O uso de tubos e válvulas em diferentes segmentos

A indústria tem um papel muito importante na sociedade, pois as empresas desse setor movimentam a sociedade ajudando no desenvolvimento da economia, geração de postos de trabalho, opções de mercadorias no comércio e outros pontos positivos que facilitam a vida das pessoas nos cuidados com a casa ou trabalho.

Um material que é muito elaborado no ramo industrial são os tubos e itens do sistema hidráulico, elementos que ajudam no controle e distribuição de líquidos pressurizados e gases, promovendo um deslocamento seguro até o local necessário.

A importância dos tubos na indústria

Tubos e conexões são muito importantes, pois são usados em serviços como projetos de edificações, construções de estabelecimento, empresas e outros locais, ajudando no funcionamento de sistema de água e outros elementos.

As empresas que fabricam tubos possuem opções rosqueáveis ou soldáveis, porém, são usados em situações diferentes.

O mercado oferece diversos modelos de tubos, com tamanhos diferentes e materiais que ajudam o seu projeto a ter qualidade, segurança e eficiência, evitando problemas inesperados. O tubo de inox, por exemplo, é um produto muito usado em diversos segmentos da indústria.

A produção desse modelo é feita com aço inox, podendo ser sem costura, ou seja, oferece resistência mecânica e a produção pode ser feita com maior agilidade, proporcionando maiores quantidades.

Tubos de aço com costura possuem um preço acessível, formatos diferentes e a possibilidade de utilizar o método de soldagem por resistência elétrica para fazer a união entre as duas bordas do material.

A qualidade dos tubos de aço inox fazem deste produto uma excelente opção para serviços como: grades e barras para a criação de cercas e portões comerciais, empresariais ou comerciais e até em esquadrias em geral; alambrado de áreas e quadras poliesportivas como traves de futebol; instalações elétricas, postes de iluminação, e sistemas de gás e hidráulicos; e no setor de construção civil.

Na construção civil os tubos são usados nas instalações de água e esgoto, sistemas de ar comprimido e de combate incêndio. Em todas essas situações, o formato dos tubos pode variar e, por isso, o mercado oferece vários modelos:

  • Perfis U;
  • Perfis I;
  • Perfis L;
  • Placas;
  • Corte e dobra diferenciado;
  • Etc.

Válvulas e as suas funções

O tubo é importante, mas não é o único item que pode ser usado em serviços hidráulicos, porque a presença de válvulas é essencial para manter a qualidade das instalações.

A válvula de retenção preço é um dispositivo mecânico que permite a passagem de um líquido ou gás, realizando o escoamento do fluido para o local necessário.

Em redes de esgoto, por exemplo, essa válvula é usada para garantir que os rejeitos saiam e o deságue da sujeira aconteça sem bloquear a água em períodos de chuva intensa, protegendo as instalações da residência.

Outro modelo muito usado na indústria é a valvula termostatica que ajuda a controlar e manter a temperatura em funcionamento constante. Esta válvula é usada em motor de carro, interrompendo a comunicação gradativa entre motor e radiador.

O funcionamento é simples, pois, quando o motor está frio, a válvula bloqueia a passagem entre motor e radiador, evitando que o fluido que se encontra no bloco do motor chegue ao radiador.

Essa função é extremamente necessária, porque permite um aquecimento rápido e importante nos veículos flex ou que são alimentados por injeção eletrônica, uma vez que esses modelos exigem misturas ricas para que o carro tenha um bom funcionamento, ajudando a diminuir a emissão de poluentes.

Nos veículos, a temperatura do motor é muito importante, ou seja, quanto mais rápido o motor atingir o seu aquecimento normal, melhor, pois quando ocorre um super aquecimento, problemas tendem a acontecer.

A conexão pneumática é um sistema que consegue realizar a ligação de tubulações, pode ser aplicado em vários segmentos industriais sendo muito usado em setores alimentícios, farmacêuticos, petroquímicos, cosméticos, entre outros.

O material para fabricação são: PVC, polietileno, poliamida, poliuretano que compõem as conexões flexíveis e níquel ou latão em casos de conexão metálica.

Os modelos de conexão pneumática que o mercado possui são os acessórios roscados, conexões super-rápidas, compressão, engate rápido, rosca e que oferecem resistência a produtos químicos, hidrólise e alcalinos, boa opção para situações de instalações de água.

Utilizar um regulador de pressão para controlar a saída de um fluido. Este item é muito usado em botijão de gás, onde a pessoa pode acoplar o aparelho e controlar a pressão do gás.

Dessa forma, pesquisar modelos e preços de tubos e válvulas para os sistemas hidráulicos, de água ou para a necessidade da empresa, imóvel ou estabelecimento, é muito importante para conseguir segurança e qualidade nas instalações.

Com um material de custo-benefício acessível e ótima fabricação é possível ter resultados satisfatórios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *