A aplicação da borracha nos processos industriais

A borracha é um material muito importante para o desenvolvimento e fabricação de diversos materiais. A natural é derivada da árvore seringueira que, economicamente, consegue ser produtiva durante 30 anos.

Mesmo que não seja tão perceptível, ela está presente em diversos produtos e mercadorias, constituindo o cotidiano e a rotina da população.

Por isso, esse mercado tem se desenvolvido muito, principalmente após a década de 1940.

Alguns exemplos da aplicação desse material é na produção de:

  • Pneus;
  • Luvas para proteção individual;
  • Solas de sapatos;
  • Confecção de peças automotivas;
  • Produção de brinquedos.

Sendo utilizada com tanta frequência, o seu desenvolvimento alinhado com avanço e aplicação das tecnologias corretas fez com que muitas vantagens fossem adquiridas ao optar por esse produto na fabricação de alguns materiais.

Tanto que foi possível realizar o desenvolvimento de borrachas sintéticas com diferentes aplicações e qualidade no mercado industrial.

Tipos de Borracha

Entre a natural e a sintética, há uma variedade de tipos que são conhecidos como:

SRB

O elastômero de estireno butadieno, também conhecido como SRB é bem semelhante a borracha natural, sendo um das mais consumidas.

Apresentando um baixo custo, sua maior utilização é na fabricação de pneus, solas de sapatos e peças técnicas como buchas, protetores e perfis para acabamentos, fixação e vedação.

BR

As principais características dessa material sintético é que ele é bem resistente a abrasão e as baixas temperaturas, além de ser bem flexível. Sendo uma das principais substancias para a produção de mangueira de alta pressão também.

EPDM

Já esse modelo de tem como principal característica a alta resistência às ações provocadas de forma natural e que são responsáveis pelo desgaste do material, como o intemperismo por meio do oxigênio, calor e o próprio ar que carregada varias outras substancias que podem incidir na qualidade e vida útil dos produtos.

Por isso, esse modelo está muito presente na industria mobilística para confecção de peças dos carros que ficam mais expostas, como os para-brisas, molduras de vedação dos vidros entre outras peças e acessórios.

Assim como os materiais formados, na maioria das vezes, pela massa de borracha, que tem como principal aplicação a vedação evitando a passagem de qualquer tipo de fluido.

Borracha TPE

Esse material possui características tanto da borracha como do plástico e é um dos materiais mais comuns no dia a dia das pessoas, pois estão presente nos cabos das escovas tanto de dente como de cabelo e para dar acabamentos a tantos outros acessórios e objetos.

Especiais

Esses modelos são compostos pelo silicone e servem para realizar o isolamento de cabos e fios elétricos, pois podem ser submetidos a temperaturas extremas, sendo fundamentais também para revestir ou fabricar itens de uso médico.

Além dessa classificação, esse material pode ainda ser divido pela ótica de suas propriedade. Assim, eles são conhecidos como para uso geral – sendo aquelas que atendem a maioria dos requisitos para fabricação de diversos produtos.

Mesmo apresentando características diversas, possuem em comum o valor economicamente mais acessível. Por isso são amplamente produzidas e consumidas em grandes quantidades.

Já as especiais apresentam propriedade mais incomuns como resistência ao envelhecimento, resistência a altas temperaturas e as baixa também, resistentes às ações do tempo e resistentes ao inchaço ocasionado em óleos polares ou não polares.

Dessa forma, por terem aplicações mais especificas, são produzidas em menor escala e estão presentes no mercado com o valor mais alto que as comuns.

Aplicações da borracha

Um dos principais locais em que esse produto é encontrado é na borracharia, pelo menos é o principal local e aplicação ao pensar nesse material.

Entretanto, é possível encontrar a sua aplicação em muitos outros produtos que não se restringe, necessariamente, a construção de um automóvel.

Na moda, esse produto é aplicado e utilizado para elaboração de roupas, sapatos e acessórios, conferindo excentricidade, versatilidade e funcionalidade. Por exemplo, as roupas de mergulho que são térmicas e protetoras.

Além disso, podem ser aplicados como protetores como o lençol de borracha utilizado pelas industrias para proteção de peças e demais equipamento, bem como para revestir fiações e também o piso, dando mais conforto térmico e segurança, pois são também antiderrapantes.

Dessa forma, esse material além de flexível e versátil é também fácil de ser manuseado e acrescido de características que conferem resistência e segurança aos produtos e mercadorias de forma geral.

Isso faz com que a sua aplicação tanto na industria como no comercio seja essencial e um diferencial que agrega valor e qualidade aos produtos e mercadorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *