3 produtos de alta importância para a indústria

Pensar nos produtos necessários para prover a mais alta qualidade aos diferentes ramos da indústria, muitas vezes se baseia em recordar grandes equipamentos.

Porém, pequenas ferramentas, muitas vezes imperceptíveis, têm um papel circunstancial para o desenvolvimento de maneira otimizada, eficiente e ágil.

Em outras palavras, a facilitação de um trabalho não vem pelo tamanho de uma invenção em si, mas pela forma como ela conseguiu aperfeiçoar um processo tornando toda a relação ao redor mais descomplicado. E, para tentar entender isso, nada melhor do que conhecer melhor algumas delas.

Chave Catraca

chave catraca proporciona ao usuário o aperto do parafuso repetidas vezes sem que haja a necessidade de reposicionar o item constantemente.

Essa dinâmica garante um esforço que resulta em menor fadiga, diminuindo até mesmo o risco de que o apetrecho escape das mãos e cause algum tipo de ferimento. Além, é claro, de tornar o trabalho mais fácil e rápido.

O nome “catraca” pode fazer referência a diversos tipos de utensílios, mas essa é a sua função primordial: girar em uma direção e evitar a rotação no sentido oposto.

Podem ser encontrados alguns modelos deste tipo de chave, são eles: manual, elétrico e pneumático. Enquanto as manuais funcionam como uma chave inglesa e suprem a indispensabilidade de reposicionar a chave a cada giro; uma chave movida a ar demanda uma bomba ou compressor de ar – ela pode ser utilizada em pequenos trabalhos ou em construções de grandes dimensões.

Arduino

Criado em 2005 por um grupo de pesquisadores, o arduino nasceu de um esforço para elaborar um dispositivo que reunisse uma série de características, como:

  • Preço baixo;

  • Funcionalidade;

  • Fácil programação;

  • Acessível;

  • Dentre outros.

As possibilidades de sua utilização são quase infinitas. Isso porque ele oferece a possibilidade de automatizar a residência, o carro e o escritório, além de com ele ser possível criar um novo brinquedo, equipamento ou melhorar de forma considerável um já existente.

Para isso, o dispositivo possui uma série de sensores e componentes que podem ser utilizados no projeto. Para esclarecer seu funcionamento, grande parte do material está disponibilizado em módulos. Ou seja, diminutas placas que contenham os sensores e outros incrementos auxiliares como resistores, capacitores e leds.

Para quem já está em busca de “arduino comprar”, uma notícia se faz relevante: com o conceito abordado de hadware livre, qualquer um é capaz tanto de montar, alterar, como também personalizar o arduino conforme hardware básico.

O tipo de placa dependerá do propósito do projeto que será desenvolvido e do número de portas necessárias. Hoje, é possível encontrar de opções mais comuns, como o Arduino Uno, às placas com maior poder de processamento, como o Arduino Mega e o Arduino Due.

Escovas de carvão

Uma preocupação voltada para indústrias de máquinas e equipamentos como furadeiras e lixadeiras, a escolha do fabricante de escovas de carvão é um item fundamental.

Isso porque elas possuem elevada relevância no sistema de funcionamento de máquinas elétricas. São elas que possuem a função de conduzir a corrente elétrica, garantindo, dessa forma, um bom funcionamento do equipamento.

Além das funções elétricas, elas também têm papel crucial nas funções mecânicas, pois peças móveis executam forças mecânicas, auxiliando no processo de condução de eletricidade. Ou seja, são encarregadas de conduzir a corrente entre partes móveis e fios, além de conduzir eletricidade por eixos de giro.

É comum que as escovas de carvão sejam constituídas por pincéis de fibra de carbono. Esses fios dispõem de uma extremidade que é a combinação de carbono e grafite, resultando em apenas um fio.

As partes finais deles são os segmentos das escovas que serão responsáveis por realizar o processo de contato com o giro eixo e a condução da corrente elétrica. Além disso, fica a cargo delas a condução de eletricidade por meio das partes fixas.

A importância desse item se revela tão fundamental, que uma das principais recomendações é que se preste atenção – na compra de material elétrico – se as escovas de carvão estão funcionando plenamente e seu estado está considerado ideal.

Todo esse cuidado é demandado para que se tenha certeza de que os aparelhos elétricos funcionem com segurança e eficiência.

Conhecer os processos nos quais cada um dos itens representam importante presença, é fundamental para compreender a relevância de introduzir novos descobrimentos para tornar processos industriais menos custosos e mais ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *