Uso do aço: Indústria metalúrgica e seus produtos
Seja uma chapa xadrez aço, vigas ou estruturas, o aço está muito presente dentro de diversos contextos na contemporaneidade.
Isso porque eles são colocados em diversos setores, como:
- Na medicina;
- No transporte;
- Na comunicação;
- Na construção civil e etc.
Todo o processo de fundição de aço começou a se desenvolver com a criação dos chamados altos-fornos, que derretia os metais.
Na metade do século XIX, com a Revolução Industrial, a indústria da metalurgia e a fundição ferro fundido cinzento e de outros tipos começou a se desenvolver.
Por esse motivo, neste texto falaremos de alguns pontos importantes dessa industria, bem como seus produtos e seus usos.
Metalurgia e produtos
A metalurgia é uma importante atividade da humanidade e permitiu que muitos avanços fossem possíveis. Com isso, a metalurgia ajuda no estudo da fundição de diversos tipos de materiais, principalmente de metais.
Essa indústria pode ter cinco principais funções como a fundição, produção de metais não ferrosos, além da fabricação de tubos e siderurgia (que é a ação do trabalho com o ferro para produção da chapa xadrez ferro) e a produção de ferroligas e ferro-gusa.
Diversos setores também usam a metalurgia como o setor de automóveis, a construção aeroespacial e, principalmente, na construção civil, que iremos tratar em duas partes, as vigas e o chamado aço estrutural.
A vigas estruturais
As vigas são itens importantes dentro da construção civil, pois garantem estabilidade em toda a construção. Uma das mais utilizadas são as chamadas de perfil w, ou mais precisamente os perfis wide flange shapes.
Nesse tipo de perfil é usado o aço ASTM-A-572gr50 e são aplicados em muitas áreas da construção civil. Esse tipo de perfil começou a ser usado no Brasil nos últimos anos devido ao aumento das estruturas metálicas.
Em outros países, como os Estados Unidos, a Inglaterra e o Japão, esse tipo de estrutura está sendo usada há décadas. A viga w, como também é chamada, pode ser usada em construções de pequenas, médias e grandes portes.
A função principal desse perfil é quase sempre alocada na construção civil, em que é necessário suportar as estruturas. Podemos listar alguns dos seus usos principais no setor da construção civil, como:
- Estanqueamento;
- Fundações e pontes;
- Agroindústrias;
- Pontes e equipamentos ferroviários.
Além disso, a viga w 200 é muito resistente a corrosão e possui um revestimento laminado, gerando resistência nas estruturas. Poucas são as vezes em que ocorre a necessidade de reforço do perfil.
O aço estrutural
O aço é um tipo de material altamente importante dentro da metalurgia. Esse aço é formado por um tipo de ligas de ferro e carbono, tendo aplicação em eletrodomésticos, veículos e na construção civil.
O aço estrutural é feito para ser usado na construção civil, como no caso da viga w, mas também em outros elementos.
Há alguns benefícios do uso desse aço estrutural, como a alta resistência, a segurança, a fácil desmontagem e o reaproveitamento do material.
O aço tem importantes propriedades, como os de solicitação e compressão. Isso permite que produtos de aço tenham poucas dimensões, mas que suporte grandes esforços. Por ter essa característica, ela deixa as estruturas mais leves e, consequentemente, menos custosas.
Além disso, o material dá segurança, pois todo o seu processo de fabricação tem como fruto um material homogêneo.
O aço estrutural não é o único que é usado para participar das estruturas, há outros tipos de aço como o 1020, colocados em eixos, anéis de engrenagem, capas e tubos.
O aço liga tem esse nome por ter em sua composição outros materiais que lhe dão certas características, como o ferro e carbono, assim como outros elementos (manganês, cromo, níquel, silíco, molibdênio e outros).
Um produto que é muito usado é a cantoneira de aço, que ajuda nas estruturas de edifícios e elementos industriais, sendo usado para a fabricação de torres de telecomunicações e condução de energia elétrica. Além disso, está presente na fabricação de carretas agrícolas e prateleiras.
Enfim, a indústria metalúrgica tem diversos produtos advindos da sua enorme capacidade de criar e inventar processos para fundição dos materiais.
Isso garante que a humanidade tenha sempre novas tecnologias e ferramentas para agir dentro do mundo. Isso garante sucesso, qualidade e, claro, parâmetros importantes para inovação e avanço.