, molibdénio e outros elementos.

A principal característica desse metal é a sua resistência, com propriedades físico-químicas superiores aos dos aços comuns. Dessa forma, o inox apresenta grande ação contra oxidação atmosférica, além de suportar variações de temperatura, choques mecânicos e intempéries.

Além disso, os elementos que são adicionados à liga, principalmente o crómio, conferem uma excelente resistência à corrosão, mesmo em relação à outro metal forte, o aço carbono.

Quando o crómio entra em contato com o oxigênio do ar, ele forma uma película fina e estável, que se transforma em óxido de crómio ( Cr2O3). Essa camada, conhecida como passiva, é capaz de proteger a superfície do aço e, assim, evitar a corrosão do material.

Devido à essas características, o aço inox passou a ser amplamente utilizado no setor industrial, na fabricação de inúmeros produtos, como panelas, talheres, utensílios domésticos, eletrônicos, embalagens, peças automobilísticas, entre outros.

Em geral, as indústrias trabalham com a chapa de aço inox, que pode ser transformada e conformada em inúmeros formatos.

As principais vantagens no aço inox na indústria

Fora à excelente resistência e durabilidade, o aço inox é conhecido por outras propriedades que o tornam o preferido de muitas indústrias. Entre essas vantagens, destacam-se:

  • A facilidade de manipulação do metal;
  • O baixo custo de investimento;
  • A possibilidade de estampagem profunda;
  • A facilidade de trabalho com a fita de aço inox;
  • A capacidade de reciclagem do material.

Por não sofrer com a corrosão, o aço inox também é aplicável na fabricação de peças para barcos, na indústria petroquímica e aeronáutica.

Também é possível utilizar o inox no ramo da construção civil, com a fabricação de estruturas e vigas de sustentação, bem como tela metálica para concreto. Por esse motivo, o material é conhecido mundialmente, sendo a grande matéria de produção industrial.

O inox também tem sido aplicado em usinas de açúcar e álcool, que têm um ambiente mais agressivo. Diante da resistência do material e o maior teor de cromo, o inox é a solução perfeita para as aplicações em locais úmidos, que são corrosivos ao aço carbono. Ele pode ser aplicado em todas as etapas da produção das usinas.

Fora esses usos, o inox tem ganhado espaço no agronegócio brasileiro. Ele pode ser usado em máquinas, mas também em estruturas de proteção de animais e plantas, pois resiste às variações climáticas e diferentes condições ambientais (excesso de chuva e alta incidência de raios solares).

O aço inox na indústria alimentícia

Ademais, as múltiplas aplicações do inox, o material também é o preferido nas cozinhas industriais e indústrias alimentícias de todo o país. Apesar de não ser obrigatória a aplicação do aço inox, seu uso é muito popular e torna-se cada vez mais frequente no ramo.

Uma dos motivos é que o aço inox oferece muito mais segurança, devido à facilidade de limpeza e manutenção. Dessa forma, é possível evitar a contaminações de alimentos, que se dá pelo contato com microrganismos e substâncias estranhas.

Vale pontuar que o inox não cria microfissuras, que podem ser o local adequado para a proliferação de bactérias. Sendo assim, há poucas chances de contaminação pelo material.

Além disso, por sua resistência às variações de temperatura, o inox suporta a aplicação em locais muito frios (alimentos congelados) ou muito quentes (cozinhas industriais).

Por ser um material inerte, o aço inox também mantém o sabor e o odor dos alimentos inalterável, sendo possível preservar as cores e as características naturais dos produtos – inclusive os perecíveis.

O aço inox também tem uma excelente estabilidade química, isto é, ele não reage em contato com outros compostos químicos que, porventura, podem ser liberados pelos alimentos naturais ou artificiais.

Nesse sentido, é possível evitar a intoxicação alimentar por substâncias químicas, além de microrganismos.

Na indústria alimentícia, utiliza-se muito o aço inox 304 (18%Cr – 8%Ni), sendo um dos aços austeníticos mais populares do mercado.

O material é o que melhor apresenta resistência à corrosão, bem como a excelente capacidade de conformação e soldabilidade.

Mais do que isso, a grande durabilidade do aço inox 304 faz com que todos os equipamentos e utensílios produzidos a partir do material tenham uma longa vida útil, com pouca necessidade de manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *