Características da automação que você precisa saber

A automação consiste em, basicamente, sistemas de aplicações automáticas que são empregados para o controle de mecanismos.

De maneira geral, há o uso de técnicas mecânicas ou computadorizadas para que diferentes tipos de processos produtivos sejam otimizados, contribuindo assim com avanços em sistemas operacionais variados.

Neste cenário, é possível encontrar produtos e serviços variados, como a aplicação de sistemas supervisórios.

Um sistema supervisório tem como principal funcionalidade capturar e armazenar em um banco de dados, determinadas informações a respeito de um processo de produção.

Tais dados são específicos e capturados por meio de sensores.

Dessa maneira, é possível obter diferentes vantagens com seu uso, como:

  • Sinalização: alarmes em tempo real caso alguma falha seja detectada;
  • Análise: com base no histórico, é possível otimizar o processo de produção;
  • Operação remota no processo: permite intervir no processo por meio da sala de controle;
  • Relatórios e gráficos: são gerados de acordo com as tendências e alarmes.

É indispensável para os parâmetros de qualidade, produção, entre outros aspectos que envolvem uma empresa que exista esse tipo de sistema.

Em especial, por permitir análises de variáveis mais críticas. Além disso, é interessante citar que são sistemas também chamados de SCADA (Supervisory Control and Data Aquisition) que em tradução seria Controle Supervisório e Aquisição de Dados.

O que é módulo bluetooth?

modulo bluetooth é um recurso que permite estabelecer a comunicação com um projeto arduino.

É importante citar que o arduino consiste em uma placa usada como plataforma de prototipagem eletrônica de uma forma prática e relativamente simples, permitindo o desenvolvimento de software com execução pelo próprio dispositivo.

Neste cenário, é possível citar o modulo bluetooth hc-05 e o hc-06. A principal distinção entre ambos é que o hc-05 suporta modos que são nomeados como mestre e escravo.

O modo mestre corresponde à capacidade de pareamento com outros dispositivos bluetooth, enquanto o modo escrevo corresponde à recepção do pareamento.

É interessante citar que o hc-05 também pode ser configurado no modo loopback, que corresponde à capacidade de receber os dados do módulo mestre e emitir de volta as mesmas informações.

Esse é um modo constantemente aplicado em variados tipos de testes.

Na placa, é possível notar um regulador de tensão, que pode ser alimentado, normalmente, com 3.4 a 5v, como com um LED para indicar se o módulo apresenta algum tipo de pareamento com outro dispositivo.

Entre as especificações dos módulos que devem ser observadas para adquirir, estão atributos como a tensão, frequência, sensibilidade, emissão de energia, entre outras.

Conheça os botões de comando

botão de comando corresponde a um dispositivo com acionamento manual, que tem como principal funcionalidade energizar ou desenergizar determinados equipamentos e máquinas.

Esses itens também são, comumente, chamados de botoeiras e podem ser encontrados nos mais variados diâmetros e cores.

Além do uso direcionado para ligar e desligar, o botão de comando também pode ser aplicado para diferentes funções, tais como:

  • Eliminar condição de risco;
  • Iniciar retorno;
  • Emitir alerta;
  • Parar;
  • Dar partida.

É possível encontrar dois tipos: sem retenção e com retenção.

A primeira opção, também recebe o nome de pulsante e modifica a condição do contato enquanto há pressão externa, voltando, assim, à condição anterior quando a pressão é cessada.

Já o botão com retenção modifica a condição do contato NA (Normalmente Aberto) para NF (Normalmente Fechado) em toda a operação.

Também há o botão de comando duplo, que apresenta os dois tipos de contatos anteriormente citados e comumente são do tipo liga/desliga.

É possível se deparar com modelos com ou sem iluminação, de acordo com a necessidade da aplicação.

Esse tipo de botão segue um tipo de padrão no que diz respeito às cores para sinalização, por exemplo, o verde pode indicar o acionamento e/ou que a máquina está pronta para ser operada, já o vermelho, indica estado de alerta e máquina parada.

O amarelo por sua vez, sinaliza falha, enquanto o branco, indica que o circuito está pronto para funcionar. Já o azul pode atender diferentes sinalizações distintas das anteriores.

Tanto os botões de comando, quanto as outras aplicações apresentadas ao longo do texto, são apenas alguns exemplos diante a ampla gama de oportunidades que a automação apresenta diante a indústria, sendo um setor em constante evolução em prol de aprimorar os mais variados processos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *