Tudo o que você precisa saber sobre rodas industriais

As rodas são acessórios industriais muito importantes para o funcionamento de máquinas e equipamentos usados para a parte de transporte e locomoção na indústria. A Roda Motriz, por exemplo, é um acessório que é geralmente usado em itens como a escavadeira.

Entre as características marcantes desse acessório, é possível destacar que esse modelo influencia o suporte de peso das máquinas. Esse dispositivo geralmente funciona em conjunto com outros acessórios como pinos, trilhas, correntes e buchas. Além disso, ele fica localizado na parte traseira do equipamento.

Além desse modelo, outros elementos como as Rodas para ponte rolante são itens muito requisitados, já que essa estrutura é muito usada na elevação e no transporte de cargas pesadas.

Mas, afinal, quais as características que as rodas devem conter? Quais detalhes devem ser observados na compra desses acessórios? Se você tem curiosidade sobre esse assunto, continue lendo e descubra  tudo o que você precisa saber sobre rodas industriais.

Roda Motriz: características e vantagens

Do dicionário, a expressão motriz significa movimento e não é à toa que ela dá nome a Roda Motriz, um modelo muito comum na área industrial.

Na prática, esse tipo de roda fica localizada na parte traseira de equipamentos como a escavadeira e o grande destaque do acessório é a capacidade de suportar o peso da máquina.

Geralmente, essa roda funciona com um conjunto de componentes e, além de ser o que movimenta o maquinário, proporciona uma série de vantagens, como:

  • Transmissão da força da roda até o Material rodante;

  • Ausência de ruídos incômodos/infiltração de terra;

  • Variedade de modelos e marcas;

  • Custo acessível;

  • Excelente durabilidade.

Rodas para ponte rolante

Dentro do cenário industrial, uma ponte rolante é um equipamento indispensável para processos de transporte e elevação de cargas pesadas.

A composição da ponte inclui uma série de estruturas, como vigas, cabeceiras, o sistema de elevação em si e, claro, as Rodas para ponte rolante – responsáveis por movimentar toda essa estrutura.

Na prática, essas rodas são essenciais para o bom funcionamento da ponte de forma geral, pois são acessórios que movem a estrutura por meio da força do motor, geralmente conectado às engrenagens.

Antes de adquirir essas rodas para sua estrutura, é importante fazer um check list com cuidados como:

  • Verifique se as rodas possuem um tamanho e modelo compatível com a ponte;

  • Certifique-se da qualidade de fabricação do material;

  • Faça uma análise dos parâmetros  de segurança das rodas;

  • Verifique a garantia das rodas.

Roda de ferro

Essencialmente, a maioria dos modelos de roda é feita com ferro, mas como esses acessórios também são encontrados em alumínio, é sempre bom lembrar a diferença entre os tipos.

Uma roda de ferro é muito mais pesada do a roda de alumínio, mas isso não interfere no desempenho do equipamento que precisa dela.

Além disso, esse modelo se destaca pela resistência a impactos e maior facilidade para recuperação de amassados, quebras e semelhantes.

Na indústria, o uso dessa roda é praticamente um padrão, já que esse estilo de material combina muito bem com a demanda de equipamentos industriais como os tratores e outros maquinários.

Independente da aplicação desse modelo de roda, não esqueça: é importante verificar a qualidade e garantia do fabricante deste modelo e a resistência do material a longo prazo.

Está na dúvida se escolhe uma roda mais leve ou de ferro? Lembre-se das vantagens que esse material pode proporcionar:

  • É um material mais resistente;

  • É fácil de reparar esse acessório no caso de impactos;

  • É ideal para lugares onde as máquinas são muito usadas;

  • O material tem excelente durabilidade.

Material rodante

Ao falar dos diferentes tipos de rodas, não dá para  esquecer o conceito de Material rodante.

Na prática, esse termo faz referência a um conjunto de equipamentos como correntes, roletes e outros acessórios que movem um determinado maquinário ou veículo.

Essencialmente, esse é um sistema importante para a rodagem adequada de estruturas que vão desde simples esteiras até um veículo com um trator.

Diante da importância do sistema, é fundamental garantir que todas as peças sejam devidamente certificadas. Isso proporciona uma garantia maior para o funcionamento de estruturas de uma linha operacional como uma esteira e  garantem precisão e qualidade no uso de veículos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o universo das rodas industriais, não deixe de  anotar esses cuidados na hora de fazer a manutenção das rodas que estão na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *